Arquitetura
Depósito para Veículos Recreativos Reframe / Stanley Office of Architecture


- Área:
1114 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Truline Truss, Vectorworks, Vicwest

Descrição enviada pela equipe de projeto. Ao sermos contratados para projetar um depósito para veículos recreativos, a diretriz do cliente era guiada pela economia — o edifício precisava gerar receita positiva com custos iniciais mínimos. Nossa resposta a esse briefing não foi sacrificar a qualidade, mas encontrar oportunidade na escassez. Reimaginamos a tipologia de “depósito” ao rejeitar a caixa banal revestida de metal, tão comum na América do Norte. Livres dessa restrição arquitetônica, nossa estrutura foi projetada para ser robusta e segura, mas ao mesmo tempo espaçosa e leve; envolvente através de acabamentos e detalhes esparsos; e enraizada na região por meio da honestidade dos materiais.

O edifício adota uma estrutura de pilares e vigas de madeira que sustenta um amplo telhado com treliças também de madeira. Esse telhado abriga 21 vagas de aluguel para armazenar veículos recreativos, barcos, vans e trailers. O edifício também contém um pequeno escritório administrativo, um banheiro e salas técnicas.



Em claro contraste com os depósitos convencionais, este edifício é aberto e arejado. Sem acabamentos internos, as treliças e os contraventamentos expostos articulam um ritmo estrutural regular. Painéis translúcidos de policarbonato protegem da chuva ao mesmo tempo que permitem a entrada de luz natural no interior. As vagas de estacionamento são protegidas por portões de malha de arame e divididas por paredes de cisalhamento independentes. O resultado é um invólucro claro e respirável.

Essencial para atender ao pedido do proprietário por “economia” é o compromisso com o uso de materiais de construção comuns, deixados à mostra e sem acabamento. Os materiais prontos para uso empregados neste depósito incluem treliças de madeira padrão, paredes de blocos de concreto e compensado, cercas de arame e revestimentos de policarbonato corrugado. Esses materiais duráveis e de fácil acesso reduzem os custos iniciais e as despesas de manutenção contínua do edifício. No fim, o Reframe trata de materiais de construção comuns e cotidianos, montados com detalhes brutos e honestos para elevar um programa humilde (e um orçamento modesto) através do design. É um estudo sobre como expressar a estrutura mais pragmática com senso de técnica, contexto e cuidado.

Arquitetura
Residência RDJ / Jacobsen Arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um grande declive, em meio a uma reserva florestal, o projeto da Residência RDJ buscou mimetizar topograficamente o terreno no qual se insere. O objetivo era criar uma casa que, à primeira vista, parecesse térrea, mas que fosse lentamente se desdobrando através do subsolo e de outros pavilhões que compõem o percurso da sua descida.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa no Meco / DNSJ.arq

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
272 m²
Ano:
2018
Fabricantes: CIFIAL, CIN, Duravit, GRAPHISOFT, Oli, Sanitana, Velux,

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado num terreno praticamente plano e de forma retangular, o lote é orientado no sentido Nordeste/Sudoeste que culmina num pinhal. A Casa no Meco foi pensada a partir da regeneração de uma casa preexistente, com a ideia de dar-lhe um novo caracter, reconstruindo-a com outra qualidade. A principal característica da casa é a relação com o exterior, sendo reconstruída num único piso e dotada de uma fachada transparente que cria um panorama sobre o pinhal a Sudoeste a partir de um amplo envidraçado.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa concebida por Zanine Caldas é renovada para artista no Rio de Janeiro
“Minha intervenção atual, a convite dos moradores, tem a função de atualizar e adequar a grande casa à vida da família”, diz o arquiteto Carlos Boeschenstein, que criou o espaço artístico e a sala de ginástica, além de retrabalhar toda a iluminação para valorizar as madeiras da estrutura típica de Zanine e, ao mesmo tempo, destacar as peças da “artista residente” – neste caso, literalmente. Raquel estudou sua arte na Heatherleys School of Fine Arts, no Morley College e na University of the Arts of London, e já expôs suas obras, desde 2019, na Casa Brasil, no Centro Cultural dos Correios e no Consulado da Argentina, além de galerias diversas, sempre no Rio de Janeiro.
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


