Arquitetura
Casa Vila Real Itu / Alexandre Chaguri Arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
670 m²
Ano:
2023
Fabricantes: DS Esquadrias, Ecotech, MARMOLUX, Road Automatização

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada no condomínio Fazenda Vila Real, em Itu (SP), esta residência de veraneio é a quarta casa desenvolvida para o mesmo cliente. O pedido, desta vez, foi por uma casa ampla, transparente e em diálogo direto com a natureza, premissas que nortearam todo o processo criativo. O ponto de partida do projeto foi o desejo de conexão com a área de mata nativa existente no terreno, elemento transformado em protagonista neste projeto. Desde a entrada principal da casa, a vegetação densa se impõe como cenário e moldura, definindo a implantação e o partido arquitetônico.

O terreno, marcado por um desnível em relação à rua, foi aproveitado para rebaixar parte da residência, criando uma implantação mais discreta e garantindo acessibilidade no plano interno. O conjunto se organiza a partir de um eixo central, com uma volumetria horizontal que valoriza a escala do entorno e a continuidade visual em direção à paisagem.

A estrutura combina alvenaria tradicional com inserções pontuais de elementos metálicos, conferindo leveza e amplitude aos grandes vãos envidraçados. Essa transparência permite que todos os ambientes sociais e íntimos se abram para a mata preservada, dissolvendo os limites entre interior e exterior.

A organização interna distribui-se em alas bem definidas: na entrada, concentram-se os espaços de serviço, como cozinha e área de apoio, no núcleo central, as áreas sociais, de estar e jantar, se abrem para o exterior, em continuidade visual e espacial. À direita, encontram-se cinco suítes, todas voltadas para a paisagem, além de um home theater e um jardim de inverno que atua como respiro de iluminação e ventilação natural.

Uma garagem para quatro veículos está estrategicamente posicionada, permitindo a imediata contemplação da vista para a mata. O projeto paisagístico, assinado por Roberto Riscala, reforça a imersão na natureza. O desenho dos jardins acompanha a implantação arquitetônica, preservando a vegetação existente e propondo uma relação orgânica entre casa e terreno.

A residência, com execução da Construtora Jatobba, evidencia a união entre arquitetura e paisagem. A transparência dos grandes planos envidraçados e o respeito ao entorno natural definem uma obra concebida como refúgio contemporâneo para férias e encontros familiares.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Apartamento da Casa na Árvore / Projekt V Arhitektura

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
100 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Artisan, Gazzda, Krivaja Homes, Zanat, prostoria

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este retrofit sustentável de 100 m², assinado pelo Project V Architecture, transforma um apartamento em Sarajevo — situado em um edifício de pátio da era austro-húngara — em um universo acolhedor e sensorial, construído a partir de materiais naturais. Pensado para uma família jovem, o projeto utiliza revestimentos em madeira de cerejeira, paredes pintadas com argila, bancadas de pedra, cortinas de linho, travertino e um detalhamento minimalista. O elemento mais surpreendente é uma Casa na Árvore infantil, pré-fabricada e sob medida, feita em madeira laminada de abeto. O apartamento evoca uma sensação de atemporalidade, dialogando com a tradição do minimalismo e do modernismo do século XX em Sarajevo, e abriga uma curadoria de artesanato e arte contemporânea da Bósnia.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Carla Diaz apresenta obra de arte personalizada para nova casa
“Foi uma obra desafiadora de ser criada. Uma encomenda feita praticamente às cegas, para representar uma pessoa que, desde criança, esteve dentro das nossas casas. Como retratar abstratamente toda essa personalidade da Carla? No abstrato, cada um enxerga um pouco do que tem dentro de si mesmo. Tive certeza de que acertei no equilíbrio e na energia da obra quando ela olhou e enxergou a alegria transbordando através das cores”, afirmou Leonardo.
Arquitetura
Mercedes-Benz terá bairro residencial de luxo com 12 edifícios em Dubai
A montadora Mercedes-Benz terá seu primeiro bairro residencial de luxo em Dubai, nos Emirados Árabes. O projeto Binghatti City reunirá, assinado em parceria com a incorporadora Binghatti, terá 13 mil apartamentos distribuídos em 12 torres, com design inspirado na identidade visual da marca de automóveis.
O nome Vision Iconic foi escolhido para a torre central, que tem 341 metros de altura e define o skyline em efeito cascata. O empreendimento aposta em acabamentos cromados, tons de preto e prata. Os interiores combinam a sofisticação minimalista e materiais nobres como madeira e couro.
Com uma extensão de mais de 930 mil m², o bairro de luxo fica situado na região de Meydan e está em fase de construção. O Binghatti City é projetado para ser concluído em fases, com previsão de entrega total até 2029.
O complexo contará ainda com áreas culturais, instalações esportivas e centros comerciais, permitindo uma vida autossuficiente aos moradores.


-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura7 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


