Arquitetura

Casa Vigas / Urzúa Soler Arquitectos

Publicado

sobre


+ 13

© Nico Saieh

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto corresponde a uma habitação unifamiliar localizada em uma plantação rural situada no vale central do Chile, concebida como uma primeira residência que deveria ter (por encomenda) as características de um refúgio de férias, além de estar configurada por um sistema eficiente, econômico e rápido de construir.

© Nico Saieh

Dessa forma, a obra se configura como um projeto modular desenvolvido com um sistema de vigas e pilares de madeira laminada, que são dispostos em um ritmo de 1,75 m, sendo instalados com base em um método de encaixes entre madeira e ferragens mecanizadas.

© Nico Saieh

Sua estrutura busca ser expressiva e evidenciar de forma clara a configuração espacial e total da edificação, sem ocultar sua composição seriada, que condiciona diretamente o seu comprimento final. As peças estruturais foram projetadas para pré-fabricação, sendo enviadas à obra já dimensionadas, com ranhuras e encaixes executados na própria peça de madeira.

Planta
Axonométrica Completa

Este volume atua como uma faixa programática que organiza os usos familiares ao longo de seu desenvolvimento, enquanto, em sua porção posterior, diferentes volumes concentram os serviços e o depósito; em contrapartida, os programas coletivos e os dormitórios se abrem para a vista. A orientação obrigatória da casa em relação ao sol possibilitou o desenvolvimento do beiral principal, com 350 cm de projeção, responsável por proteger os ambientes da incidência solar direta nos meses de verão e, ao mesmo tempo, permitir, no inverno, que a inclinação favoreça a entrada da luz pela fachada frontal, garantindo a iluminação dos espaços comuns e privados e a proteção da ampla varanda.

© Nico Saieh
© Nico Saieh

Como programa, a casa é composta por um núcleo público com sala de estar, sala de jantar e cozinha, tudo em um único espaço que se abre diretamente para o estar exterior; este núcleo público separa as duas alas de dormitórios que se estendem até os extremos, conseguindo assim independência em seus usos.

© Nico Saieh





Fonte: Archdaily

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recentes

Sair da versão mobile