Arquitetura
Centro de Vivência ILUM / 23 SUL

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
3225 m²
Ano:
2024
Fabricantes: Crosslam, Kingspan Isoeste, Sonex Nexacustic

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) opera quatro Laboratórios Nacionais e é o berço do projeto mais complexo da ciência brasileira – o Sirius. O CNPEM expandiu suas atividades com a abertura da Ilum Escola Superior de Ciência – curso de graduação inovador e interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação.


Portanto, o projeto da Ilum no campus, inclui salas de aula, salas de estudos individuais, auditório, biblioteca, e espaços para descanso. Reconhecendo a vocação do curso em integrar conhecimentos e disciplinas, como escolha da proposta vencedora de concurso de projeto, definimos uma posição para o Centro de Vivência da Ilum que fosse capaz de ser um articulador entre a cota do campus, onde se localizam todos os laboratórios do CNPEM, e a cota do aterro do Sirius, atualmente 6 metros acima do restante do terreno.


O pavilhão da ILUM foi implementado junto ao talude, conectado por 2 passarelas de acesso, elevadores e escadas, permitindo a acessibilidade universal de todos os pesquisadores no campus.


Entre as rampas, foi concebida uma arquibancada, para aulas abertas, conferências e exposições localizadas no átrio central. Sobre uma cobertura em laje jardim, dotada de apoio para eventos, paira uma cobertura de madeira engenheirada, com coberturas translúcidas nos átrios de pé-direito duplo.

Arquitetura
Residência RDJ / Jacobsen Arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um grande declive, em meio a uma reserva florestal, o projeto da Residência RDJ buscou mimetizar topograficamente o terreno no qual se insere. O objetivo era criar uma casa que, à primeira vista, parecesse térrea, mas que fosse lentamente se desdobrando através do subsolo e de outros pavilhões que compõem o percurso da sua descida.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa no Meco / DNSJ.arq

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
272 m²
Ano:
2018
Fabricantes: CIFIAL, CIN, Duravit, GRAPHISOFT, Oli, Sanitana, Velux,

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado num terreno praticamente plano e de forma retangular, o lote é orientado no sentido Nordeste/Sudoeste que culmina num pinhal. A Casa no Meco foi pensada a partir da regeneração de uma casa preexistente, com a ideia de dar-lhe um novo caracter, reconstruindo-a com outra qualidade. A principal característica da casa é a relação com o exterior, sendo reconstruída num único piso e dotada de uma fachada transparente que cria um panorama sobre o pinhal a Sudoeste a partir de um amplo envidraçado.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa concebida por Zanine Caldas é renovada para artista no Rio de Janeiro
“Minha intervenção atual, a convite dos moradores, tem a função de atualizar e adequar a grande casa à vida da família”, diz o arquiteto Carlos Boeschenstein, que criou o espaço artístico e a sala de ginástica, além de retrabalhar toda a iluminação para valorizar as madeiras da estrutura típica de Zanine e, ao mesmo tempo, destacar as peças da “artista residente” – neste caso, literalmente. Raquel estudou sua arte na Heatherleys School of Fine Arts, no Morley College e na University of the Arts of London, e já expôs suas obras, desde 2019, na Casa Brasil, no Centro Cultural dos Correios e no Consulado da Argentina, além de galerias diversas, sempre no Rio de Janeiro.
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


