Arquitetura
Gibi da Turma da Mônica vira material escolar sobre arquitetura no Paraná
O Instituto Maurício de Sousa desenvolveu um gibi especial da Turma da Mônica em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU-PR) para abordar o universo da profissão para as aulas do projeto CAU Educa.
Nos próximos dias serão impressos 100 mil exemplares da história em quadrinhos exclusiva, que serão distribuídos, a partir de agosto, para milhares de alunos de escolas paranaenses e em ações sociais desenvolvidas pelo instituto por todo o país.
A história terá como personagem principal a mãe da Mônica, Dona Luísa. Além de dona de casa, ela também atua como arquiteta e urbanista.
Junto ao gibi, outra cartilha, com atividades e jogos que destacam a profissão, também será desenvolvida para as crianças. O livro será ilustrado com os personagens da Turma da Mônica, além de ter caça-palavras, labirinto, jogo dos erros, cruzadinha e desenhos para colorir.
A parceria do CAU/PR com o Instituto Mauricio de Sousa e a Unesco para o desenvolvimento do gibi da Turma da Mônica sobre Arquitetura e Urbanismo faz parte de uma série de atividades inéditas par conscientizar a sociedade sobre a importância dos profissionais da Arquitetura para o desenvolvimento de cidades mais humanas e inclusivas, pontua o presidente do Conselho, Milton Zanelatto.
CAU Educa
O CAU Educa já esteve em dezenas de escolas no Paraná e atendeu milhares de crianças entre 6 e 10 anos.
Com aulas lúdicas, que duram cerca de uma hora, os alunos do ensino fundamental conhecem a importância da arquitetura e urbanismo para a saúde das pessoas e
para o desenvolvimento das cidades.
“As crianças precisam crescer entendendo que é possível mudar para melhor o ambiente onde vivemos. Elas podem ser os agentes de transformação. As aulas são divertidas e têm muita interação, já que o público infantil é muito curioso”, afirma o gerente de Fiscalização do CAU-PR, Gesse Lima, que também é professor do curso.
São usados blocos de montar, papel, caneta, tesoura e até macarrão para a montagem de um bairro de maquete. É ensinado ainda a importância do sol para as construções.
“Nós apagamos as lâmpadas da sala de aula e fazemos de conta que o sol é a luz da lanterna do celular. Segurando o telefone, fazemos alguns movimentos com as mãos e explicamos a posição do nosso principal astro no inverno, no verão e nas outras estações do ano. Só com isso, por exemplo, os pequenos já conseguem entender como a luz solar é fundamental para as habitações e interfere especialmente na qualidade de vida das pessoas”, explica Lima.
Os óculos de realidade virtual também fazem parte das aulas, proporcionando aos alunos um passeio online por diferentes cidades do mundo, sendo possível conhecer a Disney e as Pirâmides do Egito na mesma hora, por exemplo.
“A gente sabe que muitas dessas crianças não podem visitar esses locais presencialmente, então o passeio online acaba se tornando uma experiência muito positiva”, completa Lima.
O projeto também foi considerado alinhado ao projeto da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) pelo escritório da entidade no Brasil.
*Publicado por Douglas Porto, da CNN
Fonte: CNN Brasil
Arquitetura
Esta vila de apenas 400 habitantes já foi o grande paraíso dos artistas espanhóis
Delgado, hoje considerado um dos maiores representantes do expressionismo espanhol, deixaria registrado o nome de todos os que viveram neste refúgio de artistas, com anotações como “Enrique Azcoaga, caminhante solitário e poeta autor de vários poemas sobre o povoado”; ou “Frank Mendoza, escritor surpreendente e inesperado”, para concluir que “Todos pintaram aqui, escreveram, passearam, encontraram-se e espalharam seu entusiasmo. Foi um momento surpreendente, dificilmente repetível, que deixou em nossas almas melancolia e saudade de um tempo tão próximo e já distante.”
Arquitetura
Nova Prefeitura de Scharrachbergheim / AL PEPE architects

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
300 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Artemide, Briqueterie Lanter, FARO Barcelona, Fils, Hoppe, Modelec, Auson

Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova prefeitura de Scharrachbergheim, uma pequena vila da Alsácia, busca horizontalidade e transparência para se integrar ao magnífico entorno arborizado. A malha estrutural externa em madeira afirma o caráter público do edifício e garante uma estética atemporal. O tom escuro e aveludado do piche de pinho que protege a madeira, junto às proporções refinadas dos pilares, dialogam tanto com o enxaimel tradicional da vila quanto com as árvores do sítio. O revestimento em malha expandida de aço corten confere à fachada uma aparência quase têxtil e remete às tonalidades da pedra local (arenito dos Vosges), muito presente no núcleo histórico. O conjunto é contemporâneo e, ao mesmo tempo, enraizado; rigoroso, mas delicado — como se sempre tivesse feito parte do lugar.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Cobertura no 80º andar de edifício tem vista para quatro estados nos EUA; fotos
Situada no 80º andar do edifício Mandarin Oriental, em Nova York, a cobertura do imóvel luxo chama a atenção pelas vistas do horizonte. Localizado em um ponto estratégico, o imóvel proporciona que sejam observados quatro estados norte-americano: Manhattan, Connecticut, Nova Jersey e Pensilvânia.
Ocupando um andar inteiro com amplos espaços de convivência e entretenimento, o apartamento tem cinco quartos e oito banheiros. Com 743 m² no total, o imóvel conta com uma sala de estar de 140 m². Janelas do chão ao teto circundam o espaço em formato de losango.
O apartamento conta um escritório e uma sala de jantar, ambos com vista para todo o Central Park, e a cozinha de 14 metros de comprimento, configurada em torno de uma ilha. Sala de café da manhã, lavanderia, copa com duas adegas climatizadas e sala de lareira estão entre os ambientes.

A suíte principal ocupa toda a lateral sul do apartamento e conta com um quarto de 8,8 metros de comprimento, dois closets e banheiros, copa e sala de segurança.

Os outros quatro quartos — para familiares e hóspedes — ficam na ala oeste do imóvel, cada um com banheiro privativo. Uma sala multimídia — para assistir a filmes e TV — também pode ser convertida em um quarto.

Os moradores dispõem de regalias dignas de hotel, como serviço de quarto, tratamentos de spa, estacionamento com manobrista e uma piscina coberta de 23 metros.









-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


