Arquitetura

Escola Mbalamwezi / Sebastián Silva Zunga Arquitecto (SSZA)

Publicado

sobre


+ 13

© Sebastián Silva Zunza
Isometrica

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Escola Mbalamwezi é o resultado de vários anos de colaboração com a ONG Kutembea, após a nossa vitória num concurso de arquitetura em janeiro de 2018. Embora o projeto original tenha sofrido algumas modificações, manteve o seu conceito fundamental.

© Sebastián Silva Zunza
Elevação

Devido à elevada procura pelo primeiro centro educacional gerido pela ONG, propôs-se a construção deste novo centro a alguns quilômetros a sul de Arusha, num bairro em expansão, respondendo à necessidade de instalações educacionais e de cuidados infantis na área.

© Sebastián Silva Zunza
Elevação

São propostos três pavilhões com diferentes funções, ao redor de um pátio central. O primeiro pavilhão está orientado para proteger as pessoas que frequentam o edifício do vento predominante constante do sudeste. Nele, encontram-se a área de refeições, a cozinha, as salas de armazenamento e uma loja que vende produtos feitos na cozinha e produtos do jardim, proporcionando uma fonte adicional de renda. 

© Sebastián Silva Zunza
Planta

O segundo pavilhão, como fachada principal, enfrenta a rua e contém escritórios administrativos, dormitórios das crianças, banheiros e quartos para a equipe e voluntários. Estes últimos estão virados para o jardim, criando um espaço separado das atividades diárias das crianças. 

© Sebastián Silva Zunza
Planta de Cobertura

O terceiro pavilhão contém três salas de aula, um espaço aberto e banheiros, cercando a praça central de encontro e definindo a área do jardim, separando as diferentes utilizações do terreno.

© Sebastián Silva Zunza

Em 2018, quando iniciamos a construção, realizamos um levantamento de materiais e métodos de construção na área com o construtor local Asantely. Escolhemos dois tipos de tijolos produzidos localmente. As paredes principais foram construídas com tijolos prensados, revestidos com cor, enquanto as fachadas interiores foram construídas com tijolos à vista, ambos produzidos a menos de 1 km do local.

© Sebastián Silva Zunza

A estrutura do telhado é metálica, com um sistema de treliça que protege as salas de aula e o amplo corredor exterior de 1,6 metros. O material de cobertura são chapas zincadas pré-pintadas. Os telhados recolhem água da chuva num tanque cilíndrico de 100.000 litros para a rega do jardim e outros fins. A escola também é alimentada em 80% por energia solar.

© Sebastián Silva Zunza

A escola foi construída ao longo de 3-4 anos, com a participação de trabalhadores locais, colaboradores da ONG e voluntários de todo o mundo. Atualmente, a escola está totalmente ocupada e estão em curso planos para expandi-la com 14 salas de aula adicionais e novas instalações.

© Sebastián Silva Zunza





Fonte: Archdaily

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recentes

Sair da versão mobile