Arquitetura
Exposição da Casa Vogue no Parque Global Cultural revisita os últimos 50 anos do design nacional | Marcas Parceiras
As mudanças que marcaram a história do Brasil nos últimos 50 anos vão além de aspectos culturais, sociais, políticos e econômicos do país: elas também se materializam no mobiliário que habita os nossos lares. De peças de mestres do design brasileiro a criações de novos nomes que ganham terreno nesse métier, inúmeros os móveis, luminárias e objetos fazem parte desta linha do tempo.
No ano em que a Casa Vogue e a incorporadora Bueno Netto completam cinco décadas, as comemorações se encontram em uma exposição que celebra a riqueza deste legado no Parque Global Cultural. O espaço, que fica no próprio Parque Global – o maior bairro planejado da América Latina, idealizado pelo Bueno Netto – vai exibir 50 peças da mostra Fronteiras do Design. Com curadoria da redação, a exibição revisita os anos 1975 até 2025 por meio de obras de nomes como Carlos Motta, Oscar Niemeyer e Ruy Ohtake.

“É como uma caminhada por todas essas décadas. O público poderá passar de uma para outra e ver todas as diferenças que elas têm. Por exemplo, o design dos anos 1970, 80 e 90 era menos consciente, então tivemos a preocupação de trazer também muitas peças contemporâneas, que olham mais para a questão da sustentabilidade”, explica a diretora de estilo da Casa Vogue, Adriana Frattini.
De acordo com Adriana, a escolha do tema se deu pela possibilidade de explorar as inúmeras facetas que são parte dessa história. No âmbito físico, elas podem ser interpretadas como o perímetro que delimita os 218 mil metros quadrados da verdadeira cidade que é o Parque Global, um projeto que contará, além de apartamentos, com hospital, shopping, restaurantes e um centro de ensino. No âmbito histórico, elas podem ser vistas a partir das transformações e tendências que se desenrolaram ano após ano.
“Pensar nessa diversidade criou, de certa forma, uma unidade. Gosto de fazer uma analogia com a biodiversidade das nossas florestas, onde as espécies convivem em harmonia e se nutrem reciprocamente. Aqui, as diferenças somam e criam um cenário curioso e inusitado que convida a novas propostas”, pontua.
No dia 29 de maio, a Casa Vogue e o Bueno Netto recebem convidados para o coquetel de abertura. A exposição Fronteiras do Design ficará aberta para visitação do público de 30 maio até 29 de junho no Parque Global Cultural: Marginal Pinheiros, 14.500 – Jardim Fonte do Morumbi, São Paulo.
Arquitetura
Mercedes-Benz terá bairro residencial de luxo com 12 edifícios em Dubai
A montadora Mercedes-Benz terá seu primeiro bairro residencial de luxo em Dubai, nos Emirados Árabes. O projeto Binghatti City reunirá, assinado em parceria com a incorporadora Binghatti, terá 13 mil apartamentos distribuídos em 12 torres, com design inspirado na identidade visual da marca de automóveis.
O nome Vision Iconic foi escolhido para a torre central, que tem 341 metros de altura e define o skyline em efeito cascata. O empreendimento aposta em acabamentos cromados, tons de preto e prata. Os interiores combinam a sofisticação minimalista e materiais nobres como madeira e couro.
Com uma extensão de mais de 930 mil m², o bairro de luxo fica situado na região de Meydan e está em fase de construção. O Binghatti City é projetado para ser concluído em fases, com previsão de entrega total até 2029.
O complexo contará ainda com áreas culturais, instalações esportivas e centros comerciais, permitindo uma vida autossuficiente aos moradores.


Arquitetura
Por dentro de rancho de luxo de R$ 63 milhões em Montana
Uma mansão em estilo rancho em Montana, nos Estados Unidos, surpreende pelos interiores espaçosos. Vendida recentemente por 12 milhões de dólares (R$ 63 milhões, em valores convertidos na cotação atual), a casa está situada em um terreno de 52,4 hectares às margens do rio Rock Creek, um riacho de trutas, ideal para pesca.
Arquitetura
Casa MD / Oficina de Projetos Oba (OPO)

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para a casa MD se desenvolve em torno de um importante átrio que conecta visualmente todos os ambientes da residência. A integração e intersecção de usos proporcionada pelo vazio, desde as primeiras conversas com os clientes, deveria refletir a dinâmica familiar priorizando os espaços de convívio.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura7 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


