Conecte-se conosco

Tecnologia

Justiça manda Apple liberar apps fora de sua loja; empresa vai recorrer

Publicado

sobre



SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Uma decisão do TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região) determinou que Apple libere a instalação de apps de fora da sua loja no Brasil. Determinação concorda com decisão do Cade, que Apple tinha entrado com mandado de segurança. A empresa diz que vai recorrer.

Decisão foi emitida na quarta-feira pelo juiz Pablo Zuniga, e determina que Apple permita que usuários instalem apps de fora da sua loja em 90 dias. As informações são do jornal Valor Econômico.

O TRF-1 confirma uma decisão da Superintendência do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), do fim do ano passado, que pedia o mesmo à empresa. Ação não foi adiante, pois companhia entrou com um mandado de segurança.

Zuniga argumenta que a empresa já fez isso em outros países, e que não houve “impacto ou dano irreparável ao seu modelo de negócio”.

Na Europa, a Apple abriu sua plataforma para outras lojas. Por lá, por exemplo, a companhia reclamou recentemente ela distribuição do primeiro app pornô para iPhone por meio da AltStore. A empresa disse que estava “profundamente preocupada com os riscos de segurança que aplicativos pornográficos hardcore desse tipo criam para usuários da União Europeia, especialmente crianças”.

Origem do processo no Brasil é uma ação do Mercado Livre contra a Apple, iniciada em 2022. A empresa de varejo acusa a gigante de tecnologia de abusar de sua posição dominante no mercado de aplicativos. A reclamante argumenta que regras da Apple impedem a oferta de serviços de streaming de vídeo e música.

Em nota, a Apple diz que vai recorrer e que está preocupada com as medidas sugeridas pelo Cade. “Estamos preocupados que as medidas provisórias propostas pelo Cade possam prejudicar a privacidade e a segurança de nossos usuários e pretendemos apelar da decisão”.



Fontes: Notícias ao Minuto

Tecnologia

Apple se une a grife que vestiu Jobs e lança bolsa de R$ 1.200 para iPhone

Publicado

sobre


SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Décadas depois de Steve Jobs adotar o icônico suéter preto criado pelo estilista japonês Issey Miyake, a Apple decidiu formalizar uma parceria inédita com a grife.

As marcas lançaram na sexta-feira (14) o iPhone Pocket, uma bolsa transversal de tecido plissado pensada para transportar o celular ou outros itens pequenos. Disponível em países selecionados, mas não no Brasil, o produto custa US$ 149,95 (cerca de R$ 800, sem considerar impostos) na versão de alça curta e US$ 229,95 (R$ 1.225) na versão com alça longa.

O acessório foi criado no Japão em parceria com o Apple Design Studio e é inspirado no conceito de “um único tecido” por trás das peças da marca.

A colaboração resgata um elo histórico com Jobs, cofundador da Apple morto em 2011. Em 1981, ele conheceu Miyake e, segundo sua biografia escrita por Walter Isaacson, se encantou com o design funcional da marca de roupas a ponto de tentar implementar uniformes para toda a equipe da Apple.

A ideia naufragou, mas a amizade continuou, e Miyake criou o suéter de gola alta que Jobs vestiu por anos em eventos da empresa. Esta é a primeira vez, contudo, que as duas marcas lançam uma colaboração.

Além de reforçar a tendência das alças para celulares, o lançamento também ocorre em meio à presença cada vez mais forte de parcerias entre vestuário e produtos de tecnologia.

A Meta, por exemplo, produz seus óculos inteligentes em parceria com a Oakley e a Ray-Ban, da EssilorLuxottica; a Motorola tem modelos de celulares e fones de ouvido decorados com cristais Swarovski; e a própria Apple vende pulseiras da Nike e da Hermès para o Apple Watch.

A recepção do iPhone Pocket, no entanto, foi inicialmente mista nas redes sociais, negativa pelo preço, considerado alto até para padrões americanos, e positiva pela parceria inédita com uma marca admirada no mundo da moda.

Em setembro, o lançamento do iPhone 17 também foi acompanhado pela estreia de uma alça transversal padrão que se acopla a uma capa de proteção. Disponível no Brasil, o produto custa R$ 719 ou US$ 60 nos EUA.

Por aqui, há alternativas mais acessíveis para acessórios do tipo, que vêm se popularizando. Na Amazon, por exemplo, é possível encontrar produtos semelhantes por menos de R$ 50. A Ovvi, marca de acessórios da Vivo, oferece uma opção por R$ 199.

O iPhone Pocket, em parceria com a grife, é feito de um tecido elástico, com textura rugosa inspirado na linha Pleats Please. Ele pode ser usado na mão, preso a uma bolsa ou no corpo, como uma espécie de pochete.

A Apple diz que a paleta de cores foi desenvolvida para combinar com qualquer modelo de iPhone. O produto será vendido na França, China, Itália, Reino Unido, Estados Unidos, Japão, Singapura e Coreia do Sul.

Empresa chinesa começa produção em massa de robôs humanoides; assista

Walker S2, da Ubtech, tem fabricação em série para atender pedidos na província de Guangdong; empresa diz que primeira etapa da produção será voltada apenas para uso industrial

Folhapress | 16:00 – 17/11/2025



Fontes: Notícias ao Minuto

Continue Lendo

Tecnologia

The Game Awards anuncia indicados, de ‘Death Stranding’ a ‘Donkey Kong’

Publicado

sobre



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Game Awards revelou nesta segunda-feira (17) os indicados da edição de 2025, com “Clair Obscur: Expedition 33” liderando a disputa com 12 nomeações -o maior número já registrado na história da premiação. Ao todo, 102 jogos, estúdios, profissionais e produções concorrem em diversas categorias que celebram os destaques da indústria neste ano.

Entre os concorrentes a jogo do ano estão títulos como “Death Stranding 2: On the Beach”, “Donkey Kong Bananza”, “Hades 2”, “Hollow Knight: Silksong” e “Kingdom Come: Deliverance 2”. A premiação também destaca adaptações de franquias de games para cinema e TV, com produções como “Um Filme Minecraft”, “Devil May Cry” e “The Last of Us” entre as indicadas.

No recorte por publishers, a Sony Interactive Entertainment lidera com 19 indicações, seguida pela Kepler Interactive, com 13, e por Electronic Arts e Microsoft, ambas com dez. Os indicados são escolhidos por um júri global composto por mais de 150 veículos de mídia e criadores de conteúdo.

A edição deste ano será transmitida ao vivo pela primeira vez pelo Prime Video.

A votação popular já está aberta e segue até 10 de dezembro no site oficial. A cerimônia do Game Awards acontece no dia 11 de dezembro, no Peacock Theater, em Los Angeles, com anúncios de novos jogos, apresentações musicais e a presença da The Game Awards Orchestra.

CONFIRA AS PRINCIPAIS CATEGORIAS:

JOGO DO ANO


“Clair Obscur: Expedition 33” (Sandfall Interactive/Kepler Interactive)
“Death Stranding 2: On The Beach” (Kojima Productions/Sony Interactive Entertainment)
“Donkey Kong Bananza” (Nintendo EPD/Nintendo)
“Hades 2” (Supergiant Games)
“Hollow Knight: Silksong” (Team Cherry)
“Kingdom Come: Deliverance II” (Warhorse Studios/Deep Silver)

MELHOR DIREÇÃO DE JOGO
“Clair Obscur: Expedition 33” (Sandfall Interactive/Kepler Interactive)
“Death Stranding 2: On The Beach” (Kojima Productions/Sony Interactive Entertainment)


“Ghost of Yōtei” (Sucker Punch Productions/Sony Interactive Entertainment)
“Hades II” (Supergiant Games)
“Split Fiction” (Hazelight Studios/EA)

MELHOR NARRATIVA

“Clair Obscur: Expedition 33” (Sandfall Interactive/Kepler Interactive)
“Death Stranding 2: On The Beach” (Kojima Productions/Sony Interactive Entertainment)
“Ghost of Yōtei” (Sucker Punch Productions/Sony Interactive Entertainment)
“Kingdom Come: Deliverance II” (Warhorse Studios/Deep Silver)
“Silent Hill f” (NeoBards Entertainment/KONAMI)

MELHOR DIREÇÃO DE ARTE
“Clair Obscur: Expedition 33” (Sandfall Interactive/Kepler Interactive)
“Death Stranding 2: On The Beach” (Kojima Productions/Sony Interactive Entertainment)
“Ghost of Yōtei” (Sucker Punch Productions/Sony Interactive Entertainment)

“Hades II” (Supergiant Games)
“Hollow Knight: Silksong” (Team Cherry)

MELHOR TRILHA SONORA E MÚSICA
Christopher Larkin, “Hollow Knight: Silksong”
Darren Korb, “Hades II”


Lorien Testard, “Clair Obscur: Expedition 33”
Toma Otowa, “Ghost of Yōtei”
Woodkid e Ludvig Forssell, “Death Stranding 2: On The Beach”

MELHOR DESIGN DE ÁUDIO

“Battlefield 6” (Battlefield Studios/EA)
“Clair Obscur: Expedition 33” (Sandfall Interactive/Kepler Interactive)
“Death Stranding 2: On the Beach” (Kojima Productions/Sony Interactive Entertainment)
“Ghost of Yōtei” (Sucker Punch Productions/Sony Interactive Entertainment)
“Silent Hill f” (NeoBards Entertainment/KONAMI)

MELHOR PERFORMANCE
Ben Starr, “Clair Obscur: Expedition 33”
Charlie Cox, “Clair Obscur: Expedition 33”
Erika Ishii, “Ghost of Yōtei”
Jennifer English, “Clair Obscur: Expedition 33”
Konatsu Kato, “Silent Hill f”
Troy Baker, “Indiana Jones and the Great Circle”



Fontes: Notícias ao Minuto

Continue Lendo

Tecnologia

Empresa chinesa começa produção em massa de robôs humanoides; assista

Publicado

sobre



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Ubtech iniciou na última quinta-feira (13) a produção em massa dos robôs humanoides Walker S2, voltados para a indústria.

A empresa promete entregar centenas de robôs na província de Guangdong, no sul da China. A companhia afirmou que tem pedidos que somam 800 milhões de iuanes (R$ 598,24 milhões) para este ano.

O Walker S2 será voltado, neste princípio, a atividades industriais. O robô tem 1,76 m de altura, pesa 70 kg e caminha a 2 quilômetros por hora.

 

O robô pode realizar movimentos de 170º, carregar objetos de até 15 kg e conta com uma assistente de voz, quatro microfones internos e dois alto-falantes.

Segundo a Ubtech, o Walker S2 tem um sistema de visão binocular muito próximo ao “olho humano”.

Outra novidade é que ele tem dois compartimentos de baterias, o que permite o revezamento para o uso contínuo. Essa definição é feita pelo próprio robô, que escolhe entre trocar a bateria ou carregá-la de acordo com suas tarefas e com a distância para o sistema de carregamento de bateria.



Fontes: Notícias ao Minuto

Continue Lendo

Recentes

Copyright © 2025 Direitos Reservados - Grandes Obras