Arquitetura
Escola Avançada de Engenharia Franche-Comté / Dominique Coulon & associés

![]()
![]()
![]()
![]()



Descrição enviada pela equipe de projeto. A escola de engenharia está localizada no campus Bouloie-Temis, em Besançon, França, paralela à rua que acompanha seu trecho de maior inclinação. O posicionamento dos espaços construídos oferece a grande vantagem de serem integrados a uma pequena floresta, estabelecendo uma relação estreita entre as salas e as árvores, muito próximas às fachadas.

Assim, de certa forma, o edifício possui apenas uma face — aquela voltada para a rua, que é a via principal que atravessa o campus. A construção foi dividida em duas partes para permitir a possibilidade de uma futura ampliação. Há uma seção que reúne os espaços de uso específico, como o grande auditório e a sala de conferências, além de uma ampla sala de aula e o núcleo administrativo. A segunda seção abriga as salas de aula comuns.


A segunda seção foi elevada sobre pilares, permitindo o uso flexível dos espaços e mantendo a possibilidade de uma futura ampliação. As salas de aula oferecem ampla vista para a floresta, e as árvores altas proporcionam frescor e proteção contra o sol.

A ideia de um “deslizamento” gradual possibilitou a criação de um espaço de transição que gera uma sensação de amplitude interna. Os espaços coletivos foram concebidos para favorecer as interações e também para facilitar a organização de exposições, realizadas regularmente, em função da abordagem de ensino desta escola de engenharia.


Os espaços são banhados por abundante luz natural. Neles emerge uma atmosfera crua e rústica. A sala comum dos estudantes, com sua dupla altura em um tom laranja vívido, acrescenta um contraste que evidencia tanto a suavidade do concreto quanto a sensação de surpresa dessa explosão de cor.

O grande auditório e a sala de conferências conectam-se a uma sala de exames por meio de uma divisória que desliza. Essa divisória, não prevista no programa, possibilita a criação de um amplo espaço, ideal para os congressos internacionais realizados no local. A luz natural preenche o ambiente, e a seção transversal evidencia a vantagem de unir esses dois espaços. Assim, trata-se de um pequeno edifício que, na realidade, é muito grande, pois oferece espaços capazes de se expandir conforme os usos.


As soluções implementadas oferecem reversibilidade e ajustabilidade. Essa ajustabilidade atende a uma abordagem de ensino que está em constante mudança. A pergunta que fizemos a nós mesmos neste projeto foi sobre permanência.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa Terra / Tomohiro Hata Architect and Associates

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto teve início com a seguinte pergunta do cliente ao arquiteto:
“A sociedade ao nosso redor parece muito madura; no entanto, muitos edifícios estão sendo demolidos um após o outro, mesmo quando ainda têm vida útil suficiente. Isso não acontece justamente por causa da perda de algo essencial?”

Fonte: Archdaily
Arquitetura
5ª edição da ABERTO ocupa Casa Bola, obra icônica de Eduardo Longo
Paralelamente, a ABERTO estreia a ABERTO Rua, iniciativa que leva mais de 15 obras comissionadas para o espaço público da Avenida Faria Lima, expandindo a mostra para o tecido urbano. “Na rua, a arte encontra quem não foi convidado”, afirma Filipe Assis, sintetizando o gesto de abrir a experiência artística ao acaso, ao trânsito e à diversidade da cidade.
Arquitetura
Bairro em Paris – Biblioteca Multimídia e Edifícios Residenciais / La Architectures + Atelier Régis Roudil Architectes + Nicolas Hugoo Architecture

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Nicolas Hugoo Architecture concluiu 36 unidades de habitação social; a LA Architectures, uma biblioteca pública e 75 apartamentos familiares; e o atelier Régis Roudil, uma moradia estudantil com 75 apartamentos no bairro Paul Bourget, no 13º arrondissement de Paris. A operação de revitalização do bairro Paul-Bourget teve início em 2014, com o objetivo de romper o isolamento da área e assegurar a melhoria duradoura do panorama urbano para seus habitantes. Liderado pela Elogie Siemp e pela Semapa, e projetado pela Urban Act, este ambicioso projeto de renovação urbana possibilitou a criação de uma nova geração de habitações nesse terreno de 4 hectares, além de restaurar a presença de áreas verdes e da biodiversidade.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura7 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


