Tecnologia
Enem 2025: TikTok leva aulões gratuitos a cinemas de todo o Brasil
Para ajudar estudantes de todo o Brasil na reta final de preparação para o Enem, o TikTok anuncia aulões intensivos para a prova, com um formato ao estilo da plataforma, em cinemas espalhados pelo país. Com 14.750 ingressos gratuitos por dia, o “Aulão do TikTok” será realizado nas manhãs dos dias 1º e 2 de novembro, transmitido em 48 salas de cinema de 32 cidades do Brasil, incluindo todas as capitais, além das cidades de Campinas (SP), Santarém (PA), Caxias do Sul (RS), Caruaru (PE) e Londrina (PR).
A ação tem o objetivo de complementar a jornada de estudo em um formato que conquista e ajuda estudantes na plataforma. Prova desse sucesso é o crescimento expressivo do conteúdo educacional no TikTok, que em 2025 registrou um aumento de 6 vezes no número de publicações e 5,6 vezes nas visualizações. Olhando especificamente para vídeos sobre o Enem, o engajamento segue alto: foram 5,7 vezes mais publicações e 6,5 vezes mais visualizações, acumulando impressionantes 3,8 bilhões de visualizações no Brasil de janeiro até outubro deste ano. A intensa atividade na plataforma também revela os principais interesses dos estudantes: as disciplinas de Redação, Português e Matemática.
“Sabemos que essa reta final é muito intensa e exige muito dos estudantes. O TikTok faz parte desse momento como uma ferramenta de apoio e complemento a outros métodos de estudo. Para se ter uma ideia, o termo ‘Enem’ foi pesquisado mais de 7,5 milhões de vezes na plataforma entre 28 de outubro e 17 de novembro de 2024, período que abrangeu as semanas das provas no ano passado. E esse comportamento segue uma crescente este ano”, aponta Daniel Dränger, líder de marketing do TikTok no Brasil. “Por isso, queremos amplificar esse momento de dicas e de estudo, mas também torná-lo um momento leve e descontraído, utilizando o poder da plataforma para gerar um impacto positivo.”
Com base nessa conexão com a comunidade, as aulas serão estruturadas por um time de oito professores, que também são conhecidos por seus conteúdos no TikTok. O primeiro dia, focado em Ciências Humanas, terá aulas de História com Samuel Nepomuceno ( dosesdahistoria), Geografia com Sebastian Fuentes, (//www.tiktok.com/@anglo.vestibulares” > anglo.vestibulares), Redação com Barbara Garbinato (//www.tiktok.com/@prof.barbaragarbinato” > prof.barbaragarbinato) e Português com Letícia de Souza (_portuguescomleticia).
Já o aulão do dia 2 de novembro abordará as Ciências da Natureza, com conteúdos sobre Biologia com Yago Stephano ( yagostephano), Química com Gabriel Cabral ( profgabrielcabral), Física com Ronaldo Carrilho (//www.tiktok.com/@anglo.vestibulares” > anglo.vestibulares) e Matemática com Gabriela de Mello ( ameninadamatematica).
O projeto conta com curadoria pedagógica da Prof.ª e Mestre, Ana Carlota, coordenadora pedagógica do Colégio São Luís e do Instituto Omunga, e apoio do Anglo, que, após os aulões, irá oferecer à comunidade TikTok 20 mil bolsas integrais para o curso online de revisão para o Enem. A dinâmica para garantir uma dessas bolsas será apresentada ao final do segundo dia de aulão, seja em seu formato presencial ou online. “Ter o TikTok como parceiro nos orgulha muito e reforça nossa responsabilidade na formação da futura geração de universitários. Acreditamos que a tecnologia e as redes podem ser grandes aliadas na formação de um país melhor por meio da educação, e o Enem pode ser um primeiro passo nesse sentido”, comenta Viktor Lemos, diretor geral do curso Anglo pré-vestibular.
Os ingressos serão distribuídos via Sympla. Cada CPF poderá retirar até dois ingressos por dia, com a possibilidade de escolher ir a um ou aos dois dias programados. Quem não estiver nos cinemas também poderá acompanhar ao vivo pelo perfil do TikTok Brasil e, até os dias das provas, assistir a mais revisões no perfil do //www.tiktok.com/@anglo.vestibulares” >Anglo e dos professores na plataforma.
O projeto “Aulão do TikTok” foi concebido e executado pelo estúdio criativo AKQA Casa. As sessões no cinema são realizadas por meio da parceria entre a agência Publicis Brasil e a Flix Media.
Mais apoio nos dias do Enem
O TikTok também irá levar conteúdos educativos relacionados ao Enem para pontos físicos por todo o Brasil nas semanas de prova. Em campanha concebida pela agência AKQA Casa, a plataforma irá transformar perguntas enviadas por estudantes na plataforma em vídeos de professores que serão exibidos em telas do transporte público (ônibus, trem e metrô) e mídias em mobiliário urbano. “Queremos tornar o tempo do trajeto das pessoas um momento útil para uma última revisão ou para dicas novas, mas de uma forma diferente, que pode ajudar a relembrar temas que costumam gerar insegurança”, explica Dränger.
Campanha de conteúdo
Para estimular a criação de conteúdo educativo na plataforma em um período-chave, e celebrar os 6 meses do Feed STEM no Brasil – uma página de navegação do TikTok totalmente dedicada a temas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática -, a plataforma também convocou toda a comunidade de professores e especialistas para criar conteúdo de alta qualidade. A campanha de postagem #AprendaNoTikTok premiará 15 vídeos de educação criados entre os dias 15 de outubro e 15 de novembro, com um total de R$ 75.000 divididos entre 15 vencedores.
Os criadores poderão participar em três categorias: STEM, Ciências Humanas e Linguagens e Sustentabilidade. Os 5 melhores vídeos de cada grupo serão premiados, reconhecendo a qualidade e o impacto positivo do conteúdo.
Os interessados devem se inscrever no site da campanha e publicar um vídeo original e de alta qualidade, com no mínimo 30 segundos de duração, utilizando #AprendaNoTikTok e as hashtags específicas da categoria escolhida para que o material seja avaliado. Os vídeos também devem ter caráter pedagógico, com conteúdo claro e acessível.
Serviços
Aulão do TikTok
Quando: 1º e 2 de novembro, das 10h30 às 12h30
Ingressos: gratuitos, retirados no Sympla
Campanha de postagem #AprendaNoTikTok
Quando: até 15 de novembro
Inscrições e mais informações aqui
Fontes: Notícias ao Minuto
Tecnologia
Windows: Confira 5 dicas para tornar o seu computador mais rápido
Ninguém gosta de trabalhar em um computador com Windows lento, mas, infelizmente, a passagem do tempo faz com que o uso contínuo resulte em um desempenho cada vez pior. No entanto, isso não precisa ser necessariamente assim.
A boa notícia é que existem algumas medidas que você pode adotar para cuidar do seu computador e deixá-lo um pouco mais rápido. Para isso, vale assumir uma postura proativa e seguir determinadas práticas que ajudam a acelerar o funcionamento da sua máquina de trabalho.
O site TechTudo reuniu cinco dicas simples que podem ser colocadas em prática imediatamente para melhorar o desempenho do computador. Algumas delas, inclusive, podem ter efeito imediato logo ao iniciar o dispositivo.
Como melhorar o desempenho do computador:
- Desative os programas que iniciam junto com o Windows;
- Ative o modo “Melhor desempenho”;
- Reduza a quantidade de efeitos visuais do sistema;
- Libere espaço de armazenamento e exclua arquivos temporários;
- Verifique quais programas estão sendo executados em segundo plano.
Fontes: Notícias ao Minuto
Tecnologia
O que é a Lua de Neve, fenômeno que iluminará o céu neste domingo
Neste domingo, 1º, a noite ficará ainda mais bela e iluminada com a chamada Lua de Neve, cujo ápice ocorre às 19h09. Para os interessados, o fenômeno será visível em todo o território nacional, dependendo, evidentemente, da boa vontade das condições meteorológicas.
Embora o nome seja bastante sugestivo, a Lua de Neve não entregará nenhum efeito visual digno de uma produção da Disney. Trata-se da Lua Cheia de fevereiro, revestida de um simbolismo que atravessa séculos.
O apelido tem origem nos povos indígenas da América do Norte, que tinham o hábito de batizar as luas conforme o clima local. Como fevereiro é o auge do inverno no Hemisfério Norte, o nome é autoexplicativo.
Registros históricos mostram que o satélite também já foi chamado de Lua da Fome, uma referência menos poética e bem mais realista à escassez de alimentos no fim do rigoroso inverno. Por razões óbvias de relações públicas, o termo \”Neve\” acabou prevalecendo no imaginário popular.
A Lua de Neve é uma superlua?
Não. Apesar do nome chamativo, a Lua de Neve não é, necessariamente, uma superlua. O termo superlua é usado quando a Lua Cheia coincide com o perigeu, ponto de sua órbita em que ela está mais próxima da Terra. Nesses casos, o satélite parece ligeiramente maior e mais brilhante no céu.
Neste domingo, a Lua estará cheia, mas a uma distância média, sem o aumento perceptível de tamanho ou brilho que caracterizam uma superlua. Ainda assim, as condições de observação continuam excelentes, especialmente em locais com pouca poluição luminosa.
Do ponto de vista astronômico, a Lua de Neve é uma Lua Cheia comum, visível durante toda a noite, nascendo ao pôr do sol e se pondo ao amanhecer. Seu brilho intenso pode ofuscar estrelas mais fracas, mas favorece observações a olho nu e fotografias de paisagens noturnas.
E sob o olhar da astrologia?
Na astrologia, a Lua Cheia é tradicionalmente associada a culminações, revelações e encerramentos de ciclos. A Lua de Neve, em especial, costuma ser interpretada como um momento de resiliência, introspecção e preparação para mudanças.
Astrólogos também a associam a processos internos. Desse modo, focam em revisão de metas, limpeza emocional e fortalecimento de estruturas pessoais; em sintonia com a ideia de atravessar o \”inverno\” para chegar à renovação.
A Lua cheia deste domingo ocorre em Leão, um signo que não aceita o papel de coadjuvante. Além disso, o ápice ocorre com Ascendente também em Leão, com o foco sobre a imagem que projetamos.
Em um mundo saturado pelos ruídos das redes sociais, o céu sugere que o verdadeiro prestígio não está nos algoritmos. É o momento de revisar sua \”marca pessoal\” sob uma ótica de autenticidade, não de engajamento.
Vale a pena observar a Lua de Neve?
Mesmo sem ser uma superlua, o fenômeno é um convite honesto para pausar o scrolling infinito e olhar para cima. Em um mundo de distrações digitais, reconectar-se com os ritmos naturais é um luxo analógico.
Basta um céu limpo e alguns minutos de descompressão. O espetáculo é garantido, gratuito e, felizmente, livre de anúncios.
Quais são as próximas luas cheias de 2026
A maioria dos anos têm 12 luas cheias, mas 2026 terá 13. Confira abaixo as datas, de acordo com o Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/USP). Os nomes seguem os padrões dos nativos americanos, segundo o The Old Farmers Almanac.
1º de fevereiro – Lua de Neve
3 de março – Lua da Minhoca
1º de abril – Lua Rosa
1º de maio – Lua das Flores
31 de maio – Lua Azul
29 de junho – Lua de Morango
29 de julho – Lua dos Cervos
28 de agosto – Lua de Esturjão
26 de setembro – Lua do Milho (Lua da Colheita)
26 de outubro – Lua do Caçador
24 de novembro – Lua do Castor
23 de dezembro – Lua Fria
Tecnologia
Nvidia é a empresa mais valiosa do mundo. Mas quanto paga a engenheiros?
O trabalho da Nvidia no desenvolvimento de chips de Inteligência Artificial lhe garantiu o status de empresa mais valiosa do mundo, com um valor estimado em 4,56 trilhões de dólares.
Com a ascensão meteórica da companhia nos últimos anos, torna-se especialmente interessante entender como a Nvidia busca reter e atrair talentos por meio de compensações financeiras.
Como informa o site Business Insider, a Nvidia não divulga os salários de seus funcionários, o que faz com que seja possível ter apenas uma estimativa a partir de documentos enviados ao Departamento do Trabalho dos Estados Unidos para a solicitação de vistos H-1B — um tipo de visto que permite que empresas norte-americanas contratem profissionais estrangeiros altamente qualificados.
A partir desses documentos, é possível observar que o salário-base de um engenheiro de software na Nvidia varia entre US$ 92 mil e US$ 425,5 mil por ano. Já os cientistas de pesquisa recebem entre US$ 104 mil e US$ 431,25 mil (cerca de 87.574 a 363.254 euros) anuais. Um gerente de produto, por sua vez, pode ganhar entre US$ 131.029 e US$ 379.500 (aproximadamente 110.369 a 319.664 euros) por ano.
É importante destacar que esses valores não incluem bônus nem participação acionária, o que significa que a remuneração total pode alcançar patamares significativamente mais altos.
A “guerra por talentos” entre as gigantes da tecnologia nos Estados Unidos se intensificou nos últimos anos, com a área de Inteligência Artificial se tornando um verdadeiro campo de batalha, no qual empresas como Meta, OpenAI, Google, Microsoft, Amazon e Apple, entre outras, disputam os principais especialistas do setor.
Leia Também: Pela 1ª vez, missão à Lua terá uma mulher, um negro e um não americano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


