Arquitetura
Edifício Residencial 130 William / Adjaye Associates

“A visão da Adjaye Associates, aliada à experiência e à engenhosidade da Lightstone, estabeleceu um novo padrão para a vida residencial. Esses lares oferecem um santuário sereno para um público de paladar exigente, e a resposta de nossos novos residentes tem sido extremamente positiva.” Scott Avram, Vice-Presidente Sênior de Desenvolvimento, Lightstone.
130 William é a primeira torre residencial de grande altura da Adjaye Associates nos Estados Unidos. Com 244 metros de altura, o condomínio de luxo de 66 andares insere-se com elegância na densa paisagem urbana de Manhattan, esculpindo uma silhueta singular no icônico horizonte da cidade. Concebido como uma microcidade vertical, o programa do edifício inclui uma nova praça pública, comércio no térreo, dois generosos pavimentos de áreas comuns — com clube de saúde, centro fitness, cinema e terraços ao ar livre —, residências que variam de um a quatro dormitórios e um deck de observação na cobertura, compondo uma infraestrutura completa que apoia a vida comunitária e redefine as possibilidades do bairro urbano vertical.
O projeto de Adjaye Associates celebra o contexto de Lower Manhattan por meio de uma fachada de concreto moldado à mão, evocando o artesanato em alvenaria dos históricos arranha-céus do bairro. As texturas rugosas do concreto tingido sob medida são equilibradas por detalhes em bronze de acabamento liso, aplicados em todo o edifício. Janelas arqueadas de grande escala, dispostas em um ritmo marcado e inspiradas nas antigas estruturas mercantis que outrora caracterizavam a área, definem a silhueta expressiva do edifício e permitem que a luz natural penetre profundamente nos interiores.
Os apartamentos dos pavimentos superiores contam com amplas galerias duplas que diluem os limites entre interior e exterior, ao mesmo tempo em que oferecem vistas panorâmicas impressionantes da cidade.
De forma singular, o edifício incorpora também uma generosa nova praça pública, um gesto urbano que cria uma condição de transição entre a intensidade da vida na cidade e a tranquilidade dos apartamentos.