Arquitetura
Centro Comunitário Casa da Colheita / Frayn Studio

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
615 m²
Ano:
2024

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa da Colheita é um centro comunitário que inspira uma nova vida em um antigo matadouro, transformando-o em um vibrante centro para alimentos locais e regenerativos. Apoiado por um sistema alimentar sustentável em pequena escala nas Ilhas Baleares, o projeto conecta todas as etapas da produção de alimentos — desde o cultivo e transformação até a distribuição e o encontro comunitário. Projetado com materiais naturais e um foco em eficiência energética, o espaço convida o engajamento público e celebra a experiência compartilhada da alimentação.


O projeto mantém a planta original, mas a reinterpreta como um “metabolismo”, onde produtos frescos colhidos entram por uma área de carga e se movem através de espaços distintos, mas interconectados. Esses espaços são projetados para agregar valor em cada etapa.

As “Cozinhas de Distribuição e Transformação de Alimentos” são operadas como áreas comerciais privadas, enquanto a “Loja da Fazenda” e a “Sala de Degustação” estão abertas ao público, convidando os visitantes a se conectarem com alimentos produzidos localmente. Esses espaços públicos estão ligados por um novo pátio que apresenta uma área de assentos públicos em meio à vegetação.

O compromisso com a eficiência energética é central para o projeto. O exterior é envolto em um “cobertor térmico” feito de Diathonite Evolution – um material natural composto de cal, cortiça e argila, que melhora o isolamento da edificação. O telhado é construído a partir de painéis de fibra de madeira comprimida e coberto com painéis de zinco aparente. Este projeto não apenas contribui para o desempenho energético da edificação, mas também captura cada gota de água da chuva, canalizando-a através de um sistema subterrâneo que volta para a fazenda para nutrir as culturas.


O telhado também abriga mais de 100 painéis solares, gerando até 70 kWh de energia. No verão, a edificação produz mais energia do que consome, vendendo o excedente de volta para a rede. A lateral do telhado voltada para o norte é pontuada por claraboias, permitindo que a luz natural inunde áreas-chave e reduzindo a necessidade de iluminação artificial ao longo do dia.

A Casa da Colheita se destaca como uma prova viva e funcional do potencial de transformação da infraestrutura agrícola. Ela atua como um estudo de caso sobre a adaptação de espaços industriais para fomentar sistemas alimentares locais e regenerativos — uma visão compartilhada entre o cliente e a equipe de projeto, que busca inspirar um movimento mais amplo em direção a uma agricultura local, comunitária e sustentável.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Residências La Cunka / Galetto estudio

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Situadas nas Sierras Chicas de Córdoba, com vistas ao Lago Los Molinos, nas proximidades de uma pequena aldeia de montanha chamada Potrero de Garay. O projeto parte da necessidade de habitar a encosta leste de uma montanha; uma experiência tanto temporal, esporádica e concisa, quanto intensa.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa Fonte Velha / Martins Pimenta – Arquitetura e Construção

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada em Matosinhos, a Casa da Fonte Velha é resultado de uma abordagem cuidadosa para criar um lar familiar contemporâneo que valoriza a convivência. Este projeto, destinado a um casal jovem com três filhos, enfoca a harmonia entre os espaços de convívio e a facilidade de receber amigos e familiares.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa GC / Estúdio Naia

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
706 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Alwitra, Lumini, ZM Pedras Brasil, Zildemar Marmoraria

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa CG se integra à natureza e abraça a árvore central do terreno. Residência no interior paulista aposta em blocos funcionais, integração social e estética inspirada no modernismo contemporâneo brasileiro. Localizada em um terreno de esquina com 5.051m², repleto de árvores e marcado por um aclive que se abre para a vista de um vale, a Casa GC foi concebida como um refúgio de fim de semana para receber amigos e familiares. Projetada pelo Estúdio Naia, a residência teve como premissa preservar a vegetação existente, em especial uma grande árvore no centro do lote, que acabou se tornando protagonista do projeto.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


