Arquitetura
Escola de Administração Link / Perkins&Will

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
9600 m²
Ano:
2024

Descrição enviada pela equipe de projeto. Inovação e integração com a natureza marcam a nova sede da Escola de Administração Link, projetada pela Perkins&Will. O Corporate Garden Jardim Paulista, edifício sustentável da Escola de Administração Link, impressiona por seu design inovador e diferenciado, integrado à natureza. Inaugurado no final do ano passado, o edifício de 9.600 m² tem vista mais do que privilegiada para o Parque do Ibirapuera e proporciona aos alunos a melhor experiência do campus e da cidade de São Paulo.

“O cliente pediu a realização de um sonho. Um ambiente em que eles pudessem se sentir integrados, que trouxesse lembranças do local onde tudo começou, já que a nova sede fica a poucos passos da antiga, do outro lado da avenida”, compartilha Leandro Gushiken, Arquiteto de Projetos da Perkins&Will São Paulo.

Cercado por vegetação e iluminado naturalmente, o edifício de 8 andares estabelece uma conexão especial com seu entorno, intensificada pelas varandas-jardim que fazem a ponte entre o exterior e o interior, em uma simbiose entre a natureza e o ambiente construído. Enquanto salas de aula, espaços administrativos, áreas de colaboração e concentração ocupam seu perímetro – aproveitando ao máximo as vistas, a ventilação e a luz -, o eixo central de circulação conecta os andares como um convite à ocupação dos espaços, mais do que uma simples passagem. A faculdade de negócios e tecnologia também tem laboratórios, um café e um terraço ao ar livre em seu telhado.


Como reflexo da abordagem prática e inovadora da instituição, o projeto de interiores valoriza a veracidade e a eficiência dos materiais, com pilares de concreto aparente, grandes painéis de vidro e revestimentos vinílicos em composições elegantes e atemporais que garantem bom desempenho acústico e conexão visual entre os ambientes. Outro destaque é a iluminação, projetada para enfatizar o volume e atender às diferentes exigências de uso. Enquanto as áreas comuns têm iluminação cênica e difusa, as salas de aula e as áreas de estudo integram luz natural e artificial para o conforto do usuário.

Guilherme Meneses, Project Designer da Perkins&Will, revela os desafios envolvidos no desenvolvimento de um projeto desse tipo: “As ideias já estavam em pleno andamento enquanto as obras estavam sendo concluídas. Portanto, tivemos que criar um raciocínio muito bem organizado com etapas claras para entregar as principais áreas antes do início do ano letivo.”



O Corporate Garden também possui importantes certificações de sustentabilidade, como EDGE Post-construction e LEED Gold. Por meio das medidas oferecidas pelas estratégias EDGE, o projeto alcançou excelentes níveis de economia nas categorias de energia, água e energia incorporada nos materiais. A certificação LEED o reconheceu como um edifício verde saudável, altamente eficiente e econômico, que oferece benefícios ambientais, sociais e de governança.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Cabana Vermelha / Wiki World + Advanced Architecture Lab

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. A Cabana Vermelha é um projeto experimental do “Merryda Wiki World • Secret Camp”, localizado dentro de uma floresta de metasequoia habitada por aves migratórias, onde mais de uma dúzia de casas na árvore estão discretamente aninhadas. A cliente é uma senhora que também é dançarina e espera que o Wiki World possa personalizar uma cabana de férias na floresta. Este projeto também faz parte da iniciativa “Escola de Construção Wiki”, co-construindo com a natureza, representando mais uma tentativa da nossa equipe de explorar a diversidade dos espaços de vida.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Pavilhão Kulhad / Wallmakers | ArchDaily Brasil

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
1025 ft²
Ano:
2025

‘Kulhads’ ou ‘canecos de barro’ (canecos de terracota) costumavam ser uma visão familiar nas estações de trem, usados para beber chá quente ou lassi (leite coalhado), e eventualmente jogados nas praias e trilhos de trem na Índia.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
8 exposições internacionais de design esperadas para o início de 2026
Esta grande retrospectiva é dedicada à obra do casal Lella e Massimo Vignelli e revisita suas contribuições decisivas para a evolução do design internacional e da cultura gráfica. A partir de uma curadoria única de objetos, móveis, interiores, desenhos, maquetes, esboços, fotografias, manuais, marcas, livros e revistas, a exposição reconstrói a trajetória intelectual da dupla, moldada por comunidades criativas internacionais e pelo diálogo entre Milão — marcada pelo renascimento cultural do pós-guerra — e Nova York, onde os Vignelli se estabeleceram em 1965. Desenvolvida em colaboração com o Vignelli Center for Design Studies, do Rochester Institute of Technology, e com a família Vignelli.
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


