Arquitetura
Edifício Sanders Mello / Buro/S Architects

![]()
![]()
![]()
![]()

Arquitetos:
Buro/s architects- Área:
600 m²
Ano:
2025
Fabricantes: MHB, Maas en Hagoort, Mosa, Petersen Tegl, Saint Gobain Glass, Tomaello

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Buro/S Architects, a pedido da Sanders Mello Orthodontics, transformou o monumento nacional localizado na Langstraat 79, em Wassenaar, em uma clínica de ortodontia moderna. O caráter histórico do edifício foi preservado e combinado de forma sensível com elementos contemporâneos de arquitetura. O prédio original data da primeira metade do século XVII e é caracterizado por um distinto telhado de duas águas entre paredes laterais. Trata-se de uma chamada “casa profunda” — um tipo de construção com fachada estreita e planta que se estende profundamente para o interior do terreno. Tanto o edifício quanto a cumeeira do telhado estão orientados perpendicularmente à rua. A propriedade é composta por três volumes: o monumento nacional, uma ampliação à direita e nos fundos, que se encontrava em estado estrutural muito precário, e uma garagem nos fundos. Nos últimos cem anos, o imóvel funcionou como loja; antes disso, servia como casa de fazenda de uma propriedade rural da vila. Estruturas auxiliares, como um celeiro de feno, existiam anteriormente no terreno que dá para a rua de trás. A Buro/S Architects restaurou o monumento interna e, quando necessário, externamente, e adicionou uma nova ampliação à direita e aos fundos do edifício. A nova estrutura foi planejada de forma a permitir, no futuro, uma possível extensão vertical na parte posterior. Uma nova fachada foi criada na frente do prédio, incorporando a nova entrada principal.



A fachada frontal é organizada em três partes: dois pilares de tijolos marrom-escuros, que se harmonizam com a cor dos tijolos originais do monumento, e, entre eles, uma parede de vidro que mantém visíveis os contornos da construção do século XVII para quem caminha pela rua comercial. A entrada principal, posicionada centralmente entre os pilares, é feita de uma moldura metálica envidraçada com acabamento em pó na cor “verde terra”. O acesso adjacente à viela de incêndio é realizado por uma porta metálica sólida com discretas perfurações circulares. Acima desses elementos, um lintel de concreto polido em verde-escuro conecta visualmente as partes. A nova fachada da ampliação foi cuidadosamente integrada ao contexto histórico do edifício, resultando em um conjunto harmonioso.

A clínica de ortodontia abriga oito salas de atendimento e todas as instalações de apoio necessárias. O layout interno foi redesenhado com atenção para preservar o máximo possível de elementos históricos, complementando-os com intervenções modernas e funcionais.
A nova ampliação, com aproximadamente 400 m², foi projetada para aproveitar ao máximo a luz natural. Um grande domus foi instalado no telhado, no eixo da entrada principal, permitindo que a luz do dia ilumine o corredor adjacente e funcione também como elemento de orientação natural para os visitantes. Rotas de circulação separadas para pacientes e funcionários foram criadas, contribuindo para um ambiente de trabalho mais higiênico e uma atmosfera tranquila e serena. Os visitantes entram pela nova entrada; à esquerda, encontram o balcão de recepção em concreto polido e o acesso à seção histórica do monumento, que abriga a área de espera da clínica. Nessa área, as paredes originais de tijolos foram deixadas expostas, e o teto recebeu a mesma cor verde-claro original.



À direita do balcão de recepção encontra-se o corredor de visitantes, onde estão localizados todos os consultórios e áreas de apoio. O domus acima deste corredor não só proporciona luz natural, como também auxilia de maneira sutil na orientação espacial. O percurso interno destinado aos funcionários é separado do caminho dos visitantes, garantindo que pacientes e colaboradores não se cruzem. Áreas de apoio como escritórios, depósitos e a sala de esterilização estão diretamente ligadas a essa rota exclusiva para funcionários. A sustentabilidade ocupa um papel central nessa transformação. As novas adições foram construídas utilizando materiais sustentáveis e instalações mecânicas energeticamente eficientes. Graças a uma abordagem integrada, essas melhorias foram implementadas sem comprometer o valor histórico do monumento. A Buro/S Architects conseguiu um equilíbrio cuidadoso entre preservação patrimonial e uso contemporâneo. A transformação do Langstraat 79 demonstra como é possível dar um novo propósito sustentável a um edifício histórico, ao mesmo tempo em que se honra o seu passado e se preserva sua importância arquitetônica. Através de intervenções discretas e do uso de materiais de alta qualidade, surgiu um conjunto harmonioso, no qual os elementos autênticos e a arquitetura moderna se enriquecem mutuamente.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Centro de Visitantes Volcano-In / PLAT ASIA

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
3532 m²
Ano:
2025
Fabricantes: LifeSmart

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está implantado no interior de um vulcão extinto em forma de “C”, que entrou em erupção há aproximadamente 150.000 anos, durante o Período Pleistoceno da Época Quaternária. Trata-se de um dos 108 vulcões da Área de Estepes e Vulcões de Baiyinkulun. A região é rica em recursos naturais e apresenta uma paisagem selvagem composta por montanhas, vulcões, zonas úmidas, florestas, campos, lagos, estepes, terras arenosas e campos de neve, que, em conjunto, favorecem uma biodiversidade abundante e contextos culturais diversos.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Vizinha de Kortney Kardashian e Kevin Costner, mansão na Califórnia é vendida por mais de R$ 200 milhões
Vizinha aos imóveis de personalidades como Kevin Costner e Kourtney Kardashian, uma mansão à beira-mar em Santa Barbara, na Califórnia, nos Estados Unidos, foi vendida por 47 milhões de dólares (R$ 247 milhões, em valores convertidos na cotação atual). A casa está localizada na rua Carpenteria, onde também moram Ashton Kutcher e Mila Kunis.
Arquitetura
Casa no Limite da Planície / Skupaj Arhitekti

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
120 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Artemide, Donar, Flos, Ligne Roset, Rex Kralj, TON

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada no limite da planície de Murska Sobota, esta casa unifamiliar é concebida como um pavilhão na paisagem, onde a vida cotidiana se desenrola entre o interior e o jardim. Em vez de se impor ao entorno, a casa se abre para ele.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


