Arquitetura
Edifício DOM 317 / Arquea Arquitetos

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado em uma rua calma, no bairro Batel, cidade de Curitiba, o prédio possui uma escala familiar com apenas 6 pavimentos. Cada andar tem 4 apartamentos, com áreas 52,6 e 67,5 m², sendo dois voltados para a rua e os outros dois com vista para o contorno do batel. A cobertura é ocupada pela área comum, que permite a todos a melhor visual.


No térreo se distribui a garagem deixando os carros não aparentes, voltando assim o protagonismo para os pedestres. Cria-se um hall aberto com o mínimo de fechamentos que junto ao paisagismo geram uma pequena praça de acesso.



Voltando o olhar para as antigas casas elevadas por blocos do nível da rua, o prédio se descola do chão através de sua materialidade. A torre em concreto e pastilha trazem tons mais neutros, e no térreo o tijolo à vista traz um tom de aconchego, calor e simpatia, transmitindo assim essas importantes sensações de transição entre o prédio e a cidade.

A estrutura é simples e racional. Na fachada, o uso do concreto aparente elimina a necessidade das vigas de borda resultando assim em apenas lajes e esquadrias do piso ao teto. Os brises funcionam para filtrar a incidência solar, e também servem como uma camada de privacidade. O edifício como um todo estimula as relações e interações entre os moradores do DOM 317.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Residências La Cunka / Galetto estudio

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Situadas nas Sierras Chicas de Córdoba, com vistas ao Lago Los Molinos, nas proximidades de uma pequena aldeia de montanha chamada Potrero de Garay. O projeto parte da necessidade de habitar a encosta leste de uma montanha; uma experiência tanto temporal, esporádica e concisa, quanto intensa.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa Fonte Velha / Martins Pimenta – Arquitetura e Construção

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada em Matosinhos, a Casa da Fonte Velha é resultado de uma abordagem cuidadosa para criar um lar familiar contemporâneo que valoriza a convivência. Este projeto, destinado a um casal jovem com três filhos, enfoca a harmonia entre os espaços de convívio e a facilidade de receber amigos e familiares.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa GC / Estúdio Naia

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
706 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Alwitra, Lumini, ZM Pedras Brasil, Zildemar Marmoraria

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa CG se integra à natureza e abraça a árvore central do terreno. Residência no interior paulista aposta em blocos funcionais, integração social e estética inspirada no modernismo contemporâneo brasileiro. Localizada em um terreno de esquina com 5.051m², repleto de árvores e marcado por um aclive que se abre para a vista de um vale, a Casa GC foi concebida como um refúgio de fim de semana para receber amigos e familiares. Projetada pelo Estúdio Naia, a residência teve como premissa preservar a vegetação existente, em especial uma grande árvore no centro do lote, que acabou se tornando protagonista do projeto.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


