Arquitetura
confira os destaques dos eventos de design
Para os amantes do design, o mês de janeiro é marcado por eventos importantes realizados na capital francesa. Além de abrirem o calendário do setor, Maison&Objet, que ocorre até o próximo domingo, 17, e Paris Déco Off, que se encerra no dia 18, movimentam a Cidade Luz e reúnem uma série de novidades, instalações e exposições.
Confira os destaques apresentados durante os eventos de design.

Nesta edição, a feira destaca criadores e empresas que, por meio do domínio técnico e de uma visão contemporânea, traduzem novas formas de ocupar o mundo. Guiada pelo tema Past Reveals Future (O passado revela o futuro, em português), a iniciativa revisita seu legado para construir uma nova narrativa em torno do design habitado – uma abordagem viva e sensível dos interiores. Com o mobiliário em primeiro plano, investiga a evolução das formas e das funções, além de exibir novos cenários criativos sob o tema.

No centro da Maison&Objet está o russo Harry Nuriev, eleito Designer do Ano, pelo trabalho que dilui as fronteiras entre artesanato e design contemporâneo. Por meio de seu manifesto criativo chamado Transformism, Nuriev propõe uma reflexão sobre a transformação dos objetos, dos espaços e dos significados.
À frente de mais de 30 projetos por ano nas áreas de varejo, moda, hospitalidade e instituições culturais internacionais, Nuriev conduz seu estúdio criativo, o Croscy Studios, com uma abordagem dinâmica e transversal. Seu trabalho vai do design de produtos à concepção de ambientes imersivos e singulares, sempre impregnados de uma forte visão artística.
Situadas entre o desenho colecionável e a arte contemporânea, suas criações — sejam objetos ou interiores — ressoam com o inconsciente coletivo. Pensadas como ativações altamente reconhecíveis, funcionam como recortes de um momento, materializando um movimento de design claramente voltado para o futuro.
“No meu processo criativo, não faço distinção entre trabalhar para a Art Basel ou para outra marca. O que mais importa para mim são as pessoas por trás das marcas — o que elas buscam, as conversas que podem surgir — mais do que as próprias marcas”, comenta o fundador do Crosby Studios.

Como cenógrafa e pesquisadora de tendências, Elizabeth Leriche expõe um percurso imersivo e de forte impacto emocional, no qual cada instalação valoriza os produtos dos expositores ao mesmo tempo em que estabelece um diálogo entre passado e futuro na decoração. Da Antiguidade ao art déco, das formas primitivas às ousadias contemporâneas, a exposição What’s New percorre caminhos entre tradição e experimentação, mostrando como o futuro do design nasce sempre dos vestígios deixados pelo passado.
Com curadoria de Thomas Haarmann, a exibição CURATIO reúne 60 participantes internacionais. Concebida como uma vila, mescla espaço expositivo e design experiencial para oferecer um percurso imersivo pelo universo do design colecionável, no qual cada peça revela a intenção e o domínio técnico por trás da matéria.
Data: 15 a 19 de janeiro
Local: Paris Nord Villepinte Exhibition Centre – ZAC Paris Nord 2, 93420 Villepinte, França

Em sua 16ª edição, o tema do evento em 2026 é Behind the Scenes (Nos Bastidores), com foco no artesanato e no processo de criação. Celebrando as habilidades artesanais e as mãos dos trabalhadores envolvidos na criação de tecidos e revestimentos decorativos, o evento envolve diferentes endereços espalhados pela cidade.
Arquitetura
Casa Terra / Tomohiro Hata Architect and Associates

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto teve início com a seguinte pergunta do cliente ao arquiteto:
“A sociedade ao nosso redor parece muito madura; no entanto, muitos edifícios estão sendo demolidos um após o outro, mesmo quando ainda têm vida útil suficiente. Isso não acontece justamente por causa da perda de algo essencial?”

Fonte: Archdaily
Arquitetura
5ª edição da ABERTO ocupa Casa Bola, obra icônica de Eduardo Longo
Paralelamente, a ABERTO estreia a ABERTO Rua, iniciativa que leva mais de 15 obras comissionadas para o espaço público da Avenida Faria Lima, expandindo a mostra para o tecido urbano. “Na rua, a arte encontra quem não foi convidado”, afirma Filipe Assis, sintetizando o gesto de abrir a experiência artística ao acaso, ao trânsito e à diversidade da cidade.
Arquitetura
Bairro em Paris – Biblioteca Multimídia e Edifícios Residenciais / La Architectures + Atelier Régis Roudil Architectes + Nicolas Hugoo Architecture

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Nicolas Hugoo Architecture concluiu 36 unidades de habitação social; a LA Architectures, uma biblioteca pública e 75 apartamentos familiares; e o atelier Régis Roudil, uma moradia estudantil com 75 apartamentos no bairro Paul Bourget, no 13º arrondissement de Paris. A operação de revitalização do bairro Paul-Bourget teve início em 2014, com o objetivo de romper o isolamento da área e assegurar a melhoria duradoura do panorama urbano para seus habitantes. Liderado pela Elogie Siemp e pela Semapa, e projetado pela Urban Act, este ambicioso projeto de renovação urbana possibilitou a criação de uma nova geração de habitações nesse terreno de 4 hectares, além de restaurar a presença de áreas verdes e da biodiversidade.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura7 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


