Arquitetura
Escola Primária VIDA / OVA

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
5175 m²
Ano:
2025

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da nova escola em Chýně é baseado em uma abordagem contemporânea e moderna da educação. Os espaços compartilhados da escola — tanto internos quanto externos — desempenham um papel igualmente importante no processo de aprendizagem, assim como as salas de aula tradicionais. A aprendizagem informal pode ocorrer em alcovas ao longo dos corredores, enquanto pequenos recantos oferecem oportunidades para conversas silenciosas. As salas de estudo oferecem várias disposições de assentos, apoiando diferentes modos de concentração. O telhado é projetado tanto para brincar quanto para aprender. Assim, a escola oferece um rico mundo interno onde tanto os jovens alunos quanto os estudantes adolescentes podem encontrar seu próprio lugar.

O edifício serve não apenas para a educação básica, mas também abriga programas da tarde — atividades extracurriculares para os alunos, bem como atividades educativas e esportivas para adultos.

O terreno alongado e inclinado está situado perto do centro de Chýně, um município em rápido crescimento próximo a Praga. Espera-se um desenvolvimento residencial significativo na área circundante. Por algum tempo, a nova escola pode ficar isolada no campo à beira da localidade, mas eventualmente se tornará parte integrante da estrutura construída da cidade. Um dos objetivos do projeto foi lidar com ambas as condições — o isolamento temporário e a futura integração urbana — e fornecer ao local um espaço público claramente definido e compreensível.

O conceito de dois pátios — um público e um privado — define o layout básico do edifício. A parte norte contém salas de aula e o principal espaço comunitário, enquanto a parte sul abriga instalações esportivas, um auditório e as áreas de apoio necessárias.

A escola possui três andares, com sua composição de altura respondendo à inclinação do terreno. O acesso direto ao local é possível não apenas do andar térreo — ao chegar do centro da cidade — mas também do primeiro andar, que se conecta ao complexo esportivo. No terceiro andar, uma sala de aula ao ar livre é proposta, garantindo acesso direto ao exterior de cada nível. O telhado inclui um terraço ao ar livre, salas de aula e canteiros para atividades de jardinagem.

O edifício pode operar em dois modos principais. Durante o regime de ensino matutino, toda a instalação está totalmente aberta e utilizada. À tarde, um modo operacional reduzido permite o acesso público apenas a partes selecionadas do edifício — espaços para clubes, a biblioteca, o ginásio e o salão multiuso, que também pode sediar eventos culturais ocasionalmente conectados à área da cantina.




Os terrenos da escola estão organizados em dois níveis principais de altura dentro do terreno inclinado: o primeiro corresponde ao piso principal da escola com seus dois pátios, e o segundo formando o complexo esportivo um nível acima.

O complexo esportivo inclui vários campos: uma pista de atletismo com um campo de futebol integrado, com instalações de apoio, um túnel de atletismo e uma área de refreshment ao longo de seu lado oriental. Áreas para espectadores são fornecidas tanto em bancos no nível da pista quanto no telhado do edifício das instalações, que forma uma arquibancada. Um campo de treinamento secundário está localizado entre a escola e a pista e também é acessível durante os intervalos escolares.

O pátio de entrada atende alunos, visitantes dos programas da tarde e o público em geral. Inclui plataformas de descanso para adolescentes e superfícies esportivas para alunos mais jovens. O segundo pátio apresenta mesas de refeições ao ar livre, aumentando a capacidade da cantina. Ele também oferece espaço para brincar durante os intervalos e lazer entre as atividades da tarde. Estruturas de brincadeira, superfícies macias para pular e correr, uma pirâmide de corda e outros equipamentos estão integrados a esta área. O acesso ao pátio interno é possível a partir do hall da escola, da cantina e da cozinha de prática.

A escola foi projetada para atender à classe de desempenho energético A. O aquecimento é fornecido por bombas de calor, e todos os espaços estão equipados com ventilação mecânica controlada, enquanto cada espaço ocupado também pode ser ventilado naturalmente através de janelas operáveis. O equilíbrio energético geral é aprimorado por painéis fotovoltaicos nos telhados tanto da escola principal quanto do edifício esportivo, assim como por sombreamento externo e isolamento térmico de alta qualidade. A estrutura do edifício é de concreto armado com preenchimento de alvenaria, contribuindo para a massa térmica e estabilidade do edifício. A fachada externa é revestida com elementos cerâmicos. Os beirais ao longo da fachada e os “ninhos de árvores” plantados ajudam a prevenir a formação de ilhas de calor.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa MD / Oficina de Projetos Oba (OPO)

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para a casa MD se desenvolve em torno de um importante átrio que conecta visualmente todos os ambientes da residência. A integração e intersecção de usos proporcionada pelo vazio, desde as primeiras conversas com os clientes, deveria refletir a dinâmica familiar priorizando os espaços de convívio.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa Las Margaritas / Trópico Arquitectura

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto consiste na intervenção em uma casa tradicional antioquenha, localizada no sudoeste do estado colombiano, em um território montanhoso e de clima quente.

Arquitetura
Jardim de Infância Kinder Rain / AACM – Atelier Architettura Chinello Morandi

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Um jardim de infância primordial, moldado pelo espírito do lugar e pelas emoções da criança. Um espaço simultaneamente protegido e onírico, seguro e aberto às maravilhas. Uma pequena aldeia: um conjunto abstrato de volumes piramidais articulados por pátios abertos. Uma escola vermelha, quente e acolhedora, que se eleva entre as árvores, aninhada no verde.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura7 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


