Conecte-se conosco

Arquitetura

Cozinha integrada à copa: dicas e ideias para decorar o ambiente | Smart

Publicado

sobre


Muitas vezes confundida com a sala de jantar, a copa é destinada às refeições rápidas do dia a dia, como o café da manhã ou da tarde, e é caracterizada pela simplicidade e menor distância da cozinha.

“A sala de jantar, normalmente, é mais espaçosa e usada para refeições mais formais, muitas vezes para receber visitas ou outros familiares. Ela também fica, geralmente, separada da cozinha e tem móveis mais suntuosos que uma copa, que, por sua vez, pode ser junto da cozinha ou separada, porém, sempre será muito próxima”, explica a arquiteta Rosane Girardi, à frente do escritório que leva o seu nome.

“Se houver alguma divisória ou porta, inconscientemente, o usuário poderá optar por servir todas as refeições na sala de jantar, o que pode acabar inutilizando o espaço destinado à copa. Para contornar o problema, além da integração, gostamos de projetar o ambiente da copa próximo à cafeteira. Desta forma, conectamos o ambiente à função do café da manhã e da tarde”, comenta Larissa.

Quando se trata de copa e cozinha integradas, uma dúvida comum é sobre a necessidade de demarcar os ambientes. Para Larissa, não é necessário ter uma demarcação. Porém, para quem prefere deixar cada espaço determinado, ela orienta fazê-lo por meio de pintura ou revestimento. “O espaço da copa pode ser demarcado por meio de pintura no teto ou pela troca de revestimento do piso. Porém, o mais importante é que a decoração de copa e cozinha siga o mesmo estilo de cores e materiais, já que se trata de um ambiente integrado.”

Por fim, sugere Regiane, vale ter um olhar especial para a iluminação. “A luz da cozinha deve ser muito eficiente. Quando temos luz natural, se o layout possibilita, o ideal é colocar a mesa próxima à janela. Porém, quando isso não é possível, vale fazer uma marcação diferenciada da mesa com um pequeno lustre ou até mesmo um embutido especial, sempre com a ideia de criar um ambiente intimista e gostoso para esse momento.”

O projeto desta casa, pertencente a um casal com duas filhas, foi desafiador para a arquiteta Ana Toscano. Isso porque a cozinha era antes muito escura, sem iluminação, com revestimentos antigos e armários mal aproveitados. Para transformar o ambiente, a profissional tirou partido da presença de um pilar, criando uma ilha no centro da cozinha como ponto de destaque e investiu em marcenaria com base neutra e pontos de cor discretos.



Fonte: Casa Vogue

Arquitetura

Apartamento da Casa na Árvore / Projekt V Arhitektura

Publicado

sobre


Apartamento da Casa na Árvore / Projekt V Arhitektura - Fotografia de Interiores, MadeiraApartamento da Casa na Árvore / Projekt V Arhitektura - Fotografia de Interiores, Madeira, Iluminação, Porta, ArmárioApartamento da Casa na Árvore / Projekt V Arhitektura - Fotografia de Interiores, Madeira, CadeiraApartamento da Casa na Árvore / Projekt V Arhitektura - Imagem 5 de 24Apartamento da Casa na Árvore / Projekt V Arhitektura - Mais Imagens+ 19