Arquitetura
Cozinha integrada à copa: dicas e ideias para decorar o ambiente | Smart
Muitas vezes confundida com a sala de jantar, a copa é destinada às refeições rápidas do dia a dia, como o café da manhã ou da tarde, e é caracterizada pela simplicidade e menor distância da cozinha.
“A sala de jantar, normalmente, é mais espaçosa e usada para refeições mais formais, muitas vezes para receber visitas ou outros familiares. Ela também fica, geralmente, separada da cozinha e tem móveis mais suntuosos que uma copa, que, por sua vez, pode ser junto da cozinha ou separada, porém, sempre será muito próxima”, explica a arquiteta Rosane Girardi, à frente do escritório que leva o seu nome.
“Se houver alguma divisória ou porta, inconscientemente, o usuário poderá optar por servir todas as refeições na sala de jantar, o que pode acabar inutilizando o espaço destinado à copa. Para contornar o problema, além da integração, gostamos de projetar o ambiente da copa próximo à cafeteira. Desta forma, conectamos o ambiente à função do café da manhã e da tarde”, comenta Larissa.
Quando se trata de copa e cozinha integradas, uma dúvida comum é sobre a necessidade de demarcar os ambientes. Para Larissa, não é necessário ter uma demarcação. Porém, para quem prefere deixar cada espaço determinado, ela orienta fazê-lo por meio de pintura ou revestimento. “O espaço da copa pode ser demarcado por meio de pintura no teto ou pela troca de revestimento do piso. Porém, o mais importante é que a decoração de copa e cozinha siga o mesmo estilo de cores e materiais, já que se trata de um ambiente integrado.”
Por fim, sugere Regiane, vale ter um olhar especial para a iluminação. “A luz da cozinha deve ser muito eficiente. Quando temos luz natural, se o layout possibilita, o ideal é colocar a mesa próxima à janela. Porém, quando isso não é possível, vale fazer uma marcação diferenciada da mesa com um pequeno lustre ou até mesmo um embutido especial, sempre com a ideia de criar um ambiente intimista e gostoso para esse momento.”
O projeto desta casa, pertencente a um casal com duas filhas, foi desafiador para a arquiteta Ana Toscano. Isso porque a cozinha era antes muito escura, sem iluminação, com revestimentos antigos e armários mal aproveitados. Para transformar o ambiente, a profissional tirou partido da presença de um pilar, criando uma ilha no centro da cozinha como ponto de destaque e investiu em marcenaria com base neutra e pontos de cor discretos.
Fonte: Casa Vogue
Arquitetura
Casa RDS / Luiz Paulo Andrade Arquitetos

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Da diplomacia à vida familiar contemporânea. Reinventando um projeto de Vanguarda, a Casa RDS passou por uma notável transformação, unindo história e modernidade em um projeto de reforma inovador. A residência foi originalmente projetada nos anos 1960, pelo arquiteto carioca Américo R. Campello, para ser a morada do Cônsul Britânico em São Paulo, e posteriormente adaptada a fim de ser o Consolado da Inglaterra na década de 1980. Atualmente, ressurge como um lar sofisticado para uma família do século XXI. O projeto de Campello, cuja estrutura foi considerada inovadora para a época, foi descaracterizado por conta de alterações ao longo dos anos. Nosso objetivo de projeto passou a ser reforçar a volumetria original, através da recuperação dos amplos e belos balanços, além de ampliar os espaços internos.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa MJ / majo | ArchDaily Brasil

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
250 m²
Ano:
2021
Fabricantes: Deca, Drenaltec, Luchi Esquadrias em Alumínio, Marmoraria Valinhos, Portobello, Solo Revestimentos, Teceart Móveis e Planejados

Descrição enviada pela equipe de projeto. Nossa casa foi pensada para ser muito mais do que apenas um local para viver; ela é uma extensão de quem somos. O conceito de integração entre os espaços foi um dos nossos maiores focos, permitindo uma convivência contínua e harmônica entre os ambientes internos e externos. Utilizamos materiais naturais, como a madeira, o concreto e o tijolo, que trazem autenticidade e aconchego ao projeto, sem perder o toque contemporâneo.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa Colibri / Estudio Libre MX

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
376 m²
Ano:
2025

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada ao sul da Cidade do México, esta casa foi projetada com o objetivo de acolher encontros e eventos, oferecendo um espaço de convivência e lazer familiar, tendo a piscina como eixo central do projeto.

-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


