Arquitetura
Estúdio BV / Angá Arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
42 m²
Ano:
2024

Descrição enviada pela equipe de projeto. A estrutura metálica foi escolhida como resposta aos principais desafios do projeto: permite montagem rápida, obra limpa e apoio sobre pilotis, preservando o solo e a vegetação. Posicionado em um ponto mais elevado do terreno, o estúdio parece flutuar entre as plantas.

Seu volume é simples, com cobertura de duas águas que segue a inclinação do telhado da casa principal — projeto original do Estúdio Memola e do Estúdio Penha. A estrutura metálica recebeu pintura em verde escuro, seguindo a paleta da casa pré-existente e reforçando a integração com o entorno natural. As fachadas externas em preto contribuem para a camuflagem do volume no jardim e criam um ambiente introspectivo, com atmosfera típica de estúdio, ideal para os amantes de rock da casa.

Contornando todo o volume, um deck de madeira se abre para o jardim, ampliando o espaço de uso e oferecendo um ambiente de convivência com mesa ao ar livre. No centro do estúdio, uma ampla porta dupla pode ser completamente aberta, transformando o espaço em palco.

Internamente, os fechamentos em camadas — chapa metálica, lã de rocha (isolamento acústico) e drywall — garantem conforto sonoro. O telhado com telhas metálicas e o forro de madeira também colaboram para a qualidade acústica. A decoração valoriza os elementos afetivos: instrumentos, pôsteres de shows, LPs, CDs, quadros e um letreiro de neon reaproveitado da antiga casa, agora instalado sobre um pequeno bar.

A marcenaria foi toda desenhada sob medida. Um aparador acomoda a vitrola e os LPs, enquanto caixas com rodízios guardam os CDs. Uma prateleira exibe os itens favoritos da coleção. A poltrona com pufe cria um canto confortável para praticar, descansar enquanto se ouve um bom disco ou assistir aos ensaios. O bar, com rebaixo para garrafas e frigobar da Marshall, que imita uma autêntica caixa de som, reforça o clima descontraído.


A parede do fundo foi pensada para exibir a coleção de guitarras, e para isso foram previstos reforços estruturais e um rasgo horizontal junto ao piso que emoldura o jardim ao fundo.

O resultado é um anexo multifuncional, que acolhe os momentos musicais da mãe pianista, do pai baterista e dos filhos guitarristas e violonistas. Até os cachorros da família, Jipe e Bruce, aproveitam o novo espaço. Um refúgio sonoro e afetivo, que se tornou também ponto de encontro para ensaios, apresentações e bons momentos com amigos.

Arquitetura
Geração aluguel? Estudos mostram como a geração Z encara o morar
O desejo pela casa própria permanece forte porque a propriedade ainda simboliza segurança, estabilidade e proteção frente a incertezas econômicas. Além disso, nossa pesquisa mostra que a flexibilidade valorizada no presente não elimina aspirações de longo prazo, mas convive com elas. Em geral, a casa própria aparece mais como um projeto futuro do que imediato: algo a ser conquistado quando houver maior estabilidade financeira e profissional. Assim, o aluguel e a mobilidade funcionam como estratégias temporárias. Mas há uma contradição: esses jovens estão preferindo gastar com experiências efêmeras no presente, especialmente viagens, podendo, assim, não estar consolidando poupança suficiente para adquirir a moradia própria no futuro, perpetuando um ciclo vicioso que dificulta a compra”, analisa o professor.
Arquitetura
Centro de Cuidados Paliativos Bagchi Karunashraya / Mindspace

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
12000 m²
Ano:
2024
Fabricantes: Century, Delianate Facade system, Featherlite Furniture, Hattich, Havells, Hindware, Jaquar, Listo Paints, MYK, Merino, Somany Tile, welspun

Descrição enviada pela equipe de projeto. Bagchi Karunashraya, que significa “Morada da Compaixão”, é uma instalação de cuidados paliativos localizada em Bhubaneswar, Odisha, dedicada a oferecer cuidados gratuitos e de qualidade a pacientes com câncer em estágio terminal. O centro constitui uma resposta compassiva ao cuidado no fim da vida, profundamente enraizada na filosofia: “Onde não há cura, há cuidado.” Trata-se de um lugar onde arquitetura, natureza e dignidade humana convergem para criar um ambiente de acolhimento e cuidado.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Residência RDJ / Jacobsen Arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um grande declive, em meio a uma reserva florestal, o projeto da Residência RDJ buscou mimetizar topograficamente o terreno no qual se insere. O objetivo era criar uma casa que, à primeira vista, parecesse térrea, mas que fosse lentamente se desdobrando através do subsolo e de outros pavilhões que compõem o percurso da sua descida.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


