Arquitetura
Galeria Nova Contemporary / Skarn Chaiyawat

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
494 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Danpal

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Nova Contemporary é uma galeria de arte contemporânea dedicada ao apoio a artistas do Sudeste Asiático, com foco particular na Tailândia. Além de atuar como plataforma para a aquisição e a venda de obras dos artistas representados, a galeria é aberta ao público e oferece acesso gratuito às suas exposições rotativas.

Localizada na área de Samyan, a Nova Contemporary situa-se na interseção entre o tecido urbano antigo e o novo de Bangkok. O entorno é marcado por edifícios corporativos contemporâneos, uma universidade, templos e fileiras de casas comerciais ao longo da via. A galeria ocupa uma casa comercial renovada de cinco pavimentos, composta por duas unidades adjacentes. Com o objetivo de preservar o caráter do edifício e a atmosfera de Bangkok, os arquitetos optaram por manter a estrutura existente e os principais elementos arquitetônicos, como o piso de terrazzo, as maçanetas e os corrimãos. Apenas intervenções essenciais foram introduzidas, incluindo paredes de gesso branco para a exposição das obras, acabamentos de superfície necessários e sistemas prediais.

Em planta, o edifício é organizado em duas zonas principais. O lado sul, voltado para a Rua Si Phraya, concentra os principais espaços funcionais, incluindo as galerias de exposição, uma sala de visualização privada e as áreas administrativas. O lado norte abriga a circulação principal, preservando a escada original, além de outras áreas de serviço.


A entrada principal é feita por um pequeno beco — um vazio aberto entre fileiras de casas comerciais — que conduz os visitantes da via principal a um corredor estreito, evocando o caráter autêntico de Bangkok. A fachada voltada para esse lado apresenta grandes painéis deslizantes de policarbonato. Durante as exposições, essas aberturas passam a funcionar como varandas, conectando visual e socialmente pessoas em diferentes pavimentos e permitindo que se vejam, conversem e interajam entre si.



A galeria principal no térreo configura-se como um espaço de pé-direito duplo. A porta giratória voltada para a Rua Si Phraya não apenas facilita o transporte de obras de grande escala e introduz luz natural na galeria, como também funciona como vitrine para os transeuntes, ao mesmo tempo em que emoldura as vistas da cidade para os visitantes no interior. Em contraste, a galeria do terceiro pavimento possui pé-direito convencional, com aberturas altas que permitem apenas a entrada de luz suave e difusa. Esse espaço pode, ocasionalmente, ser adaptado para exposições de vídeo que exigem condições de baixa luminosidade.


Além de seu papel como instituição dedicada ao apoio e à promoção de artistas emergentes, a Nova Contemporary busca aproximar a arte da comunidade ao seu redor e criar uma experiência memorável para os visitantes. Em vez de atuar apenas como um fundo neutro para a exposição das obras, a galeria assume um caráter próprio, impregnado pelo espírito de Bangkok.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa MD / Oficina de Projetos Oba (OPO)

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para a casa MD se desenvolve em torno de um importante átrio que conecta visualmente todos os ambientes da residência. A integração e intersecção de usos proporcionada pelo vazio, desde as primeiras conversas com os clientes, deveria refletir a dinâmica familiar priorizando os espaços de convívio.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa Las Margaritas / Trópico Arquitectura

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto consiste na intervenção em uma casa tradicional antioquenha, localizada no sudoeste do estado colombiano, em um território montanhoso e de clima quente.

Arquitetura
Jardim de Infância Kinder Rain / AACM – Atelier Architettura Chinello Morandi

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Um jardim de infância primordial, moldado pelo espírito do lugar e pelas emoções da criança. Um espaço simultaneamente protegido e onírico, seguro e aberto às maravilhas. Uma pequena aldeia: um conjunto abstrato de volumes piramidais articulados por pátios abertos. Uma escola vermelha, quente e acolhedora, que se eleva entre as árvores, aninhada no verde.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura7 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


