Arquitetura
Edifício Nuevo León 207 / CRB Arquitectos

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Nuevo León 207 surge do jogo de vigas e pilares estruturais que por si mesmos criam a fachada, uma membrana reticular com vegetação que estabelece uma relação dinâmica entre o interior e o exterior. Localizado na colônia Hipódromo, na Cidade do México, o projeto se integra ao contexto por meio da vegetação ao longo de toda a fachada, permitindo que a edificação se mescle com as árvores próximas, contribuindo com oxigênio limpo para a cidade. O térreo é recuado para ampliar a calçada e favorecer a convivência entre o pedestre e a via.



O volume se desenvolve em oito níveis com dois subsolos de estacionamento. No térreo encontram-se o lobby e uma área de escritório, junto com um espaço de pé-direito duplo conectado com um jardim projetado por Hugo Sánchez. A vegetação selecionada para o jardim e terraços inclui samambaias e jasmim amarelo, espécies de baixa manutenção que se adaptam facilmente a espaços com pouca iluminação direta. Cada nível abriga um único apartamento que se conecta diretamente com as circulações verticais, composto por sala de estar, jantar, cozinha, área de serviço, banheiro de visitas e dois quartos com banheiro próprio. As áreas públicas se estendem de um lado ao outro do edifício, finalizadas por terraços que facilitam a ventilação cruzada e uma conexão direta com o exterior.

O concreto aparente pigmentado é o acabamento principal do edifício, oferecendo sustentabilidade por sua durabilidade e manutenção mínima, além de permitir seu envelhecimento e adaptação ao entorno. Este material dialoga com portas de madeira elaboradas a partir de dormentes de ferrovia, enquanto os interiores contam com pisos de granito em áreas públicas e madeira nos espaços privados. As paredes internas refletem o acabamento exterior, complementadas por brises de madeira e gesso pintado com tons terrosos.


O terraço da cobertura, espaço central e público, fomenta a convivência entre usuários de escritórios e residências, oferece vistas panorâmicas da cidade e abriga um sistema de captação de água da chuva para reduzir o consumo de água fornecida pelo governo. A fachada, com sua retícula de concreto e dupla altura, conecta as varandas com a vida na rua e atua como uma dupla membrana que proporciona privacidade interna. Em conjunto, Nuevo León implementa diversas estratégias sustentáveis que melhoram a qualidade de vida de seus habitantes, contribuem para o entorno urbano e fortalecem a imagem da cidade.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Residências La Cunka / Galetto estudio

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Situadas nas Sierras Chicas de Córdoba, com vistas ao Lago Los Molinos, nas proximidades de uma pequena aldeia de montanha chamada Potrero de Garay. O projeto parte da necessidade de habitar a encosta leste de uma montanha; uma experiência tanto temporal, esporádica e concisa, quanto intensa.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa Fonte Velha / Martins Pimenta – Arquitetura e Construção

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada em Matosinhos, a Casa da Fonte Velha é resultado de uma abordagem cuidadosa para criar um lar familiar contemporâneo que valoriza a convivência. Este projeto, destinado a um casal jovem com três filhos, enfoca a harmonia entre os espaços de convívio e a facilidade de receber amigos e familiares.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa GC / Estúdio Naia

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
706 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Alwitra, Lumini, ZM Pedras Brasil, Zildemar Marmoraria

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa CG se integra à natureza e abraça a árvore central do terreno. Residência no interior paulista aposta em blocos funcionais, integração social e estética inspirada no modernismo contemporâneo brasileiro. Localizada em um terreno de esquina com 5.051m², repleto de árvores e marcado por um aclive que se abre para a vista de um vale, a Casa GC foi concebida como um refúgio de fim de semana para receber amigos e familiares. Projetada pelo Estúdio Naia, a residência teve como premissa preservar a vegetação existente, em especial uma grande árvore no centro do lote, que acabou se tornando protagonista do projeto.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


