Engenharia

Cuba certa para o banheiro: descubra o modelo ideal para sua casa

Publicado

sobre


A cuba é uma peça que faz toda a diferença na decoração do banheiro. Contudo, em meio a tantos modelos e designs, podem surgir dúvidas na hora de escolher o ideal para sua casa. “Todos os modelos de cubas possuem suas características específicas, tanto estéticas quanto técnicas”, afirmam Fabiana Villegas e Gabriela Vilarrubia do VilaVille Arquitetura.

Quando escolher uma ou outra?

Projeto de VilaVille Arquitetura. (Robson Figueiredo/Divulgação)

Como a maioria das coisas na arquitetura, a resposta é: depende. Cada modelo tem suas vantagens e desvantagens.

Projeto de Bezamat Arquitetura. (Juliano Colodetti, do MCA Estúdio/Divulgação)

“Quando temos uma bancada super estreita que não conseguimos melhorar a profundidade, por exemplo, optamos por cubas esculpidas, porque podemos desenhar conforme a necessidade. Já as cubas em louça sobrepostas, nós usamos quando queremos um efeito estético moderno e delicado. Em banheiros infantis, por exemplo, utilizamos esses modelos em tons coloridos ou tons pastel, deixando o ambiente mais divertido para os pequenos”, comentam as arquitetas.

Projeto de VilaVille Arquitetura. (Sidney Doll/Divulgação)

Confira abaixo um guia completo para acertar no modelo:

Continua após a publicidade

Quais são os principais tipos de cubas

Cubas embutidas

A cuba embutida é a mais comum. Ela é instalada por baixo da bancada. Segundo as arquitetas, a principal vantagem é ter o espaço da bancada totalmente aproveitado. Uma desvantagem, porém, é que elas tendem a deixar a superfície molhada, portanto, idealmente, a bancada deve ser de um material resistente à umidade, como as pedras.

Cuba de sobrepor

A cuba de sobrepor tem bordas que ficam acima da bancada. Elas são práticas e fáceis de instalar, sendo uma boa alternativa para quem busca um design mais clássico sem a complexidade de um corte perfeito no tampo.

Continua após a publicidade

As bordas elevadas permitem que elas sejam utilizadas em superfícies que não são resistentes à água, já que o risco de respingos é menor.

(Denilson Machado, MCA Estúdio/Divulgação)

Cubas de apoio

(Sidney Doll/Divulgação)

A cuba de apoio é instalada totalmente sobre a bancada. Mais marcantes, elas são ideias para quem quer chamar atenção para a peça.

Continua após a publicidade

Outras vantagens apontadas pelas profissionais é que elas possibilitam ter as torneiras instaladas na própria cuba, o que pode facilitar em bancadas estreitas, e também não exigem recortes de material na bancada.

Projeto de Studio Pipa Arquitetura. (Luiza Schreier/Divulgação)

Cubas de semi-encaixe

Continua após a publicidade

As cubas de semi-encaixe tem a parte de trás embutida na bancada, enquanto a parte frontal se projeta para fora, liberando espaço útil no tampo. “As cubas de semi-encaixe possuem a facilidade de serem instaladas em superfícies mais estreitas, uma vez que uma porção da cuba fica para fora da bancada.

Projeto de Hersen Mendes Arquitetura. (Edgard César/Divulgação)

A desvantagem é que são um pouco mais robustas e podem atrapalhar a circulação (dependendo da profundidade do espaço)”, explica o escritório.

Projeto de Raquel Neves Arquitetura. (Pamela Wille/Divulgação)

Cuba esculpidas

Projeto de Isabella Nalon. (Julia Herman/Divulgação)
Continua após a publicidade

As cubas esculpidas são, como o nome sugere, executadas na própria bancada, utilizando o mesmo material dela, geralmente pedra ou porcelanato. A grande vantagem, além da estética elegante, é a possibilidade de personalização.

Projeto de RMV Interiores. (Maura Mello/Divulgação)

“Cubas esculpidas possuem a vantagem de podermos desenhar diferentes formatos e com uma gama muito grande de acabamentos”. Contudo, o custo de instalação é mais elevado e a limpeza é mais trabalhosa.

Projeto de Escala Arquitetura. (Juliano Colodeti, do MCA Estúdio/Divulgação)

Cubas de parede

Projeto de Dois Arquitetura. (Denilson Machado, MCA Estúdio/Divulgação)

As cubas de parede (ou suspensas) são fixadas diretamente na parede, sem a necessidade de uma bancada de apoio. São as escolhas ideais para ambientes pequenos que não necessitam de muito espaço.

 

 

 

 





Fonte: Casa Abril

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recentes

Sair da versão mobile