Arquitetura
Cozinha integrada à copa: dicas e ideias para decorar o ambiente | Smart
Muitas vezes confundida com a sala de jantar, a copa é destinada às refeições rápidas do dia a dia, como o café da manhã ou da tarde, e é caracterizada pela simplicidade e menor distância da cozinha.
“A sala de jantar, normalmente, é mais espaçosa e usada para refeições mais formais, muitas vezes para receber visitas ou outros familiares. Ela também fica, geralmente, separada da cozinha e tem móveis mais suntuosos que uma copa, que, por sua vez, pode ser junto da cozinha ou separada, porém, sempre será muito próxima”, explica a arquiteta Rosane Girardi, à frente do escritório que leva o seu nome.
“Se houver alguma divisória ou porta, inconscientemente, o usuário poderá optar por servir todas as refeições na sala de jantar, o que pode acabar inutilizando o espaço destinado à copa. Para contornar o problema, além da integração, gostamos de projetar o ambiente da copa próximo à cafeteira. Desta forma, conectamos o ambiente à função do café da manhã e da tarde”, comenta Larissa.
Quando se trata de copa e cozinha integradas, uma dúvida comum é sobre a necessidade de demarcar os ambientes. Para Larissa, não é necessário ter uma demarcação. Porém, para quem prefere deixar cada espaço determinado, ela orienta fazê-lo por meio de pintura ou revestimento. “O espaço da copa pode ser demarcado por meio de pintura no teto ou pela troca de revestimento do piso. Porém, o mais importante é que a decoração de copa e cozinha siga o mesmo estilo de cores e materiais, já que se trata de um ambiente integrado.”
Por fim, sugere Regiane, vale ter um olhar especial para a iluminação. “A luz da cozinha deve ser muito eficiente. Quando temos luz natural, se o layout possibilita, o ideal é colocar a mesa próxima à janela. Porém, quando isso não é possível, vale fazer uma marcação diferenciada da mesa com um pequeno lustre ou até mesmo um embutido especial, sempre com a ideia de criar um ambiente intimista e gostoso para esse momento.”
O projeto desta casa, pertencente a um casal com duas filhas, foi desafiador para a arquiteta Ana Toscano. Isso porque a cozinha era antes muito escura, sem iluminação, com revestimentos antigos e armários mal aproveitados. Para transformar o ambiente, a profissional tirou partido da presença de um pilar, criando uma ilha no centro da cozinha como ponto de destaque e investiu em marcenaria com base neutra e pontos de cor discretos.
Fonte: Casa Vogue
Arquitetura
Apartamento da Casa na Árvore / Projekt V Arhitektura

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
100 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Artisan, Gazzda, Krivaja Homes, Zanat, prostoria

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este retrofit sustentável de 100 m², assinado pelo Project V Architecture, transforma um apartamento em Sarajevo — situado em um edifício de pátio da era austro-húngara — em um universo acolhedor e sensorial, construído a partir de materiais naturais. Pensado para uma família jovem, o projeto utiliza revestimentos em madeira de cerejeira, paredes pintadas com argila, bancadas de pedra, cortinas de linho, travertino e um detalhamento minimalista. O elemento mais surpreendente é uma Casa na Árvore infantil, pré-fabricada e sob medida, feita em madeira laminada de abeto. O apartamento evoca uma sensação de atemporalidade, dialogando com a tradição do minimalismo e do modernismo do século XX em Sarajevo, e abriga uma curadoria de artesanato e arte contemporânea da Bósnia.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Carla Diaz apresenta obra de arte personalizada para nova casa
“Foi uma obra desafiadora de ser criada. Uma encomenda feita praticamente às cegas, para representar uma pessoa que, desde criança, esteve dentro das nossas casas. Como retratar abstratamente toda essa personalidade da Carla? No abstrato, cada um enxerga um pouco do que tem dentro de si mesmo. Tive certeza de que acertei no equilíbrio e na energia da obra quando ela olhou e enxergou a alegria transbordando através das cores”, afirmou Leonardo.
Arquitetura
Mercedes-Benz terá bairro residencial de luxo com 12 edifícios em Dubai
A montadora Mercedes-Benz terá seu primeiro bairro residencial de luxo em Dubai, nos Emirados Árabes. O projeto Binghatti City reunirá, assinado em parceria com a incorporadora Binghatti, terá 13 mil apartamentos distribuídos em 12 torres, com design inspirado na identidade visual da marca de automóveis.
O nome Vision Iconic foi escolhido para a torre central, que tem 341 metros de altura e define o skyline em efeito cascata. O empreendimento aposta em acabamentos cromados, tons de preto e prata. Os interiores combinam a sofisticação minimalista e materiais nobres como madeira e couro.
Com uma extensão de mais de 930 mil m², o bairro de luxo fica situado na região de Meydan e está em fase de construção. O Binghatti City é projetado para ser concluído em fases, com previsão de entrega total até 2029.
O complexo contará ainda com áreas culturais, instalações esportivas e centros comerciais, permitindo uma vida autossuficiente aos moradores.


-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura7 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


