Arquitetura
Design Miami 2025: confira os destaques da 21ª edição do evento

Até o dia 7 de dezembro, ocorre a 21ª edição da Design Miami, feira anual que enaltece o design autoral, a inovação e a arquitetura, reunindo mais de 80 expositores, entre galerias, criativos e marcas do setor. Realizado durante a Miami Art Week 2025, o evento explora o tema Make. Believe (Fazer. Acreditar-, em tradução livre), uma celebração do poder do design para transformar a imaginação em realidade.
Norteados pelo otimismo, com ênfase em abordagens lúdicas, instalações, exposições e estandes elaborados para a Design Miami reúnem inspirações que englobam visões do passado, do presente e do futuro. Confira os destaques imperdíveis do evento e da Semana de Arte de Miami.
Alcova
A cadeira Incremental, do norueguês Vincent Laine, é feira com aço inoxidável
Piergiorgio Sorgetti
Em sua terceira edição durante a Miami Art Week, a Alcova ocupa o Miami River Inn, um dos hotéis mais antigos da cidade, com fachadas em tons pastel e vegetação tropical. A atmosfera do início dos anos 1900 emoldura o trabalho de mais de 40 expositores instalados no conjunto de mansões originalmente construído como uma pensão vitoriana. Designers e estúdios dinamizam a arquitetura multifacetada do local com intervenções específicas, criando uma sequência de encontros surpreendentes.
O projeto principal nasceu da parceria entre Patricia Urquiola e Haworth, responsáveis por um ambiente que transforma o gramado do pátio oval do local em um playground que convida os visitantes a interações e momentos de descompressão. Também é possível conferir criações de Pininfarina + Alpha Additive, Daiana Meligrana, Objects of Common Interest, Marco Zelli, Vincent Laine, entre outros.
LEIA MAIS
FENDI
Pedestal cúbico revestido por azulejos de grés fabricados pela Officine Saffi, em Milão
Giulio Ghirardi
Comemorando seu centenário, a marca apresenta Fonderia Fendi, uma manifestação inédita da força feminina entrelaçada ao savoir-faire italiano, concebida pela artista argentina Conie Vallese. Motivada pelo gesto criativo coletivo e pela presença marcante da Itália na Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas de 1925, em Paris, a designer evoca Les Cinq Doigts d’une Main, (Os Cinco Dedos de uma Mão, em tradução livre) ilustração de Karl Lagerfeld (1994) que retrata as cinco irmãs Fendi como uma só expressão artística.
A colaboração conta com a participação do ateliê de couro da própria FENDI, a histórica fundição milanesa Fonderia Battaglia, o estúdio de cerâmica Officine Saffi Lab, os tecelões de tapetes da CC-Tapis e o tradicional estúdio veneziano de vidro Barovier & Toso, fundado no século 13. O trabalho primoroso resultou em peças exclusivas de bronze, cerâmica, vidro, carpete e couro, como biombo, banco, cadeira e pedestal.
ALPI
A instalação The Lost Cloth Object é fruto da pesquisa cultural do designer estadunidense Stephen Burks ao reinterpretar criações têxteis do Reino Kuba, atual República Democrática do Congo, por meio de uma linguagem contemporânea. Nessa releitura, os padrões geométricos dos tecidos Kuba, tradicionalmente feitos com fibras de palmeira de ráfia, são transportados para os móveis elaborados com madeiras com veios marcantes, parte do portfólio da empresa.
Delvis (Un)Limited
A série Orvalho, de Laurids Gallée, brinca com materiais e acabamentos de superfície, já que o verniz reflete de diferentes maneiras de acordo com a iluminação
Divulgação
A galeria milanesa atua com a premissa de preservar ativamente a tradição artesanal com conexões entre desenho de mobiliário e o mundo artístico. Nos Estados Unidos, exibem a série Orvalho, assinada pelo designer austríaco Laurids Gallée, conhecido por criar peças de design únicas e esculturais que misturam técnicas e materiais como resina e vidro.
Composta por espelho, banqueta e estante feitos com madeira cerejeira, a coleção equilibra ordem e imprevisibilidade orgânica. Cada artigo apresenta uma grade precisa que impõe estrutura, enquanto um desenho de vegetal se entrelaça ao redor, remetendo à tentativa ingênua da humanidade de controlar a natureza.
Lasvit
A instalação Splash, de Martin Gallo, tem percorrido o mundo no último ano e é exibida nos Estados Unidos pela primeira vez
Divulgação
Referência em criações com vidro, a tcheca Lasvit retorna à Design Miami com Fragment of Time, uma mostra que envolve o material utilizado pela empresa como meio para capturar momentos fugazes e visões pessoais do mundo. Apresentando obras de Martin Gallo, Jana Růžičková, Alessandro Mendini e Maxim Velčovský, a exibição revela como o vidro pode preservar emoções, memórias e significados em sua frágil transparência.
No centro da exposição está Splash, de Martin Gallo, uma instalação escultural que percorreu o mundo no último ano e tenta “congelar” o momento em que a água encontra o ar e explora a conexão do corpo com a água, além do efeito que ela exerce sobre os seres humanos, seja ele calmante ou energizante.
Bossa Furniture
Criações de Joaquim Tenreiro e Lucas Recchia dialogam e valorizam materialidade, identidade e forma
Joe Kramm
Estreante na Design Miami, a galeria apresenta Craft as Language, uma exposição que explora como o conhecimento material transita entre gerações e como as cidades — assim como os objetos — constroem suas identidades por meio de atos deliberados de preservação e renovação. Essa profícua reflexão é guiada pelas obras do mestre modernista Joaquim Tenreiro e do designer contemporâneo Lucas Recchia.
Revistas Newsletter
Fonte: Casa Vogue
Arquitetura
Casa Terra / Tomohiro Hata Architect and Associates

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto teve início com a seguinte pergunta do cliente ao arquiteto:
“A sociedade ao nosso redor parece muito madura; no entanto, muitos edifícios estão sendo demolidos um após o outro, mesmo quando ainda têm vida útil suficiente. Isso não acontece justamente por causa da perda de algo essencial?”

Fonte: Archdaily
Arquitetura
5ª edição da ABERTO ocupa Casa Bola, obra icônica de Eduardo Longo
Paralelamente, a ABERTO estreia a ABERTO Rua, iniciativa que leva mais de 15 obras comissionadas para o espaço público da Avenida Faria Lima, expandindo a mostra para o tecido urbano. “Na rua, a arte encontra quem não foi convidado”, afirma Filipe Assis, sintetizando o gesto de abrir a experiência artística ao acaso, ao trânsito e à diversidade da cidade.
Arquitetura
Bairro em Paris – Biblioteca Multimídia e Edifícios Residenciais / La Architectures + Atelier Régis Roudil Architectes + Nicolas Hugoo Architecture

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Nicolas Hugoo Architecture concluiu 36 unidades de habitação social; a LA Architectures, uma biblioteca pública e 75 apartamentos familiares; e o atelier Régis Roudil, uma moradia estudantil com 75 apartamentos no bairro Paul Bourget, no 13º arrondissement de Paris. A operação de revitalização do bairro Paul-Bourget teve início em 2014, com o objetivo de romper o isolamento da área e assegurar a melhoria duradoura do panorama urbano para seus habitantes. Liderado pela Elogie Siemp e pela Semapa, e projetado pela Urban Act, este ambicioso projeto de renovação urbana possibilitou a criação de uma nova geração de habitações nesse terreno de 4 hectares, além de restaurar a presença de áreas verdes e da biodiversidade.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura7 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


