Arquitetura
Espaço Cultural e Musical / TRACKS

- Área:
370 m²
Ano:
2025
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em busca de pertencimento à cidade, o novo equipamento busca suas referências na história do lugar. Ele encontra sua gênese primeiramente na morfologia das casas geminadas próximas que foram construídas ano após ano, e das quais a casa preservada faz parte do projeto.
O novo equipamento cultural “111 Bruyères” está situado no mesmo nível do terreno. Seu volume é o resultado e a síntese do programa e das características do local.
A sala de concertos “Studio-Scène” está localizada a leste do terreno, ao longo da estrada nacional. Seu volume de 6m de altura livre cria uma fronteira acústica eficaz contra o ruído significativo da estrada nacional. O volume do telhado de duas águas estabelece um diálogo com a casa existente, utilizando dimensões semelhantes na cumeeira. Por fim, um grande volume do projeto também desempenha o papel de suporte de sinalização.
Um segundo arquétipo mais baixo está posicionado ao sul do terreno e contém os outros programas que são os estúdios/armazenamento de manutenção. Um terceiro volume, voltado para a praça de entrada, por sua vez, abriga este generoso hall em conexão com as salas de funcionários que são a recepção e o escritório-reserva-bar.
A geometria do projeto, composta por esses volumes aglomerados arquetípicos, oferece, internamente, generosa espacialidade aos estúdios/sala/escritório de ensino musical. Multiplicando as superfícies de absorção e desparalelizando esses locais de produção sonora.
Características Ambientais – O projeto é construído em estrutura de madeira, o que é muito raro para uma construção acústica. O equipamento cultural apresenta um revestimento de chapa metálica microcorrugada com revestimento em pó.
Fonte: Archdaily