Arquitetura
Centro de Desenvolvimento e Produção Rural La Panificadora / Natura Futura

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
100 m²
Ano:
2025

Descrição enviada pela equipe de projeto. Nas regiões rurais de Babahoyo, costa equatoriana, historicamente dependentes dos grandes centros urbanos para seu desenvolvimento, a falta de espaços produtivos coerentes com suas necessidades diminuiu sua autonomia. Embora existam áreas comuns como quadras ou pequenas praças, estas não conseguiram ativar suas forças produtivas nem melhorar significativamente as condições de vida.



Em um contexto marcado pelo desemprego e pela insegurança, surge a necessidade de propor La Panificadora: um espaço para promover a economia popular, fortalecer os saberes locais e gerar redes educativas. Por meio do diálogo com os governos paroquiais, a liderança comunitária e a autogestão, projeta-se um centro gerido por mulheres e jovens, focado em dinamizar as cadeias de valor locais por meio da elaboração de pão, alimento básico na dieta equatoriana.


La Panificadora se propõe como um modelo progressivo: inicia com o ensino do ofício, continua com a produção e culmina com a venda do mesmo para o benefício comum. É uma resposta à falta de infraestrutura, mas também um modelo replicável para outros territórios satélites da costa equatoriana. Seu desenvolvimento foi possível graças ao concurso Ammodo Architecture, uma iniciativa que reconhece as urgências das comunidades do Sul Global.


O projeto se articula a partir de dois módulos principais. O primeiro, localizado à direita, abriga a área produtiva de panificação e uma biblioteca comunitária. O segundo, à esquerda, contém a cozinha coletiva, o ponto de venda de pães e chá, e uma conexão principal com a comunidade através de uma escada coletiva rural. Cada módulo foi projetado com a flexibilidade suficiente para acolher encontros sociais rurais.


Ambas as plataformas se elevam do solo como resposta às condições inundáveis próprias da costa equatoriana. Os módulos, construídos em madeira, se apoiam sobre bases e vigas dispostas horizontalmente. Seu sistema modular permite conter o programa interno, delimitado por portas treliçadas e galerias que favorecem a ventilação cruzada e a iluminação natural. Um pátio central conecta ambos os módulos por meio de uma ponte, em diálogo com os sistemas passivos tradicionais utilizados nas localidades costeiras do país.

La Panificadora explora formas de fortalecer as redes de desenvolvimento rural, valorizando os modos de vida comunitários e promovendo a autonomia local através da educação, produção e comercialização de produtos tradicionais; dignificando os saberes ancestrais e as formas de habitar de comunidades historicamente marginalizadas.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Apartamento da Casa na Árvore / Projekt V Arhitektura

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
100 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Artisan, Gazzda, Krivaja Homes, Zanat, prostoria

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este retrofit sustentável de 100 m², assinado pelo Project V Architecture, transforma um apartamento em Sarajevo — situado em um edifício de pátio da era austro-húngara — em um universo acolhedor e sensorial, construído a partir de materiais naturais. Pensado para uma família jovem, o projeto utiliza revestimentos em madeira de cerejeira, paredes pintadas com argila, bancadas de pedra, cortinas de linho, travertino e um detalhamento minimalista. O elemento mais surpreendente é uma Casa na Árvore infantil, pré-fabricada e sob medida, feita em madeira laminada de abeto. O apartamento evoca uma sensação de atemporalidade, dialogando com a tradição do minimalismo e do modernismo do século XX em Sarajevo, e abriga uma curadoria de artesanato e arte contemporânea da Bósnia.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Carla Diaz apresenta obra de arte personalizada para nova casa
“Foi uma obra desafiadora de ser criada. Uma encomenda feita praticamente às cegas, para representar uma pessoa que, desde criança, esteve dentro das nossas casas. Como retratar abstratamente toda essa personalidade da Carla? No abstrato, cada um enxerga um pouco do que tem dentro de si mesmo. Tive certeza de que acertei no equilíbrio e na energia da obra quando ela olhou e enxergou a alegria transbordando através das cores”, afirmou Leonardo.
Arquitetura
Mercedes-Benz terá bairro residencial de luxo com 12 edifícios em Dubai
A montadora Mercedes-Benz terá seu primeiro bairro residencial de luxo em Dubai, nos Emirados Árabes. O projeto Binghatti City reunirá, assinado em parceria com a incorporadora Binghatti, terá 13 mil apartamentos distribuídos em 12 torres, com design inspirado na identidade visual da marca de automóveis.
O nome Vision Iconic foi escolhido para a torre central, que tem 341 metros de altura e define o skyline em efeito cascata. O empreendimento aposta em acabamentos cromados, tons de preto e prata. Os interiores combinam a sofisticação minimalista e materiais nobres como madeira e couro.
Com uma extensão de mais de 930 mil m², o bairro de luxo fica situado na região de Meydan e está em fase de construção. O Binghatti City é projetado para ser concluído em fases, com previsão de entrega total até 2029.
O complexo contará ainda com áreas culturais, instalações esportivas e centros comerciais, permitindo uma vida autossuficiente aos moradores.


-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura7 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


