Conecte-se conosco

Tecnologia

Cerca de 97% dos jovens espanhóis sofre violência sexual na Internet

Publicado

sobre


A ONG Save the Children divulgou nesta terça-feira (2) um relatório intitulado “Redes que prendem: A exploração sexual da infância e adolescência nos ambientes digitais”, elaborado em parceria com a Associação Europeia para a Transição Digital. O estudo reúne dados oficiais e os resultados de uma pesquisa com mais de mil jovens espanhóis, entre 18 e 21 anos.

De acordo com o levantamento, 97% desses jovens relataram ter sofrido algum tipo de violência sexual online durante a adolescência. Isso inclui abordagens de adultos com intenção sexual, divulgação não autorizada de imagens íntimas e chantagens para envio de conteúdo sexual.

O relatório também destaca o uso de ferramentas de Inteligência Artificial para criar imagens pornográficas falsas de crianças e adolescentes — os chamados deepfakes. Um em cada cinco entrevistados disse ter sido vítima desse tipo de montagem, em que terceiros compartilham imagens manipuladas digitalmente, sem consentimento.

“A internet, as redes sociais e as tecnologias não só facilitam a exposição e a captação de vítimas para exploração sexual, como também se tornaram os meios pelos quais essas violências são cometidas e perpetuadas”, afirmou a ONG em nota.

As redes sociais aparecem como o principal meio de contato inicial entre agressores e adolescentes. No caso dos meninos, os jogos online também são apontados como espaços de abordagem. Após esse primeiro contato, os criminosos costumam migrar para aplicativos de mensagem como WhatsApp, Telegram ou Discord.

As meninas são as que mais relatam pressão para enviar conteúdo íntimo — 28,5% contra 18,4% dos meninos. O estudo mostra ainda que todas as vítimas haviam compartilhado informações pessoais ou íntimas na internet durante a infância ou adolescência.

Mesmo assim, apenas 50% dos entrevistados considerava, na época em que eram menores, que conversar com desconhecidos era um risco. Apenas 32,9% viam como perigoso o envio consentido de nudes para adultos, e 70% sequer enxergava a manipulação de imagens por IA como uma ameaça.

Quando questionados sobre os motivos que os levaram a enviar fotos íntimas, 48% disseram não saber que era perigoso, 46% achavam que era algo normal e 42% buscavam atenção, carinho ou validação.

Pais precisam ficar em alerta

O relatório alerta para a falta de acompanhamento por parte dos responsáveis, a escassa formação digital das crianças e adolescentes — especialmente em cibersegurança e privacidade — e o uso excessivo de tecnologia sem orientação.

Dados do Ministério do Interior da Espanha, citados pela ONG, revelam que, em 2023, foram registradas 4.896 denúncias de crimes virtuais contra crianças e adolescentes, sendo 1.068 de natureza sexual.

“Esses números são apenas a ponta do iceberg. A maioria dos casos permanece invisível, seja por falta de denúncia ou pelas dificuldades em identificar as situações, ainda mais quando ocorrem no ambiente digital”, alertou Catalina Perazzo, porta-voz da Save the Children.
 
 

Pedir respostas curtas pode reduzir gasto de energia de ChatGPT pela metade, diz Unesco

Os pesquisadores fizeram testes com IAs de código aberto da Meta, rodando em máquinas próprias -isso permitiu acompanhar a demanda de eletricidade dos computadores e chegar aos resultados apresentados no artigo

Folhapress | 11:05 – 08/07/2025

 



Fontes: Notícias ao Minuto

Tecnologia

SpaceX propõe lançar até um milhão de data centers em órbita da Terra

Publicado

sobre


A SpaceX apresentou uma proposta à Comissão Federal de Comunicações dos EUA na qual afirma ter planos para colocar em órbita uma “constelação” de até um milhão de data centers.

No documento, a empresa controlada por Elon Musk informa que esses data centers seriam alimentados por energia solar e teriam capacidade de se comunicar entre si por meio de lasers.

Segundo o site The Verge, é improvável que a Comissão Federal de Comunicações aprove um projeto dessa dimensão, e a versão final autorizada, caso avance, deve prever um número bem menor de unidades.

Apesar disso, a SpaceX afirma na proposta que “data centers orbitais são a forma mais eficiente de atender à crescente demanda por poder de computação voltado à Inteligência Artificial”.

Não é a primeira vez que Musk manifesta interesse em levar data centers ao espaço com o objetivo de acelerar o desenvolvimento da IA. A possibilidade de uma eventual integração entre a SpaceX e a xAI também reforça essa estratégia.

Em paralelo, Musk anunciou em uma publicação na rede social X que o primeiro teste da nova geração do foguete Starship deve ocorrer em algum momento do mês de março.
 

Pela 1ª vez, missão à Lua terá uma mulher, um negro e um não americano

Em fevereiro acontecerá o lançamento da missão lunar Artemis II, onde, durante dez dias, serão testados todos os sistemas que serão usados para voltar a colocar seres humanos na Lua

Folhapress | 07:48 – 31/01/2026

 
 



Fontes: Notícias ao Minuto

Continue Lendo

Tecnologia

Instagram vai permitir sair da lista de “amigos próximos” de outra pessoa

Publicado

sobre


Se você já se encontrou, sem entender muito bem o motivo, na lista de “amigos próximos” de alguém no Instagram e teve vontade de sair dela, a boa notícia é que a plataforma está trabalhando justamente nessa possibilidade.

A Meta confirmou ao site TechCrunch que está desenvolvendo um novo recurso que permitirá ao usuário deixar a lista de “amigos próximos” de outra pessoa. Vale lembrar que, embora a ferramenta exista desde 2018, esta será a primeira vez que quem foi incluído poderá decidir se quer ou não continuar na lista.

Segundo a Meta, a funcionalidade ainda está em estágio inicial de desenvolvimento e, por enquanto, não está sendo testada, o que indica que a liberação para todos os usuários ainda deve levar algum tempo.

A confirmação veio depois de o engenheiro Alessandro Paluzzi compartilhar em seu perfil no Instagram imagens que mostram como o recurso deve funcionar.

Pelas telas divulgadas, será possível sair da lista de “amigos próximos” de outra pessoa com um simples comando. O aviso informa ainda que a única forma de voltar a fazer parte da lista será se o dono do perfil decidir adicionar o usuário novamente.

Qualquer pessoa pode criar uma lista de “amigos próximos”?

Sim. Todos os usuários do Instagram podem criar sua própria lista de “amigos próximos” para compartilhar publicações, Stories ou vídeos mais pessoais e restritos a um grupo selecionado.

Para montar a sua lista de “amigos próximos”, siga o passo a passo:

Abra o aplicativo do Instagram
Toque na sua foto de perfil, no canto inferior direito
Acesse o menu com três linhas horizontais, no canto superior direito
Entre em Configurações e atividade
Na seção Quem pode ver seus conteúdos, selecione Amigos próximos


Pesquise os perfis desejados e adicione-os à lista
Para remover alguém, basta retornar a essa área e desmarcar o nome do usuário

Detalhes sobre a lista de “amigos próximos” do Instagram

Muitos usuários ainda têm dúvidas sobre como funciona a lista de “amigos próximos”. Para facilitar o uso da ferramenta, a Meta esclarece alguns pontos importantes em sua página oficial.

Pessoas adicionadas ou removidas da lista não recebem qualquer notificação. Isso significa que a lista pode ser alterada a qualquer momento sem que amigos, familiares ou colegas de trabalho sejam avisados.

A escolha de quem faz parte da lista é exclusiva do dono do perfil. Não é possível solicitar inclusão na seleção de “amigos próximos”.

Quando alguém da lista comenta, compartilha ou reage a um Reel, os demais “amigos próximos” conseguem ver o nome do usuário e as interações realizadas.

Por outro lado, caso alguém faça uma captura de tela, o conhecido print screen, o Instagram não envia nenhum aviso sobre essa ação.

A lista de “amigos próximos” serve para restringir o acesso a determinadas publicações. No caso dos Stories, o funcionamento é semelhante ao das publicações comuns, com a diferença de que apenas os usuários selecionados conseguem visualizá-los.

 

Windows: Confira 5 dicas para tornar o seu computador mais rápido

Há pequenas práticas que pode adotar de forma a melhorar o desempenho do seu computador, como desativar o número de programas que é iniciado em conjunto com o sistema operacional Windows.

Notícias ao Minuto Brasil | 14:12 – 01/02/2026

 





Fontes: Notícias ao Minuto

Continue Lendo

Tecnologia

Windows: Confira 5 dicas para tornar o seu computador mais rápido

Publicado

sobre



Ninguém gosta de trabalhar em um computador com Windows lento, mas, infelizmente, a passagem do tempo faz com que o uso contínuo resulte em um desempenho cada vez pior. No entanto, isso não precisa ser necessariamente assim.

A boa notícia é que existem algumas medidas que você pode adotar para cuidar do seu computador e deixá-lo um pouco mais rápido. Para isso, vale assumir uma postura proativa e seguir determinadas práticas que ajudam a acelerar o funcionamento da sua máquina de trabalho.

O site TechTudo reuniu cinco dicas simples que podem ser colocadas em prática imediatamente para melhorar o desempenho do computador. Algumas delas, inclusive, podem ter efeito imediato logo ao iniciar o dispositivo.

Como melhorar o desempenho do computador:

 



Fontes: Notícias ao Minuto

Continue Lendo

Recentes

Copyright © 2025 Direitos Reservados - Grandes Obras