Arquitetura
Com mais de 200 anos, casa histórica vai a leilão nos Estados Unidos; fotos
Uma casa histórica em Charleston, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, vai a leilão no dia 15 de janeiro. Com mais de 200 anos, o imóvel, construído entre 1810 e 1818, tem vista para o Porto de Charleston e o Forte Sumter. Depois de ter sido colocada à venda por 17,9 milhões de dólares (R$ 97,4 milhões em valores convertidos na cotação atual), a casa irá a leilão pela Sotheby’s Concierge Auctions, e a estimativa é que o lance mínimo seja de 7 milhões de dólares (R$ 38,1 milhões, em valores convertidos na cotação atual).
Conhecida como Nathaniel Russell House, a propriedade foi meticulosamente conservada ao longo das décadas, permitindo que sua integridade arquitetônica permanecesse intacta. Com 650 metros quadrados e quatro andares, a casa conta com seis quartos, seis banheiros e um lavabo, além de comodidades como um salão de jogos no porão e sauna.
No andar superior — acessível por elevador — a suíte principal inclui uma lareira no quarto e um banheiro com uma área de estar privativa revestida com papel de parede.
Outro destaque da casa é o escritório, com estantes do chão ao teto para manter os livros organizados. A área externa tem uma ampla piscina com borda de pedras.
A casa ficou famosa por pertencer a Nathaniel Russell (1738–1820), um influente comerciante que acumulou uma fortuna com o comércio de produtos agrícolas como arroz e algodão. A opulência da casa, que custou cerca de 80 mil dólares na época, reflete sua riqueza e status social.
A casa é um marco da arquitetura do estilo Federal, conhecido por sua simetria, detalhes delicados e ornamentação elaborada, incluindo molduras de gesso folheadas a ouro de 24 quilates. Os jardins foram restaurados para refletir o design do início do século 19.