Arquitetura
Integração e natureza definem apartamento de 275 m² em São Paulo

Integrar a varanda à sala sem perder a organização foi o ponto de partida para o projeto de 275 m² assinado por Alessandra Riera, à frente do escritório Ar.kitekt Associados, em São Paulo. A moradora, que desejava uma casa para receber com conforto sem abrir mão de materiais naturais, buscava conexão entre os ambientes marcados por madeira escura, pedra moledo e uma paleta orgânica com verde, terracota e off-white.
LEIA MAIS
Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para seu projeto
No detalhe do quarto, a cachorrinha da família
Ruy Teixeira/divulgação
A proposta se traduz nos acabamentos e soluções espaciais que definem o clima do projeto: o sofá-ilha organiza dois núcleos de estar; a porta de correr embutida no painel integra ou isola o home theater; a porta ripada permite que a copa funcione como extensão da sala de jantar; e a cozinha, de fórmica verde, dialoga com a sala de almoço por meio de uma porta guilhotina prática no cotidiano. Na área íntima, a suíte principal aposta na madeira, enquanto o quarto da filha tem tons de cinza e rosa e desenho delicado.
+ Apartamento mostra como usar cores em lugares inusitados
Estante de madeira cabreúva com desenho da Ar.kitekt e execução da Marcenaria Ono, nicho de Neolith Pietra di Osso, da Neolith, mesa de centro Luca Oval, de Isabelle de Mari, da Olho Móveis Autorais, lareira ecológica da Ecofireplace e coleção de objetos de artistas brasileiros
Ruy Teixeira/divulgação
Nicho da Sayerlack e centro de mesa e vaso Cangaço, de Iludi para a Dpot Objetos
Ruy Teixeira/divulgação
Detalhe da cadeira da Olho Móveis Autorais
Ruy Teixeira/divulgação
+ Sem reboco: reforma em apartamento de 125 m² expõe estrutura de concreto
O mobiliário segue a mesma direção: no living, convivem peças de Estúdio Rain, Isabelle de Mari, Larissa Diegoli, Fernando Jaeger e Jader Almeida, entre outros designers. A estante de madeira cabreúva, desenvolvida pela Ar.kitekt e executada pela Marcenaria Ono, aparece como elemento central.
+ Casal de arquitetos revela o segredo para projetar o próprio apartamento com harmonia
No home theater, sofá da Breton e almofadas da Codex Home
Ruy Teixeira/divulgação
Cadeiras da Lóeil, luminária da Lumini, e mesa desenhada pela Ar.kitekt e executada pela Marcenaria Ono
Ruy Teixeira/divulgação
Na área gourmet, destaque para a parede de pedra moledo
Ruy Teixeira/divulgação
Cadeira de Bruno Carvalho, na +55 Design, obra e cerâmica de Mitushi, e paredes na cor Papel de Seda, da Suvinil
Ruy Teixeira/divulgação
Painel de cabreúva, aparador da Sayerlack, obra de Claudio Solferini, luminária de Lina Bo Bardi, na Lumini, centro de mesa da Dpot Objetos, peça de Domingos Tórtora e cadeiras da L’Oeil
Ruy Teixeira/divulgação
No living, sofá da Micasa, mesas Porto, do Estúdio Rain, na Novo Ambiente, tapete Banana Mix, da Phenicia Concept, objetos decorativos da LS Selection, estante da Ar.kitekt com execução da Marcenaria Ono, nicho para lareira da Neolith
Ruy Teixeira/divulgação
No quarto do casal, arandela e abajur Melampo, da Dimlux, poltrona Proinha, de Fernando Jaegger, tapete da Phenicia Concept, e almofadas da Codex Home
Ruy Teixeira/divulgação
A arte arremata os cenários. Entre cerâmicas e esculturas, a morada abriga peças de Clarissa Schneider, Alice Felzenswalb, Vanessa Salomé, Isadora Mourão, Lucas Viola, Hanna Englund, Micaella Alcântara, Domingos Tótora e Mitushi. A curadoria cresceu até compor um acervo expressivo de arte brasileira, materializando cada um dos desejos de quem habita os espaços.
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Fonte: Casa Vogue
Arquitetura
Esta vila de apenas 400 habitantes já foi o grande paraíso dos artistas espanhóis
Delgado, hoje considerado um dos maiores representantes do expressionismo espanhol, deixaria registrado o nome de todos os que viveram neste refúgio de artistas, com anotações como “Enrique Azcoaga, caminhante solitário e poeta autor de vários poemas sobre o povoado”; ou “Frank Mendoza, escritor surpreendente e inesperado”, para concluir que “Todos pintaram aqui, escreveram, passearam, encontraram-se e espalharam seu entusiasmo. Foi um momento surpreendente, dificilmente repetível, que deixou em nossas almas melancolia e saudade de um tempo tão próximo e já distante.”
Arquitetura
Nova Prefeitura de Scharrachbergheim / AL PEPE architects

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
300 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Artemide, Briqueterie Lanter, FARO Barcelona, Fils, Hoppe, Modelec, Auson

Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova prefeitura de Scharrachbergheim, uma pequena vila da Alsácia, busca horizontalidade e transparência para se integrar ao magnífico entorno arborizado. A malha estrutural externa em madeira afirma o caráter público do edifício e garante uma estética atemporal. O tom escuro e aveludado do piche de pinho que protege a madeira, junto às proporções refinadas dos pilares, dialogam tanto com o enxaimel tradicional da vila quanto com as árvores do sítio. O revestimento em malha expandida de aço corten confere à fachada uma aparência quase têxtil e remete às tonalidades da pedra local (arenito dos Vosges), muito presente no núcleo histórico. O conjunto é contemporâneo e, ao mesmo tempo, enraizado; rigoroso, mas delicado — como se sempre tivesse feito parte do lugar.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Cobertura no 80º andar de edifício tem vista para quatro estados nos EUA; fotos
Situada no 80º andar do edifício Mandarin Oriental, em Nova York, a cobertura do imóvel luxo chama a atenção pelas vistas do horizonte. Localizado em um ponto estratégico, o imóvel proporciona que sejam observados quatro estados norte-americano: Manhattan, Connecticut, Nova Jersey e Pensilvânia.
Ocupando um andar inteiro com amplos espaços de convivência e entretenimento, o apartamento tem cinco quartos e oito banheiros. Com 743 m² no total, o imóvel conta com uma sala de estar de 140 m². Janelas do chão ao teto circundam o espaço em formato de losango.
O apartamento conta um escritório e uma sala de jantar, ambos com vista para todo o Central Park, e a cozinha de 14 metros de comprimento, configurada em torno de uma ilha. Sala de café da manhã, lavanderia, copa com duas adegas climatizadas e sala de lareira estão entre os ambientes.

A suíte principal ocupa toda a lateral sul do apartamento e conta com um quarto de 8,8 metros de comprimento, dois closets e banheiros, copa e sala de segurança.

Os outros quatro quartos — para familiares e hóspedes — ficam na ala oeste do imóvel, cada um com banheiro privativo. Uma sala multimídia — para assistir a filmes e TV — também pode ser convertida em um quarto.

Os moradores dispõem de regalias dignas de hotel, como serviço de quarto, tratamentos de spa, estacionamento com manobrista e uma piscina coberta de 23 metros.









-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


