Tecnologia
Elon Musk e Linda Yaccarino, CEO do X, celebram mudança em checagem da Meta


SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A mudança da Meta para uma política de moderação de conteúdo baseada na intervenção dos próprios usuários anunciada nesta terça-feira (7) foi bem recebida por Elon Musk e Linda Yaccarino, dono e CEO do X (ex-Twitter), respectivamente.
A adoção das chamadas Notas da Comunidade, ferramenta de checagem usada pelos usuários do X, foi uma das principais mudanças realizadas por Musk, que se considera um defensor da liberdade de expressão, após adquirir a plataforma, em 2022.
Segundo o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, o modelo que será adotado pela empresa dona do Facebook e do Instagram será semelhante ao do X.
Em seu perfil na rede social, Musk disse em resposta a outro usuário que a novidade é “incrível” e republicou outras declarações favoráveis.
A CEO da plataforma, Linda Yaccarino, disse pela plataforma que a checagem de fatos e a moderação não pertencem a pessoas selecionadas que podem facilmente injetar vieses em suas decisões.
“[A checagem] é um processo democrático que pertence às mãos de muitos”, disse. “É um movimento inteligente de Zuck e algo que espero que outras plataformas façam, agora que o X mostrou o poder [das Notas da Comunidade]. Bravo!”
A Meta anunciou nesta terça um conjunto de mudanças que devem pôr fim ao seu programa de checagem de fatos estabelecido em 2016 para conter a disseminação de desinformação em seus aplicativos.
“Os fact checkers [moderadores] foram muito enviesados e destruíram mais confiança do que criaram, especialmente nos EUA. Vamos nos livrar deles”, disse Mark Zuckerberg, definindo a eleição de Donald Trump como um ponto de virada para a liberdade de expressão.
A reversão da política de moderação é um sinal de como a empresa está se reposicionando para o novo governo, que toma posse em 20 de janeiro. Zuckerberg tem se aproximado do presidente eleito e indicou apoiadores como Joel Kaplan e Dana White para posições relevantes na empresa.
Zuckerberg também disse que removerá restrições sobre tópicos como imigração e gênero que estão “fora de sintonia com o discurso dominante” e que usuários voltarão a ver com mais frequência conteúdo sobre política.
Tecnologia
Nasa diz ter descoberto motivo pelo qual Marte perdeu toda a sua água

A Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa) publicou um artigo neste mês revelando uma descoberta inédita sobre o motivo pelo qual Marte se tornou árido e sem vida. Pesquisas anteriores sobre o solo do planeta já haviam revelado que, bilhões de anos atrás, houve presença de água e vidas simples no local, como micróbios. Mas o motivo pelo qual a água sumiu, impossibilitando a vida, ainda era um mistério.
Segundo a agência americana, novas descobertas mostram que uma pulverização catódica – processo de choque entre partículas elétricas e a atmosfera – foi o principal fator que levou o planeta vermelho a perder sua água. O fenômeno se deu no início da sua história, há bilhões de anos, quando a atividade do Sol era “muito mais forte”.
“No início da história de Marte, sua atmosfera perdeu seu próximo campo magnético, ficando diretamente exposta ao vento e tempestades solares”, explica a Nasa. “À medida que a atmosfera começou a se desgastar, a água líquida não era mais estável na superfície e começou a escapar em larga escala para o espaço.”
Em outras palavras: os átomos presentes na atmosfera de Marte começaram a ser eliminados por causa do choque contra partículas de carga elétrica solares, algo parecido com o processo de erosão provocado pelo atrito do solo com o vento e a chuva. “É como fazer um salto de bola de canhão em uma piscina”, diz Shannon Curry, pesquisador principal da Maven no Laboratório de Física Atmosférica e Espacial da Universidade do Colorado, em Boulder, Estados Unidos, e principal autor do estudo. “A bala de canhão, neste caso, são os íons pesados que se chocam com a atmosfera muito rapidamente e espalham átomos e moléculas neutras”, afirma.
Observação
Conforme a publicação da Nasa, embora os cientistas já tivessem encontrado evidências de que esse processo de pulverização catódica estava ocorrendo, eles nunca tinham observado diretamente. “É como se tivéssemos encontrado as cinzas de uma fogueira. Mas queríamos ver o fogo – nesse caso, a pulverização catódica – diretamente”, disse Curry.
Para observar o fenômeno diretamente, a equipe fez medições simultâneas no “lugar certo e na hora certa” usando três instrumentos a bordo da espaçonave Maven: um analisador de íons do vento solar, um magnetômetro e um espectrômetro de massa de gás neutro e íons. “Além disso, a equipe precisava de medições no lado diurno e noturno do planeta em baixas altitudes, o que leva anos para ser observado”, diz o artigo. “A combinação dos dados desses instrumentos permitiu que os cientistas fizessem um novo tipo de mapa do argônio pulverizado em relação ao vento solar.”
Por fim, o mapa revelou a presença de argônio em grandes altitudes nos locais exatos em que as partículas energéticas se chocaram contra a atmosfera e espalharam o argônio, mostrando a pulverização em tempo real. Os pesquisadores também descobriram que esse processo está ocorrendo de maneira quatro vezes maior do que a prevista anteriormente e aumenta durante as tempestades solares. Os resultados estão na revista Science Advances.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Fontes: Notícias ao Minuto
Tecnologia
Podcast ‘A Mulher da Casa Abandonada’ ganhará documentário

Se não consegue ficar sem a companhia de um bom podcast é provável que já tenha ouvido falar de ‘A Mulher da Casa Abandonada’, uma série criada pelo jornalista brasileiro Chico Felitti em parceria com a Folha de S. Paulo e que se tornou fenômeno em 2022.
Se seguiu com atenção todos os desenvolvimentos sobre a estranha dona de uma mansão em ruínas localizada em um bairro de São Paulo ficará contente por saber que a Prime Video estreará um documentário sobre o caso.
A série se chamará também ‘A Mulher da Casa Abandonada’ e tem estreia prevista para o dia 15 de agosto com o lançamento dos três primeiros episódios. O documentário será dirigido por Kátia Lund (‘Cidade de Deus’ de 2002 e ‘Amar é Para os Fortes’ de 2023)
Este documentário não será uma mera recapitulação do que foi desvendado no podcast original, mas sim uma oportunidade para desvendar novos detalhes. Entre eles estão as primeiras declarações de Hilda Rosa dos Santos, a trabalhadora doméstica que, durante cerca de 20 anos, foi mantida em uma situação análoga a escravidão nos EUA.
Vale lembrar que Hilda Rosa dos Santos falou com Felitti na época em que ainda eram lançados episódios para o podcast mas, desta vez, vítima consentiu para que a participação fosse gravada.
Pode ver acima o primeiro trailer do documentário de ‘A Mulher da Casa Abandonada’ da Prime Video.
Fontes: Notícias ao Minuto
Tecnologia
Apple processa youtuber que revelou design do iOS 26 antes do anúncio

© YouTube / fpt.
A Apple decidiu processar o youtuber Jon Prosser que, há alguns meses atrás, compartilhou vários vídeos no seu canal Front Page Tech onde revelava detalhes e imagens do iOS 26 enquanto esta versão do sistema operacional do iPhone ainda se encontrava em desenvolvimento.
Segundo o site MacRumors, o processo indica que Prosser teve a ajuda de Michael Ramacciotti, amigo de um funcionário da Apple – de nome Ethan Lipnik – e através do qual teve acesso a uma versão em desenvolvimento do iOS 26 por via de um iPhone proporcionado pela Apple. Ao que parece, Ramacciotti teve acesso a este iPhone sem o conhecimento de Lipnik.
O processo movido pela Apple alegada que Prosser e Ramacciotti tiveram acesso a “quantidades significativas de informações confidenciais e segredos comerciais da Apple que não haviam sido divulgadas publicamente”.
A Apple teria tomado conhecimento do caso em abril por via de uma fonte anônima e teria demitido Lipnik por não ter seguido as diretrizes da empresa de forma a manter o iPhone em questão devidamente protegido. Mais ainda Lipnik teria compartilhado com a Apple uma mensagem de áudio onde Ramacciotti explicava o sucedido, com a empresa adiantando também que Prosser foi o responsável pelo plano ao prometer a Ramacciotti que encontraria uma forma dele ser pago por lhe ter feito chegar estas informações.
Entretanto, Prosser já se manifestou através da rede social X onde diz que a situação não decorreu da forma como é descrita.
“Para que fique registrado: Não foi assim que a situação aconteceu comigo. Felizmente, tenho os ‘recibos’”, escreveu Prosser, compartilhando em outra publicação uma troca de mensagens que aponta para que o youtuber tenha sido abordado e não tenha sido o responsável pelo plano.
“Não se planeja acessar o celular de ninguém. Não tinha nenhuma senha. Não sabia como as informações tinham sido obtidas. Espero falar com a Apple sobre este assunto”, escreveu o youtuber.
— jon prosser (@jon_prosser) July 18, 2025
-
Arquitetura2 meses atrás
Terreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura2 meses atrás
Casa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura2 meses atrás
Casa EJ / Leo Romano
-
Política3 meses atrás
EUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes
-
Arquitetura1 mês atrás
Casa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura1 mês atrás
Casa Crua / Order Matter
-
Arquitetura4 semanas atrás
Casa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura3 meses atrás
Pousada de ‘Vale Tudo’ fica em Paraty e tem diárias de R$ 7 mil; veja fotos | Hotéis