Arquitetura
Centro de Convenções Rabat / Bofill Taller de Arquitectura

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
11500 m²
Ano:
2024
Fabricantes: BD Barcelona Design

Descrição enviada pela equipe de projeto. Como uma instituição relativamente jovem, a Université Mohammed VI Polytechnique consolidou sua identidade por meio da arquitetura de seu segundo campus, em Rabat. A primeira fase do masterplan foi inaugurada no outono de 2024 e inclui um centro de convenções projetado para receber eventos de diferentes naturezas, portes e públicos — desde palestras acadêmicas e conferências do setor até apresentações abertas ao público. Mais do que apenas oferecer essa infraestrutura, o projeto buscava que o edifício contribuísse para o caráter geral da universidade e para a qualidade de vida no campus.



O Centre de Congrès está situado entre as fases um e dois do masterplan. Atua como uma espécie de articulação, conectando os dois “braços” do campus — uma alameda de edifícios e um agrupamento mais compacto — e facilitando a passagem entre eles. A ideia de transição é simbolizada por uma série de pórticos ao longo da borda do terreno. Nesse trecho, as mesmas cerâmicas vibrantes são utilizadas no piso e no revestimento das fachadas, estendendo-se para o interior do edifício e criando uma progressão natural do pátio até o saguão. Nesse espaço, as escolhas de materiais e do mobiliário receberam a mesma atenção dedicada à estratégia urbana — um “design total” que se estende por todas as escalas.



A planta do edifício é definida por duas geometrias puras: o círculo e o quadrado. O círculo, formado por uma parede curva e independente, contorna o auditório principal, que assume a forma de um quadrado. O espaço entre essas duas formas abriga auditórios menores, salas de reunião, bares, cafés, áreas de circulação e serviços. Também há áreas destinadas à permanência e convivência nos pátios externos, com vistas para os campos esportivos e bosques ao redor. Arcos monumentais são recortados na parede circular de modo que toquem o solo apenas nos cantos do edifício, permanecendo abertos nos demais trechos. O resultado é um espaço convidativo, que se propõe a ser dinâmico e generoso, acolhendo uma rica diversidade de pessoas e atividades.


Fonte: Archdaily
Arquitetura
Como aproveitar a energia da era de Peixes em 2026
2026 será um ano em que muitas pessoas sentirão uma maior necessidade de refúgio, silêncio, introspecção e calma. Não é um ciclo que impulsione a ação frenética, mas um que convida a escutar, a perceber e a se deixar envolver por todas as coisas que não podem ser explicadas, aceitar sua presença e como nos afetam. Nosso lar deve se tornar um lugar onde a energia pisciana possa se expressar com harmonia na era de Peixes; assim, evitaremos ciclos de confusão e desconforto, inclusive mau humor.
Peixes não se dá bem com o artificial em excesso. A energia de Peixes busca autenticidade, suavidade e conexão com a natureza. No design de interiores de 2026, para aproveitar essa energia, opte por materiais que transmitam vida: madeiras com veios visíveis, tecidos naturais, cerâmicas imperfeitas, pedras que conservam sua textura. Esses materiais não apenas trazem aconchego visual, como conectam com o exterior de forma natural.
Fonte: Casa Vogue
Arquitetura
Centro de Visitantes Volcano-In / PLAT ASIA

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
3532 m²
Ano:
2025
Fabricantes: LifeSmart

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está implantado no interior de um vulcão extinto em forma de “C”, que entrou em erupção há aproximadamente 150.000 anos, durante o Período Pleistoceno da Época Quaternária. Trata-se de um dos 108 vulcões da Área de Estepes e Vulcões de Baiyinkulun. A região é rica em recursos naturais e apresenta uma paisagem selvagem composta por montanhas, vulcões, zonas úmidas, florestas, campos, lagos, estepes, terras arenosas e campos de neve, que, em conjunto, favorecem uma biodiversidade abundante e contextos culturais diversos.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Vizinha de Kortney Kardashian e Kevin Costner, mansão na Califórnia é vendida por mais de R$ 200 milhões
Vizinha aos imóveis de personalidades como Kevin Costner e Kourtney Kardashian, uma mansão à beira-mar em Santa Barbara, na Califórnia, nos Estados Unidos, foi vendida por 47 milhões de dólares (R$ 247 milhões, em valores convertidos na cotação atual). A casa está localizada na rua Carpenteria, onde também moram Ashton Kutcher e Mila Kunis.
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


