Conecte-se conosco

Arquitetura

Fachada envidraçada: o que saber antes de optar por uma

Publicado

sobre




Condições climáticas e orientação solar da fachada estão entre os pontos a serem observados ao optar por uma fachada envidraçada Caracterizada pelo uso predominante do vidro como elemento principal do fechamento externo de um edifício, seja ele residencial ou não, a fachada envidraçada tem na transparência, leveza estética e conexão visual entre o interior e o exterior seus grandes diferenciais.
“Elas representam mais do que estética, refletem uma busca por conexão, transparência e sustentabilidade nos projetos. Quando bem especificadas, aliam beleza, conforto e desempenho”, observa o arquiteto Cadu Mayresse, sócio do escritório Mayresse Arquitetura.
LEIA MAIS
Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para o seu projeto
O que observar antes de escolher uma fachada envidraçada
As fachadas envidraçadas apresentam diversas vantagens, dentre as quais destacam-se o aproveitamento da luz natural, a sensação de amplitude, leveza arquitetônica, valorização estética, modernidade e a integração visual com o entorno.
Porém, antes de optar por uma, é preciso observar alguns pontos, como as condições climáticas locais e até mesmo a orientação da fachada. “Deve-se realizar uma análise climática do local, observando incidência solar, ventos, temperatura. A eficiência energética é outro ponto a ser considerado, pois isso determinará se haverá necessidade de vidros com controle solar ou insulados; a manutenção futura também deve ser pensada, já que fachadas de vidro exigem planejamento para limpeza”, explica Cadu.
Ainda segundo o arquiteto, quando não projetadas corretamente, o uso das fachadas envidraçadas pode resultar em ganho excessivo de calor, gerando desconforto térmico, além de reflexos ou ofuscamento.
Cor e textura da fachada envidraçada
A cor e a textura do vidro também devem ser observadas com atenção. Isso porque elas interferem diretamente tanto na estética quanto no desempenho térmico e lumínico.
“Vidros refletivos, fumê, verdes ou azuis ajudam no controle solar, além de oferecer privacidade. Texturas como serigrafias ou vidros acidatos podem reduzir ofuscamento e adicionar um aspecto sofisticado”, diz o profissional.
A seguir, inspire-se com mais ideias de casas com fachada envidraçada:
1. Clássico da arquitetura
A Casa de Vidro, de Lina Bo Bardi, é um marco da arquitetura modernista no Brasil
Paulo Fridman/Corbis via Getty Images
Erguida em 1951 na então arborizada região do Morumbi, em São Paulo, a icônica Casa de Vidro consagrou-se como um marco inaugural do modernismo brasileiro e expressão máxima da linguagem arquitetônica de Lina Bo Bardi. Foi neste refúgio envidraçado, suspenso com leveza sobre esbeltos pilotis, que Lina e seu marido, o crítico e marchand Pietro Maria Bardi, habitaram por cerca de quatro décadas. Imersa na vegetação que a envolve, a residência dissolve as fronteiras entre o construído e o natural, instaurando um delicado diálogo entre o abrigo humano e a paisagem tropical. A transparência das fachadas não apenas exalta a integração com o entorno, como também expõe a casa às nuances do clima, num gesto de abertura sensível ao mundo exterior.
2. Natureza integrada
Casa Terras Altas, projeto da Mayresse Arquitetura
Divulgação Mayresse Arquitetura
Segundo Cadu Mayresse, na Casa Terras Altas, o uso da fachada envidraçada teve como principal objetivo valorizar ao máximo a transparência, que permite que a paisagem se torne parte do projeto, trazendo a natureza e a luz do entardecer para dentro da residência, transformando esses elementos no grande destaque da arquitetura.
+ Casas de vidro: 10 projetos para se encantar
3. Vista livre
Casa projetada por João Conrado e Gabriel Ceravolo, do escritório Conrado Ceravolo
Divulgação Conrado Ceravolo
Projetada por João Conrado e Gabriel Ceravolo, do escritório Conrado Ceravolo, a Casa Silvestre usa a fachada envidraçada como um recurso para ampliar a conexão entre interior e exterior. Os amplos planos envidraçados revelam a mata, o horizonte e a topografia local, transformando a natureza em parte da experiência cotidiana dos moradores.
4. Luz natural
Casa projetada pelo escritório Deborah Roig Arquitetos Associados
Favaro Jr
Toda envidraçada, a varanda da casa projetada pelo escritório Deborah Roig Arquitetos Associados, no interior de São Paulo, se integra visualmente à natureza que a cerca.
5. Arquitetura refinada
Casa assinada por Claudio Bernardes
Leonardo Finotti/Divulgação
Erguida em 1999 em um condomínio de Paraty, no litoral fluminense, a Casa da Asa, assinada por Claudio Bernardes, revela-se como uma síntese primorosa entre forma, função e contexto. Com estrutura em aço, caixilhos de madeira e forro de palha natural, a residência adapta-se com elegância às diretrizes de ocupação locais e aos anseios dos proprietários. Para isso, sua planta molda-se organicamente ao perímetro irregular do terreno, solução que culmina na marcante cobertura em formato de asa-delta — traço emblemático que batiza a morada. Este projeto integra o conjunto de obras concebidas ao longo da frutífera colaboração entre o arquiteto e Paulo Jacobsen.
6. Panos de vidro
Projetada pelo escritório Anacapa, a casa parece repousar com naturalidade sobre a encosta íngreme
Erin Feinblatt/Divulgação
As imponentes montanhas de Santa Bárbara, na Califórnia, já oferecem por si só uma paisagem de beleza estonteante. Ainda assim, esta residência à beira-mar eleva tal exuberância a um novo patamar. Projetada pelo escritório Anacapa, a casa parece repousar com naturalidade sobre a encosta íngreme, fundindo-se com o terreno em um gesto de harmonia absoluta com o ambiente. Generosos panos de vidro substituem as paredes tradicionais, dissolvendo os limites entre interior e exterior e emoldurando, como quadros vivos, as vistas arrebatadoras do litoral californiano. Pensada para causar o mínimo impacto visual e ambiental, a construção se projeta de forma sutil sobre as rochas por meio de amplos decks, convidando os moradores a uma imersão sensorial e contemplativa na paisagem ao redor.
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Revistas Newsletter



Fonte: Casa Vogue

Arquitetura

Teatro Doris Duke / Mecanoo

Publicado

sobre


Teatro Doris Duke / Mecanoo - Fotografia de ExteriorTeatro Doris Duke / Mecanoo - Imagem 3 de 25Teatro Doris Duke / Mecanoo - Imagem 4 de 25Teatro Doris Duke / Mecanoo - Imagem 5 de 25Teatro Doris Duke / Mecanoo - Mais Imagens+ 20