Conecte-se conosco

Arquitetura

Kanso, a decoração semelhante ao Feng Shui que você vai adorar | Smart

Publicado

sobre


Dentro do wabi-sabi e do zen, no contexto do design de interiores, a decoração kanso é um dos sete princípios da estética japonesa, podendo ser traduzida como “simplicidade”, “sobriedade”, ou “austeridade refinada”. O que nos leva a crer que, de fato, o fio condutor desse estilo de decoração é o princípio “menos é mais”, em sua essência. Não possuir mais do que o necessário e deixar a estrutura falar por si, com suas linhas, cores e espaços livres e abertos.

A simplificação do lar, em termos de decoração, é o ideal a se buscar para combater o ritmo acelerado da vida moderna e o bombardeio de marketing que recebemos diariamente. Se você é do tipo de pessoa para quem a vida às vezes parece opressora, a decoração kanso é ideal. Depois de entender seus objetivos, você poderá colher seus benefícios.

Do que se trata a decoração kanso?

A decoração kanso, ou filosofia kanso, concentra-se no sutil, no necessário e no simples; toda ornamentação ou elementos supérfluos são excluídos, e a utilidade e a contribuição de cada objeto que se move em nosso espaço são seriamente questionadas. Como mencionado anteriormente, é um dos sete pilares da estética japonesa, daí seus laços estreitos com o Feng Shui. Em geral, as filosofias orientais têm como principal missão nos distanciar do mundano, que gera estresse e outras emoções negativas. Um espaço kanso deve transmitir tranquilidade, silêncio (tanto exterior quanto interior) e paz.

Como aplicar os princípios da decoração kanso em casa?

Pegue cada móvel e objeto da sua casa e questione sua utilidade (uma dica simples é lembrar se você o usou no último ano; se não, é hora de dizer adeus). De acordo com o kanso, o que não funciona ou não é usado em sua casa ofusca a beleza natural do ambiente.

Observe suas paredes e reflita se elas realmente precisam daquele enfeite ou objeto que você quer pendurar. É realmente necessário ou você só precisa preencher o vazio? Talvez seja melhor deixar as paredes como estão, em vez de decorá-las, e focar na limpeza e na harmonia.

Ao fazer mudanças na decoração, comprar móveis novos ou trazer algo novo para casa, preste muita atenção aos materiais; materiais naturais são sempre a melhor opção se você quiser seguir os princípios da decoração kanso. Corda e madeira crua, cores neutras, madeira, concreto, papel… todos são elementos profundamente conectados à Terra, o que ajuda a estabilizar emoções e equilibrar a harmonia do lar.

Na decoração kanso, a imperfeição é bem-vinda e celebrada. A pintura, as vigas expostas, alguns nós na madeira, um arranhão em um dos móveis… Essas pequenas imperfeições são um sinal da jornada que aquele objeto percorreu ao seu lado; é uma história de vida compartilhada. É por isso que os objetos que o acompanham devem ser significativos, e não frutos do consumismo e da superficialidade.

O vazio não é ruim; paredes lisas e nuas não são ruins. É uma estrutura clara onde a energia flui livremente. Você não precisa preencher os vazios da sua casa com móveis ou outros objetos. Não tem problema se houver vazios no ambiente. Embeleze-os com limpeza; é tudo o que eles precisam.

Seguir a decoração kanso não só evitará que você se torne um acumulador, como também ajuda nas suas finanças. No entanto, os maiores benefícios se refletem na sua saúde mental e emocional, pois você eliminará a fadiga, o estresse, o ruído visual e a ansiedade que acompanham a vida em um espaço lotado. Você notará imediatamente como o ritmo da sua mente desacelera e você se acalma.



Fonte: Casa Vogue

Arquitetura

Refúgio Teummak / one-aftr | ArchDaily Brasil

Publicado

sobre


Refúgio Teummak / one-aftr - Imagem 2 de 23Refúgio Teummak / one-aftr - Imagem 3 de 23Refúgio Teummak / one-aftr - Imagem 4 de 23Refúgio Teummak / one-aftr - Fotografia de ExteriorRefúgio Teummak / one-aftr - Mais Imagens+ 18