Arquitetura
Espaço de Eventos L’Agora e Biblioteca Multimídia Ernest Hemingway / Ateliers A+

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
1900 m²
Ano:
2024
Fabricantes: Blachère, Carrillo, Cubero, LANDRAGIN, Pertuis Froid, Reflets du Sud, Soprema, TK Elevator, Violan

Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo espaço de eventos municipal, L’Agora, e a biblioteca intercomunal, Ernest Hemingway, localizados no mesmo edifício compartilhado, foram projetados como uma expressão elegante da forte identidade de Le Grau-du-Roi, França. Como um anfiteatro urbano aberto à cidade e à natureza ao seu redor, seu design contemporâneo estrutura o espaço público.

Localizado no coração de um projeto de reurbanização, perto da estação de trem, escolas e do Palais des Sports et de la Culture, esta nova instalação pública – um lugar para cultura e interação – contribui para a vida comunitária. Posicionado no final da grande Rambla para pedestres, como um marco no horizonte, evoca o espírito de um farol na entrada do porto. Este edifício icônico se destaca com uma ousada onda que se eleva no céu. Como um fragmento da paisagem suspenso entre o mar, as dunas e os navios, afirma orgulhosamente sua identidade territorial.


Com uma geometria simples e clara, o espaço de eventos forma a base sólida deste complexo público. Sua fundação de concreto texturizado, na cor da areia, que remete aos juncos das lagoas de Camargue e cordas marítimas, sustentando um nível superior com paredes de vidro. Protegida por ripas de madeira, a biblioteca se projeta com total transparência, oferecendo vistas distantes.


A madeira também é destaque nas fachadas e nos interiores, criando uma atmosfera calorosa e acolhedora. O telhado, um elemento arquitetônico chave devido à sua visibilidade, é revestido com metal, conferindo-lhe uma textura estriada que lembra as conchas do Mediterrâneo. A parte inferior, coberta com tábuas de madeira, ecoa os cascos dos barcos, enquanto suas varandas, que se assemelham a dunas e decks de madeira, proporcionam um espaço ao ar livre para os visitantes.



Clareza, compacidade, proximidade e sustentabilidade servem como os princípios orientadores desta nova instalação, projetada para ser tanto funcional quanto simbólica. Sua linguagem arquitetônica orgânica e delicada se inspira na história da cidade e nas paisagens circundantes, atuando como uma ponte entre a natureza e o ambiente construído, oferecendo aos residentes um novo e emblemático local de encontro.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Pavilhão Kulhad / Wallmakers | ArchDaily Brasil

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
1025 ft²
Ano:
2025

‘Kulhads’ ou ‘canecos de barro’ (canecos de terracota) costumavam ser uma visão familiar nas estações de trem, usados para beber chá quente ou lassi (leite coalhado), e eventualmente jogados nas praias e trilhos de trem na Índia.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
8 exposições internacionais de design esperadas para o início de 2026
Esta grande retrospectiva é dedicada à obra do casal Lella e Massimo Vignelli e revisita suas contribuições decisivas para a evolução do design internacional e da cultura gráfica. A partir de uma curadoria única de objetos, móveis, interiores, desenhos, maquetes, esboços, fotografias, manuais, marcas, livros e revistas, a exposição reconstrói a trajetória intelectual da dupla, moldada por comunidades criativas internacionais e pelo diálogo entre Milão — marcada pelo renascimento cultural do pós-guerra — e Nova York, onde os Vignelli se estabeleceram em 1965. Desenvolvida em colaboração com o Vignelli Center for Design Studies, do Rochester Institute of Technology, e com a família Vignelli.
Arquitetura
Testarossa une herança italiana e jeitinho brasileiro em drinques nada óbvios e ambiente para se admirar
Com atmosfera despojada e acolhedora, o bar busca abraçar diferentes públicos — desde os que gostam de acompanhar o preparo dos drinques de perto, no balcão, aos que preferem um cantinho mais intimista, onde uma rica memorabilia, formada por prêmios, objetos e referências, contam a história por trás da criação da casa. “Recebemos as pessoas como se fosse na nossa casa, e o balcão é o coração do bar. É onde a técnica aparece, o cliente vê o processo e entende o que está sendo feito”, completa.
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


