Arquitetura
Jardim de Infância Ciales / Toro Arquitectos


Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado em um promontório cênico em Ciales, Porto Rico, este projeto representa a transformação de uma antiga casa funerária em um espaço dinâmico e centrado na comunidade. O Jardim de Infância de Ciales satisfará uma necessidade imediata de educação infantil na cidade e nos municípios vizinhos na região central de Porto Rico. Quarenta e oito crianças se beneficiarão desta nova instalação. Além disso, proporcionará emprego para professores, diretores e pessoal de apoio. O cliente irá realocar seus escritórios em Porto Rico, do município mais remoto de Utuado para esta nova instalação, de fácil acesso.

Terreno – O local, situado acima do vale do rio Manatí e aninhado sob os imponentes penhascos da região oferece uma vista impressionante da paisagem natural. Localizada ao norte da cidade de Ciales, ao longo da Rota PR 149, a região é conhecida por sua topografia marcante, que exerce uma influência fundamental no projeto da nova pré-escola e dos espaços de escritório.

Condições Existentes – A estrutura existente, uma antiga casa funerária sem importância arquitetônica, foi reaproveitada para acomodar os escritórios. Eliminamos todos os elementos decorativos superficiais do volume existente, reforçando sua função como “edifício de fundo” e permitindo que a nova escola assumisse o papel de protagonista.


Estratégia de Projeto – Dadas as desafiadoras condições do local, percebemos rapidamente que a nova pré-escola precisava ser uma edificação emblemática, que respondesse às vistas de quase 360 graus e possuísse força para ofuscar o existente, o volume sem relevância do local. Para alcançar isso, concebemos a nova pré-escola como uma estrutura panóptica, em forma de disco, em concreto aparente. A edificação é dividida em doze segmentos iguais, com um parque infantil central que serve como um espaço seguro e aberto para os pequenos.


Essa estratégia não apenas responde à beleza natural do local, mas também promove um ambiente seguro, envolvente e funcional para as crianças e a equipe. O novo volume está estrategicamente alinhado ao longo de um eixo lateral da estrutura existente.

A ideia irônica de uma casa funerária se transformar em um centro de desenvolvimento infantil esteve sempre presente ao longo do processo de projeto. Ao decidirmos por um desenho circular para distinguir a escola do volume existente, criando um diálogo entre os dois, percebemos que a forma circular havia, inadvertidamente, se tornado uma metáfora para o ciclo da vida.


Planta Baixa da Pré-Escola – O pátio permite que cuidadores e professores mantenham linhas de visão sobre toda a escola, garantindo supervisão eficiente desde qualquer ângulo. Aproveitando o clima de Porto Rico, a circulação ocorre ao ar livre, enquanto as amplas marquises oferecem proteção contra a chuva e sombra, reduzindo a necessidade de ar-condicionado.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Geração aluguel? Estudos mostram como a geração Z encara o morar
O desejo pela casa própria permanece forte porque a propriedade ainda simboliza segurança, estabilidade e proteção frente a incertezas econômicas. Além disso, nossa pesquisa mostra que a flexibilidade valorizada no presente não elimina aspirações de longo prazo, mas convive com elas. Em geral, a casa própria aparece mais como um projeto futuro do que imediato: algo a ser conquistado quando houver maior estabilidade financeira e profissional. Assim, o aluguel e a mobilidade funcionam como estratégias temporárias. Mas há uma contradição: esses jovens estão preferindo gastar com experiências efêmeras no presente, especialmente viagens, podendo, assim, não estar consolidando poupança suficiente para adquirir a moradia própria no futuro, perpetuando um ciclo vicioso que dificulta a compra”, analisa o professor.
Arquitetura
Centro de Cuidados Paliativos Bagchi Karunashraya / Mindspace

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
12000 m²
Ano:
2024
Fabricantes: Century, Delianate Facade system, Featherlite Furniture, Hattich, Havells, Hindware, Jaquar, Listo Paints, MYK, Merino, Somany Tile, welspun

Descrição enviada pela equipe de projeto. Bagchi Karunashraya, que significa “Morada da Compaixão”, é uma instalação de cuidados paliativos localizada em Bhubaneswar, Odisha, dedicada a oferecer cuidados gratuitos e de qualidade a pacientes com câncer em estágio terminal. O centro constitui uma resposta compassiva ao cuidado no fim da vida, profundamente enraizada na filosofia: “Onde não há cura, há cuidado.” Trata-se de um lugar onde arquitetura, natureza e dignidade humana convergem para criar um ambiente de acolhimento e cuidado.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Residência RDJ / Jacobsen Arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um grande declive, em meio a uma reserva florestal, o projeto da Residência RDJ buscou mimetizar topograficamente o terreno no qual se insere. O objetivo era criar uma casa que, à primeira vista, parecesse térrea, mas que fosse lentamente se desdobrando através do subsolo e de outros pavilhões que compõem o percurso da sua descida.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


