Arquitetura
Casa Vila 499 / Vertentes Arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
113 m²
Ano:
2023
Fabricantes: Le Brique Tijolos, Mimo Galeria, Moai Aacabamentos, Tatu premoldados

Descrição enviada pela equipe de projeto. Construída em um lote urbano, em um bairro tradicional com lotes pequenos e estreitos de Piracicaba, esta casa compacta foi erguida no lugar de uma antiga construção térrea. Feita de alvenaria de tijolos armados, a antiga casa teve que ser demolida por motivos estruturais, por não suportar a estrutura de um pavimento superior.

A ideia do projeto foi trazer conceitos de morar contemporâneo em uma construção de pequeno porte que dialogasse com as construções do entorno. Por conta de a maioria do quarteirão apresentar construções coladas ao passeio, usamos um arranjo na legislação que isentou a construção de respeitar recuos frontais.



Em uma construção compacta, apostamos em integrar o máximo possível os ambientes; assim, a impressão que passa é de uma casa maior. Exemplo disso: o fechamento em tela metálica entre garagem e sala, permitindo um eixo visual contínuo fundo-frente. Outro exemplo é a escada metálica livre, flutuando na parede, permitindo a conexão da circulação com a garagem e com a sala.

A garagem, nesse arranjo, fica localizada abaixo de ambientes habitáveis do pavimento superior e é ligada visualmente à sala, separada pelas telas metálicas móveis. O desnível presente no lote é vencido por um lance de escada construído na garagem. Entre a laje da sala e da garagem, no vão, foi construído um pequeno depósito, com a intenção de otimizar e utilizar espaços que seriam perdidos.

Um problema comum em lotes estreitos é a escassez de luz natural, dado a falta de recuos laterais. Buscamos mitigar esse problema criando uma ampla claraboia que se estende por todo o ambiente cozinha/sala, e que é a exata projeção da parte não construída do pavimento superior.

A viga metálica que sustenta essa claraboia, estruturando as lajes pré-moldadas de concreto, é reciclada, comprada em um depósito de materiais de construção usados, e foi avalizada pelo engenheiro calculista. Foi deixada sem tratamento, propositalmente, reforçando a estética rústica da casa.

Nesse mesmo sentido da racionalidade construtiva e sustentabilidade, os tijolos maciços da construção original foram reutilizados nas paredes internas, deixados aparentes com uma demão de pintura branca.

Com essa mesma intenção, usamos o tijolo à vista na fachada, reforçando a personalidade rústica da casa, ao mesmo tempo que faz referência às construções tradicionais do interior de São Paulo, erguidas de alvenaria de tijolos apoiados.

A grande janela no andar superior descortina a paisagem do bairro, estimulando o diálogo entre rua e casa, evocando épocas mais inocentes das cidades, onde havia menos barreiras entre o espaço público (rua e calçada) e os ambientes privativos, tornando a convivência entre vizinhos e cidadãos algo mais natural e salutar.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Centro de Cuidados Paliativos Bagchi Karunashraya / Mindspace

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
12000 m²
Ano:
2024
Fabricantes: Century, Delianate Facade system, Featherlite Furniture, Hattich, Havells, Hindware, Jaquar, Listo Paints, MYK, Merino, Somany Tile, welspun

Descrição enviada pela equipe de projeto. Bagchi Karunashraya, que significa “Morada da Compaixão”, é uma instalação de cuidados paliativos localizada em Bhubaneswar, Odisha, dedicada a oferecer cuidados gratuitos e de qualidade a pacientes com câncer em estágio terminal. O centro constitui uma resposta compassiva ao cuidado no fim da vida, profundamente enraizada na filosofia: “Onde não há cura, há cuidado.” Trata-se de um lugar onde arquitetura, natureza e dignidade humana convergem para criar um ambiente de acolhimento e cuidado.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Residência RDJ / Jacobsen Arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um grande declive, em meio a uma reserva florestal, o projeto da Residência RDJ buscou mimetizar topograficamente o terreno no qual se insere. O objetivo era criar uma casa que, à primeira vista, parecesse térrea, mas que fosse lentamente se desdobrando através do subsolo e de outros pavilhões que compõem o percurso da sua descida.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa no Meco / DNSJ.arq

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
272 m²
Ano:
2018
Fabricantes: CIFIAL, CIN, Duravit, GRAPHISOFT, Oli, Sanitana, Velux,

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado num terreno praticamente plano e de forma retangular, o lote é orientado no sentido Nordeste/Sudoeste que culmina num pinhal. A Casa no Meco foi pensada a partir da regeneração de uma casa preexistente, com a ideia de dar-lhe um novo caracter, reconstruindo-a com outra qualidade. A principal característica da casa é a relação com o exterior, sendo reconstruída num único piso e dotada de uma fachada transparente que cria um panorama sobre o pinhal a Sudoeste a partir de um amplo envidraçado.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


