Arquitetura
Edifício António Enes 13 / Pedro Carrilho Arquitectos

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
2670 m²
Ano:
2024
Fabricantes: CIN, TKE, VMZINC

Descrição enviada pela equipe de projeto. A intervenção no edifício existente, construído na década de 1930, no contexto do período modernista em Portugal, baseou-se numa profunda reconfiguração da compartimentação interior e na ampliação do mesmo, com a adição de três novos pisos habitacionais e dois pisos subterrâneos para estacionamento. A proposta de integrar os novos pisos na estrutura compositiva do edifício parte da análise do projeto original, constante no arquivo histórico, que previa cinco pisos de habitação em vez dos quatro que existiam. Assim, propôs-se a reposição desse piso “perdido”, mantendo o desenho original, de forma a recuperar o equilíbrio das proporções entre a base e o corpo do edifício, conforme idealizado pelo arquiteto do projeto original, Pardal Monteiro.




Os dois pisos superiores adicionais, embora respeitem a continuidade formal do conjunto, adotam uma linguagem mais sóbria e diferenciada. Para esse efeito, foi criado um novo volume em zinco, ligeiramente recuado em relação ao plano da fachada, que não só “completa” o edifício, como também reforça a harmonia da sua composição. Na fachada, foram preservados os elementos arquitetónicos mais emblemáticos, como os embasamentos em pedra, a porta principal do edifício, as cantarias dos pisos superiores e os relevos escultóricos em baixo-relevo. A manutenção e replicação destes elementos nos novos pisos foram essenciais para garantir a continuidade da essência e da história do edifício. No interior, conservaram-se também, os elementos de maior valor arquitetónico, nomeadamente o átrio principal e a caixa de escadas original, com a sua estrutura em madeira e metal, que foi igualmente replicada nos pisos de ampliação, assegurando a coerência estética e material do conjunto.



Encostado à empena cega do edifício vizinho, na Rua Filipe Folque, foi criado um núcleo de elevadores, aproveitando essa zona menos favorável para garantir um acesso pleno a todos os pisos. Para tornar este espaço mais aprazível, integrou-se um jardim vertical exterior, proporcionando uma vista mais agradável às varandas voltadas para o logradouro e aos acessos adjacentes.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Centro de Cuidados Paliativos Bagchi Karunashraya / Mindspace

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
12000 m²
Ano:
2024
Fabricantes: Century, Delianate Facade system, Featherlite Furniture, Hattich, Havells, Hindware, Jaquar, Listo Paints, MYK, Merino, Somany Tile, welspun

Descrição enviada pela equipe de projeto. Bagchi Karunashraya, que significa “Morada da Compaixão”, é uma instalação de cuidados paliativos localizada em Bhubaneswar, Odisha, dedicada a oferecer cuidados gratuitos e de qualidade a pacientes com câncer em estágio terminal. O centro constitui uma resposta compassiva ao cuidado no fim da vida, profundamente enraizada na filosofia: “Onde não há cura, há cuidado.” Trata-se de um lugar onde arquitetura, natureza e dignidade humana convergem para criar um ambiente de acolhimento e cuidado.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Residência RDJ / Jacobsen Arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um grande declive, em meio a uma reserva florestal, o projeto da Residência RDJ buscou mimetizar topograficamente o terreno no qual se insere. O objetivo era criar uma casa que, à primeira vista, parecesse térrea, mas que fosse lentamente se desdobrando através do subsolo e de outros pavilhões que compõem o percurso da sua descida.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa no Meco / DNSJ.arq

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
272 m²
Ano:
2018
Fabricantes: CIFIAL, CIN, Duravit, GRAPHISOFT, Oli, Sanitana, Velux,

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado num terreno praticamente plano e de forma retangular, o lote é orientado no sentido Nordeste/Sudoeste que culmina num pinhal. A Casa no Meco foi pensada a partir da regeneração de uma casa preexistente, com a ideia de dar-lhe um novo caracter, reconstruindo-a com outra qualidade. A principal característica da casa é a relação com o exterior, sendo reconstruída num único piso e dotada de uma fachada transparente que cria um panorama sobre o pinhal a Sudoeste a partir de um amplo envidraçado.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


