Arquitetura
Exposição da Casa Vogue no Parque Global Cultural revisita os últimos 50 anos do design nacional | Marcas Parceiras
As mudanças que marcaram a história do Brasil nos últimos 50 anos vão além de aspectos culturais, sociais, políticos e econômicos do país: elas também se materializam no mobiliário que habita os nossos lares. De peças de mestres do design brasileiro a criações de novos nomes que ganham terreno nesse métier, inúmeros os móveis, luminárias e objetos fazem parte desta linha do tempo.
No ano em que a Casa Vogue e a incorporadora Bueno Netto completam cinco décadas, as comemorações se encontram em uma exposição que celebra a riqueza deste legado no Parque Global Cultural. O espaço, que fica no próprio Parque Global – o maior bairro planejado da América Latina, idealizado pelo Bueno Netto – vai exibir 50 peças da mostra Fronteiras do Design. Com curadoria da redação, a exibição revisita os anos 1975 até 2025 por meio de obras de nomes como Carlos Motta, Oscar Niemeyer e Ruy Ohtake.

“É como uma caminhada por todas essas décadas. O público poderá passar de uma para outra e ver todas as diferenças que elas têm. Por exemplo, o design dos anos 1970, 80 e 90 era menos consciente, então tivemos a preocupação de trazer também muitas peças contemporâneas, que olham mais para a questão da sustentabilidade”, explica a diretora de estilo da Casa Vogue, Adriana Frattini.
De acordo com Adriana, a escolha do tema se deu pela possibilidade de explorar as inúmeras facetas que são parte dessa história. No âmbito físico, elas podem ser interpretadas como o perímetro que delimita os 218 mil metros quadrados da verdadeira cidade que é o Parque Global, um projeto que contará, além de apartamentos, com hospital, shopping, restaurantes e um centro de ensino. No âmbito histórico, elas podem ser vistas a partir das transformações e tendências que se desenrolaram ano após ano.
“Pensar nessa diversidade criou, de certa forma, uma unidade. Gosto de fazer uma analogia com a biodiversidade das nossas florestas, onde as espécies convivem em harmonia e se nutrem reciprocamente. Aqui, as diferenças somam e criam um cenário curioso e inusitado que convida a novas propostas”, pontua.
No dia 29 de maio, a Casa Vogue e o Bueno Netto recebem convidados para o coquetel de abertura. A exposição Fronteiras do Design ficará aberta para visitação do público de 30 maio até 29 de junho no Parque Global Cultural: Marginal Pinheiros, 14.500 – Jardim Fonte do Morumbi, São Paulo.
Arquitetura
Casa RDS / Luiz Paulo Andrade Arquitetos

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Da diplomacia à vida familiar contemporânea. Reinventando um projeto de Vanguarda, a Casa RDS passou por uma notável transformação, unindo história e modernidade em um projeto de reforma inovador. A residência foi originalmente projetada nos anos 1960, pelo arquiteto carioca Américo R. Campello, para ser a morada do Cônsul Britânico em São Paulo, e posteriormente adaptada a fim de ser o Consolado da Inglaterra na década de 1980. Atualmente, ressurge como um lar sofisticado para uma família do século XXI. O projeto de Campello, cuja estrutura foi considerada inovadora para a época, foi descaracterizado por conta de alterações ao longo dos anos. Nosso objetivo de projeto passou a ser reforçar a volumetria original, através da recuperação dos amplos e belos balanços, além de ampliar os espaços internos.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa MJ / majo | ArchDaily Brasil

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
250 m²
Ano:
2021
Fabricantes: Deca, Drenaltec, Luchi Esquadrias em Alumínio, Marmoraria Valinhos, Portobello, Solo Revestimentos, Teceart Móveis e Planejados

Descrição enviada pela equipe de projeto. Nossa casa foi pensada para ser muito mais do que apenas um local para viver; ela é uma extensão de quem somos. O conceito de integração entre os espaços foi um dos nossos maiores focos, permitindo uma convivência contínua e harmônica entre os ambientes internos e externos. Utilizamos materiais naturais, como a madeira, o concreto e o tijolo, que trazem autenticidade e aconchego ao projeto, sem perder o toque contemporâneo.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa Colibri / Estudio Libre MX

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
376 m²
Ano:
2025

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada ao sul da Cidade do México, esta casa foi projetada com o objetivo de acolher encontros e eventos, oferecendo um espaço de convivência e lazer familiar, tendo a piscina como eixo central do projeto.

-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


