Arquitetura
Edifício 450 Gore / Edition Office + Neometro

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta nova série limitada de 18 apartamentos, projetada pelos arquitetos Edition Office e um dos grupos de empreendimentos mais antigos da Austrália, o Neometro, está situada nas ruas arborizadas de Fitzroy, Melbourne. O projeto, localizado na 450 Gore Street, repousa tranquilamente entre três das vias mais movimentadas de Fitzroy: Gertrude, Smith e Brunswick.

Sua arquitetura é atemporal e distinta, elevada por detalhes esculturais sutis. Meticulosa e medida, a forma é articulada com clareza e precisão. O design consolida os elementos do edifício, suas várias partes e funções, para refletir seu tempo e lugar com um senso de permanência.

Neometro e Edition Office compartilham um compromisso com o design residencial que funciona de maneira impecável. A mistura de apartamentos de um, dois e três dormitórios reflete como o design multifamiliar está evoluindo em um mundo onde a densidade crescente é fundamental.

Materiais como o concreto, embora belos, foram selecionados por sua utilidade e qualidade duradoura. O concreto carrega a textura do tempo, o que é importante em um subúrbio como Fitzroy, onde passado e presente estão sempre em diálogo. O edifício tem uma linguagem estrutural robusta mas, internamente, os espaços são suaves e sensíveis à maneira como vivemos.


O projeto celebra a condição humana ao alegrar os moradores e enriquecer sua vida cotidiana. Os arquitetos projetaram os espaços a partir dos rituais diários — comer, dormir, banhar-se — incorporando atmosferas e qualidades experienciais que despertam deleite espacial. Cada apartamento foi concebido para promover tanto o preparo de alimentos quanto o ato de receber, com proporções de cozinha, sala de jantar e sala de estar cuidadosamente definidas para garantir conforto absoluto na arte de cozinhar e entreter.


O volume é uma consideração de design chave apresentada ao longo do projeto, incluindo pés-direitos de cinco metros de altura nos apartamentos loft, que adicionam uma sensação de generosidade e conforto aos espaços de estar. Esta ênfase no volume e na qualidade espacial e se tornou uma marca registrada dos empreendimentos do grupo.


Fitzroy é amplamente reconhecida por sua cultura, hospitalidade e comércio, mas um de seus encantos mais discretos — e muitas vezes subestimados — são as ruas de fundo arborizadas. Todas as habitações desfrutam de vistas abertas para essas ruas verdes, para os bairros vizinhos ou para o horizonte, sendo que muitos apartamentos contam ainda com vistas duplas privilegiadas. Uma sobreposição de patrimônio instituída pelo conselho local assegura a preservação dessa qualidade urbana, garantindo proteção duradoura a um dos atributos mais valiosos da região.

O 450 Gore Street está visando uma classificação de energia NatHERS de 7,5 estrelas e inclui um acordo de carbono neutro de 10 anos, serviços totalmente elétricos e alto isolamento térmico para proporcionar conforto durante todo o ano sem depender de gás.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Centro de Cuidados Paliativos Bagchi Karunashraya / Mindspace

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
12000 m²
Ano:
2024
Fabricantes: Century, Delianate Facade system, Featherlite Furniture, Hattich, Havells, Hindware, Jaquar, Listo Paints, MYK, Merino, Somany Tile, welspun

Descrição enviada pela equipe de projeto. Bagchi Karunashraya, que significa “Morada da Compaixão”, é uma instalação de cuidados paliativos localizada em Bhubaneswar, Odisha, dedicada a oferecer cuidados gratuitos e de qualidade a pacientes com câncer em estágio terminal. O centro constitui uma resposta compassiva ao cuidado no fim da vida, profundamente enraizada na filosofia: “Onde não há cura, há cuidado.” Trata-se de um lugar onde arquitetura, natureza e dignidade humana convergem para criar um ambiente de acolhimento e cuidado.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Residência RDJ / Jacobsen Arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um grande declive, em meio a uma reserva florestal, o projeto da Residência RDJ buscou mimetizar topograficamente o terreno no qual se insere. O objetivo era criar uma casa que, à primeira vista, parecesse térrea, mas que fosse lentamente se desdobrando através do subsolo e de outros pavilhões que compõem o percurso da sua descida.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa no Meco / DNSJ.arq

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
272 m²
Ano:
2018
Fabricantes: CIFIAL, CIN, Duravit, GRAPHISOFT, Oli, Sanitana, Velux,

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado num terreno praticamente plano e de forma retangular, o lote é orientado no sentido Nordeste/Sudoeste que culmina num pinhal. A Casa no Meco foi pensada a partir da regeneração de uma casa preexistente, com a ideia de dar-lhe um novo caracter, reconstruindo-a com outra qualidade. A principal característica da casa é a relação com o exterior, sendo reconstruída num único piso e dotada de uma fachada transparente que cria um panorama sobre o pinhal a Sudoeste a partir de um amplo envidraçado.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


