Arquitetura
Edifício Aga Khan Academy / Shatotto

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. A Aga Khan Academy em Dhaka, concebida em colaboração entre o escritório SHATOTTO – architecture for green living – e o Feilden Clegg Bradley Studios (FCBS), é informada pelas tipologias das antigas Mahaviharas budistas, reinterpretando seus princípios arquitetônicos e filosóficos no contexto contemporâneo.


Implantada em um terreno de 74.150 m² adjacente a uma via arterial de Dhaka, a proposta busca configurar um pulmão verde dentro da malha urbana densa. A composição volumétrica em alvenaria de tijolo aparente dialoga com as condicionantes climáticas do ambiente tropical, permitindo a ventilação cruzada no verão e o ganho solar passivo no inverno, contribuindo para a eficiência térmica do conjunto.

O Maidan — espaço vazio central — atua como o genius loci do campus. Derivado das Mahaviharas, ele organiza a espacialidade do conjunto, funcionando como elemento estruturante da implantação. Os pátios periféricos operam como transições graduais entre o Maidan e os ambientes internos, mediando a relação entre o espaço coletivo e os núcleos pedagógicos. A espacialidade interna privilegia o conforto ambiental por meio da iluminação e ventilação naturais, promovendo ambientes de aprendizagem saudáveis e sustentáveis.




A disposição dos pátios permite a setorização por faixas etárias. O pátio dos alunos do ensino médio, por exemplo, é sombreado por árvores, promovendo áreas para permanência e socialização em grupo. Em contraponto, o pátio de assembleias junto ao bloco acadêmico foi intencionalmente esvaziado de elementos, preservando apenas quatro árvores, o que reforça sua função cerimonial e contemplativa.


Referências simbólicas também foram incorporadas: segundo a tradição local, o nome Dhaka tem origem nas árvores Dhaak, inspiração que orienta a abordagem pedagógica baseada na relação entre natureza e conhecimento. O pátio central foi projetado para receber grandes reuniões e incorpora um anfiteatro em torno de uma depressão arenosa que retém água após chuvas intensas, configurando um espaço lúdico que reforça a conexão sensorial dos usuários com os ciclos naturais.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Mercedes-Benz terá bairro residencial de luxo com 12 edifícios em Dubai
A montadora Mercedes-Benz terá seu primeiro bairro residencial de luxo em Dubai, nos Emirados Árabes. O projeto Binghatti City reunirá, assinado em parceria com a incorporadora Binghatti, terá 13 mil apartamentos distribuídos em 12 torres, com design inspirado na identidade visual da marca de automóveis.
O nome Vision Iconic foi escolhido para a torre central, que tem 341 metros de altura e define o skyline em efeito cascata. O empreendimento aposta em acabamentos cromados, tons de preto e prata. Os interiores combinam a sofisticação minimalista e materiais nobres como madeira e couro.
Com uma extensão de mais de 930 mil m², o bairro de luxo fica situado na região de Meydan e está em fase de construção. O Binghatti City é projetado para ser concluído em fases, com previsão de entrega total até 2029.
O complexo contará ainda com áreas culturais, instalações esportivas e centros comerciais, permitindo uma vida autossuficiente aos moradores.


Arquitetura
Por dentro de rancho de luxo de R$ 63 milhões em Montana
Uma mansão em estilo rancho em Montana, nos Estados Unidos, surpreende pelos interiores espaçosos. Vendida recentemente por 12 milhões de dólares (R$ 63 milhões, em valores convertidos na cotação atual), a casa está situada em um terreno de 52,4 hectares às margens do rio Rock Creek, um riacho de trutas, ideal para pesca.
Arquitetura
Casa MD / Oficina de Projetos Oba (OPO)

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para a casa MD se desenvolve em torno de um importante átrio que conecta visualmente todos os ambientes da residência. A integração e intersecção de usos proporcionada pelo vazio, desde as primeiras conversas com os clientes, deveria refletir a dinâmica familiar priorizando os espaços de convívio.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura7 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


