Entretenimento
Edu Guedes segue internado após descobrir câncer
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Edu Guedes, 51, apresenta evolução rápida após cirurgia. Ele segue internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, após ser diagnosticado com câncer no pâncreas.
Os detalhes foram divulgados pela equipe do apresentador, nesta terça-feira (8), durante o programa Fica com a Gente (Rede TV!).
“Edu Guedes passou uma noite muito boa e segue em recuperação. Segundo os médicos, a evolução dele está sendo mais rápida do que o esperado, mostrando a força que ele tem.”
Mais cedo, Ana Hickmann divulgou detalhes sobre o estado de saúde do companheiro. “Hoje o dia começou bem e mais leve. Edu está bem e forte. Eu voltei ao trabalho, e mais tarde estarei com ele. Obrigada por todas as orações”, escreve a apresentadora da Record.
CÂNCER NO PÂNCREAS
Edu Guedes passou mal há alguns dias após uma infecção originária de uma crise renal. Ele passou por mais de um procedimento cirúrgico de emergência e descobriu um nódulo no pâncreas.
Ele passou por uma cirurgia para retirar os nódulos. O procedimento durou seis horas e foi realizado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.
Veja também:
Câncer de pâncreas, descoberto em Edu Guedes, pode ser agressivo e tem diagnóstico difícil
O câncer de pâncreas que acometeu o apresentador Edu Guedes, 51, é considerado um tipo agressivo da doença, e a dificuldade de diagnóstico está ligada à falta de sintomas em estágios iniciais.
O pâncreas faz parte tanto do sistema digestivo quanto do sistema endócrino. No primeiro, a função do órgão é produzir enzimas que são liberadas no intestino delgado para auxiliar na digestão dos alimentos. Já no segundo, auxilia produzindo hormônios que são liberados na corrente sanguínea para regular o metabolismo do corpo.
As ocorrências da doença são, em sua maioria, do tipo mais agressivo, o adenocarcinoma, que tem 90% dos diagnósticos. Os 10% restantes são do neuroendócrino, curável e com sobrevida longa dos pacientes.
Segundo o médico oncologista Thiago Jorge, do Centro Especializado em Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, ainda não há uma resposta para o motivo da agressividade do adenocarcinoma. “Há um viés de localização. Acabamos descobrindo esse tumor, na grande maioria das vezes, quando ele já está avançado, muitas vezes em metástase. Mesmo quando não metastático, o paciente, quando operado, tem de 15% a 20% de chance de recuperação. É um tumor bastante agressivo mesmo quando é inicial.”
Os sinais do câncer, segundo o especialista, costumam aparecer junto com os sintomas. “O pior de todos é o emagrecimento, sinal de que o tumor está avançado.”
Também estão na lista a icterícia, fezes com gordura e dores na altura da porção superior do abdômen, que podem irradiar para as costas. “É uma dor bem típica”, segundo Thiago, “que chamamos de dor em faixa.”
Ainda não há meios estabelecidos de diagnóstico precoce para grandes populações, apenas grupos que já fazem acompanhamento por terem pancreatites de repetição, fora as pessoas com histórico familiar de câncer de pâncreas, de mama ou de próstata.
Fatores de risco associados ao desenvolvimento da doença são o excesso de gordura, a falta de exercícios físicos, o uso de álcool e o tabagismo, afirma o oncologista.
O apresentador Edu Guedes passou por uma cirurgia no último sábado (5), no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. O procedimento foi realizado para retirada de nódulos identificados durante uma investigação médica mais aprofundada.
Segundo o médico, cirurgias para retirar tumores do câncer de pâncreas podem ser feitas na cabeça, na cauda -considerada, diz o médico, menos complexa- ou no corpo do órgão. Após a cirurgia, todo o material é analisado para verificar as chances de os tumores regressarem e para que se avalie o uso de quimioterapia.
Essas cirurgias podem terminar com a retirada total do pâncreas -o que requer o uso de medicação para manter suas funções-, além de partes de outros órgãos, como o estômago, o intestino delgado e o baço, entre outros. “A ideia de qualquer cirurgia oncológica é que se retire todo o tumor com margens, para que não tenha nenhum resquício afetado pelo tumor ali, porque senão a chance de o tumor voltar é gigantesca.”
As técnicas de cirurgia e as discussões dos caminhos a serem tomados contra a doença têm melhorado nos últimos anos, afirma o oncologista, o que tem aumentado as chances de cura e de controle do câncer de pâncreas.
“Hoje se discute bastante se não vale a pena fazer a quimioterapia antes, por exemplo, e com isso se reduz o tumor, facilitando a cirurgia.”
Entretenimento
Neymar causa burburinho ao curtir post com fotos de Bruna Marquezine
Neymar Jr. movimentou as redes sociais nesta segunda-feira (15) ao curtir uma publicação em que Bruna Marquezine aparece. O post foi feito pelo influenciador Lucas Guedez, que compartilhou fotos da festa de 30 anos e mostrou registros ao lado da atriz, ex-namorada do jogador.
Após a repercussão, Neymar retirou a curtida do post, mas prints da interação já circulavam entre internautas.
[Legenda]© Reprodução- Instagram
O relacionamento de Neymar e Bruna foi marcado por idas e vindas entre 2013 e 2018. Atualmente, a atriz está solteira desde o fim do namoro com o ator João Guilherme, com quem mantém amizade.
Neymar é casado com a modelo Bruna Biancardi, com quem tem duas filhas: Mavie, de 1 ano e 10 meses, e Mel, de 2 meses. Ele também é pai de Davi Lucca, de 14 anos, e Helena, de 1 ano.
Fonte: Notícias ao Minuto
Entretenimento
Estátua de Preta Gil é inaugurada em Copacabana ao lado da de Gilberto Gil
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A memória de Preta Gil (1974-2025) ganhou um novo capítulo nesta segunda-feira (15), quando a orla de Copacabana recebeu uma estátua da artista em frente ao tradicional Copacabana Palace.
A escultura foi instalada ao lado da imagem de Gilberto Gil, pai da cantora, eternizando na paisagem carioca a ligação entre os dois e sua contribuição para a música brasileira.
O monumento é fruto de uma mobilização dos fãs, que pediram para que Preta também fosse lembrada no espaço. A homenagem foi organizada pelo quiosque Areia MPB, administrado pela Orla Rio, o mesmo responsável por erguer a estátua de Gilberto Gil em 2023. A escolha do local também não é por acaso: o ponto fica próximo à residência do cantor, reforçando a ligação da família com a cidade.
Preta Gil morreu em julho deste ano, aos 50 anos, vítima de complicações de um câncer no intestino. A perda abalou o meio artístico e o público, que desde então tem promovido uma série de tributos para manter viva sua trajetória.
Recentemente, o trajeto oficial dos megablocos do Rio foi rebatizado como “Circuito Preta Gil”, reconhecimento à sua forte presença no Carnaval carioca.
Na carreira musical, Preta começou relativamente tarde, aos 29 anos, após atuar como produtora e publicitária. Seu álbum de estreia, “Prêt-à-Porter” (2003), trouxe sucessos como “Sinais de Fogo”, composta por Ana Carolina, e marcou sua chegada ao cenário nacional. Ao longo dos anos, consolidou-se como uma artista defensora da diversidade e da liberdade de expressão, além de se tornar símbolo de representatividade e alegria nos palcos.
“A estátua da Preta nasceu de um pedido dos próprios fãs, que queriam vê-la eternizada ao lado da de seu pai. Para nós, é uma honra atender a esse desejo e transformar o Quiosque Areia em um espaço de memória e afeto. Mais do que uma homenagem, é um símbolo da força da música brasileira e da conexão entre gerações”, afirmou Bruno de Paula, sócio do Areia MPB.
Na inauguração da estátua, o clima foi de emoção. Para os organizadores, o gesto é mais do que um marco cultural, é também uma forma de manter viva a memória de uma artista que sempre buscou transformar afetos em música.
Entretenimento
Me sentindo estranha, diz Deborah Secco sobre baixa autoestima
RIO DE JANEIRO, SP (FOLHAPRESS) – Deborah Secco acordou se sentindo estranha no fim de semana. “Nem feia nem bonita, só estranha mesmo”, disse a atriz em um vídeo postado em sua conta no Instagram, no qual narra um dia em que sua autoestima esteve abalada.
A atriz, aparentemente no quarto de casa (ou no closet), fez um desabafo e deixou uma mensagem positiva a seus mais de 26 milhões de seguidores. Ela contou que a sensação de que estava num dia ruim, “com a cara meio amassada, o cabelo entre o revoltado e o cacheado, uma espinha querendo nascer no meu queixo para fazer network” não a impediu de cumprir seus compromissos.
“A autoestima não é constante, ela some sem avisar”, continuou a atriz, que em seguida contou o que fez para lidar com a sensação de que não estava bem: se arrumou “para fingir que estava tudo sob controle” e saiu, “meio improvisada, meio segura, meio tanto faz”.
Um elogio no elevador fez com que tudo mudasse, o que a levou a refletir sobre a importância de seguir em frente, mesmo em dias ruins. “Autoestima é gostar da gente mesmo nesses dias, a beleza de verdade é a coragem de continuar se olhando com carinho, com amor”, finalizou.
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes






