Arquitetura
Centro de Visitantes Dongliang Xuan / Wonder Architects

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
400 m²
Ano:
2024
Fabricantes: Canfor, FOREX, Rymor

Descrição enviada pela equipe de projeto. Dongliang Xuan está localizado na “Fazenda Florestal do Rio Yangtze” em Suzhou, China. O local é definido tanto por rigorosas restrições de construção quanto pelo potencial imaginativo, tornando este projeto um caso particularmente único.



A Enigmática Fazenda Florestal do Rio Yangtze
Em 1974, uma área pantanosa ao longo do trecho de Taicang do rio Yangtzé foi convertida em floresta, dando origem à Fazenda Florestal do Rio Yangtzé. Ao longo de quase meio século, moldada pela interação entre forças naturais e intervenção humana, essa floresta artificial — isolada na margem do rio — transformou-se em um importante refúgio ecológico. Hoje, funciona como um ponto de parada essencial para aves migratórias e abrigo para a pequena fauna local, consolidando-se como um raro espetáculo ecológico nas regiões média e inferior do rio Yangtzé.



Uma Casa em Meio a Paisagens Repetitivas
A iniciativa para o desenvolvimento da Fazenda Florestal foi retomada em 2021, com a missão de valorizar a paisagem natural e criar uma experiência acolhedora para os visitantes. O arquiteto foi encarregado de projetar uma estrutura que atuasse como portal e moldura da paisagem. Assim nasceu Dongliang Xuan, uma edificação linear elevada sobre pilares, composta por sete vãos sustentados por robustas vigas e pilares de madeira laminada colada. A construção reúne diversas funções em um único volume — cais, restaurante, banheiros públicos, salão multiuso e áreas de serviço — estendendo-se lateralmente ao longo de uma piscina retangular rasa. Sua forma arquitetônica funciona como uma “ponte”, conectando o cais à margem do rio com o caminho central arborizado da floresta.



A paisagem repetitiva e única da fazenda florestal é trazida para dentro do volume por meio de uma variedade de “janelas” emolduradas, transformando o pavilhão em uma grande ferramenta de visualização inserida na paisagem.


Uma Ponte-Corredor de Experiências Integradas
Dongliang Xuan é tanto uma casa quanto uma ponte. Sua variedade de janelas atua como mediadores da experiência espacial, recortando a paisagem local em “fragmentos” visuais discretos. Esses quadros oferecem a leitura variada de uma paisagem de outra forma monótona. À medida que os visitantes se movem através e ao redor do volume, suas perspectivas em mudança criam um envolvimento dinâmico e em constante transformação com a floresta. A jornada através da estrutura torna-se tanto espacialmente significativa quanto cerimonialmente evocativa, oferecendo uma multiplicidade de interpretações da floresta artificial.



Construção Leve e o Novo Jiangnan
Dongliang Xuan foi construído utilizando um grande número de componentes de madeira laminada colada pré-fabricados, todos feitos nas proximidades. A montagem no local dependia exclusivamente de maquinário básico e mão de obra manual, tornando todo o processo um exemplo de “construção leve.”


Considerando o contexto singular de uma floresta artificial entrelaçada por cursos d’água e as condições socioeconômicas das cidades rurais vizinhas, o arquiteto adotou uma forma e um método construtivo profundamente enraizados no local. O projeto reflete tanto o saber tradicional da construção regional quanto uma investigação contemporânea sobre as possibilidades da tecnologia em madeira. Nesse equilíbrio entre tradição e inovação, a obra pode representar o surgimento de uma nova visão para o futuro da região.


Fonte: Archdaily
Arquitetura
Centro de Cuidados Paliativos Bagchi Karunashraya / Mindspace

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
12000 m²
Ano:
2024
Fabricantes: Century, Delianate Facade system, Featherlite Furniture, Hattich, Havells, Hindware, Jaquar, Listo Paints, MYK, Merino, Somany Tile, welspun

Descrição enviada pela equipe de projeto. Bagchi Karunashraya, que significa “Morada da Compaixão”, é uma instalação de cuidados paliativos localizada em Bhubaneswar, Odisha, dedicada a oferecer cuidados gratuitos e de qualidade a pacientes com câncer em estágio terminal. O centro constitui uma resposta compassiva ao cuidado no fim da vida, profundamente enraizada na filosofia: “Onde não há cura, há cuidado.” Trata-se de um lugar onde arquitetura, natureza e dignidade humana convergem para criar um ambiente de acolhimento e cuidado.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Residência RDJ / Jacobsen Arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um grande declive, em meio a uma reserva florestal, o projeto da Residência RDJ buscou mimetizar topograficamente o terreno no qual se insere. O objetivo era criar uma casa que, à primeira vista, parecesse térrea, mas que fosse lentamente se desdobrando através do subsolo e de outros pavilhões que compõem o percurso da sua descida.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa no Meco / DNSJ.arq

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
272 m²
Ano:
2018
Fabricantes: CIFIAL, CIN, Duravit, GRAPHISOFT, Oli, Sanitana, Velux,

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado num terreno praticamente plano e de forma retangular, o lote é orientado no sentido Nordeste/Sudoeste que culmina num pinhal. A Casa no Meco foi pensada a partir da regeneração de uma casa preexistente, com a ideia de dar-lhe um novo caracter, reconstruindo-a com outra qualidade. A principal característica da casa é a relação com o exterior, sendo reconstruída num único piso e dotada de uma fachada transparente que cria um panorama sobre o pinhal a Sudoeste a partir de um amplo envidraçado.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


