Entretenimento
Lady Gaga tem fibromialgia e lúpus e cancelou show em 2017 durante uma crise
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Lady Gaga já chegou ao Rio de Janeiro para show gratuito que fará no próximo sábado (3), na praia de Copacabana. A cantora já esteve na cidade em 2012. Em 2017, sua vinda ao país precisou ser cancelada devido a uma forte crise de fibromialgia.
Na época, Gaga se manifestou por meio das redes sociais para anunciar aos fãs brasileiros que uma crise de dores musculares, causada por sua doença, a impediriam de comparecer ao show: “Brasil, estou devastada. Não estou bem o suficiente para ir ao Rock in Rio. Eu faria qualquer coisa por vocês, mas preciso cuidar do meu corpo agora”. A primeira parte do pronunciamento -Brazil, I’m devastated- acabou virando meme.
Fibromialgia é uma síndrome que provoca dor generalizada, especialmente em músculos e tendões, além de causar fadiga intensa, distúrbios do sono, alterações de memória e atenção, ansiedade e até depressão. Pacientes relatam redução significativa na qualidade de vida e na capacidade de realizar atividades comuns do dia a dia, segundo o Ministério da Saúde.
Suspeita-se que a síndrome seja provocada por fatores genéticos, neurológicos, psicológicos ou imunológicos, mas ainda não há consenso na medicina sobre as causas. Pode aparecer após eventos graves como um trauma físico, psicológico ou mesmo uma infecção.
Não existe exame para identificar a fibromialgia, assim como também não há cura. O diagnóstico é dado pelo médico reumatologista, que prescreve o tratamento adequado para controlar os sintomas.
Um método para detectar a doença é baseado nos chamados pontos sensíveis, no qual 18 pontos no corpo são pressionados. Se o paciente sentir dor em 11 deles, é provável que o diagnóstico seja fechado. A fadiga extrema, que não melhora mesmo com longos períodos de sono, também pode ser um alerta para a fibromialgia.
O tratamento envolve tanto o uso de medicamentos quanto a prática de terapias, como fisioterapia e acupuntura, e a atividade física. “Com o acompanhamento fisioterapêutico adequado e tratamento individualizado, é possível controlar os sintomas, aliviar dores e, consequentemente, dar mais conforto ao paciente”, diz o fisioterapeuta da Universidade Guarulhos (UNG) Felix Neto.
Em 2017, Gaga fez uma pausa na carreira para se concentrar nos cuidados à saúde. Em 2020, em entrevista à Oprah Winfrey, ela contou que adotou a prática da terapia comportamental dialética (DBT, na sigla em inglês) como tratamento, aliada ao uso de medicamentos. A DBT é um tipo de terapia da fala baseada na terapia cognitivo-comportamental (TCC), mas especialmente adaptada para pessoas que vivem emoções muito intensas, segundo a Cleveland Clinic.
A cantora, no entanto, também convive com o lúpus, uma doença inflamatória autoimune, em que o sistema imunológico “ataca” múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins e cérebro. Em casos mais graves, se não for tratada adequadamente, pode matar. Atinge em sua maioria mulheres jovens, de 15 a 45 anos, segundo dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia.
A maioria das doenças autoimunes são crônicas e muitas delas podem ser controladas com tratamento. Além disso, os sintomas podem aparecer e desaparecer continuamente, sem causa aparente, segundo o Ministério da Saúde.
Não há um consenso sobre o que causa o lúpus. No entanto, os estudos da literatura médica apontam que as doenças autoimunes, o que inclui o lúpus, podem ser uma combinação de fatores, como os hormonais, os infecciosos, os genéticos e os ambientais. A exposição à luz solar, infecções ou o uso de determinados antibióticos podem desencadear o desenvolvimento da doença.
Algumas das recomendações da Sociedade Brasileira de Reumatologia a pacientes com lúpus são evitar exposição ao sol, uso de cigarro e fazer atividade física regularmente.
Fonte: Notícias ao Minuto
Entretenimento
Neymar causa burburinho ao curtir post com fotos de Bruna Marquezine
Neymar Jr. movimentou as redes sociais nesta segunda-feira (15) ao curtir uma publicação em que Bruna Marquezine aparece. O post foi feito pelo influenciador Lucas Guedez, que compartilhou fotos da festa de 30 anos e mostrou registros ao lado da atriz, ex-namorada do jogador.
Após a repercussão, Neymar retirou a curtida do post, mas prints da interação já circulavam entre internautas.
[Legenda]© Reprodução- Instagram
O relacionamento de Neymar e Bruna foi marcado por idas e vindas entre 2013 e 2018. Atualmente, a atriz está solteira desde o fim do namoro com o ator João Guilherme, com quem mantém amizade.
Neymar é casado com a modelo Bruna Biancardi, com quem tem duas filhas: Mavie, de 1 ano e 10 meses, e Mel, de 2 meses. Ele também é pai de Davi Lucca, de 14 anos, e Helena, de 1 ano.
Fonte: Notícias ao Minuto
Entretenimento
Estátua de Preta Gil é inaugurada em Copacabana ao lado da de Gilberto Gil
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A memória de Preta Gil (1974-2025) ganhou um novo capítulo nesta segunda-feira (15), quando a orla de Copacabana recebeu uma estátua da artista em frente ao tradicional Copacabana Palace.
A escultura foi instalada ao lado da imagem de Gilberto Gil, pai da cantora, eternizando na paisagem carioca a ligação entre os dois e sua contribuição para a música brasileira.
O monumento é fruto de uma mobilização dos fãs, que pediram para que Preta também fosse lembrada no espaço. A homenagem foi organizada pelo quiosque Areia MPB, administrado pela Orla Rio, o mesmo responsável por erguer a estátua de Gilberto Gil em 2023. A escolha do local também não é por acaso: o ponto fica próximo à residência do cantor, reforçando a ligação da família com a cidade.
Preta Gil morreu em julho deste ano, aos 50 anos, vítima de complicações de um câncer no intestino. A perda abalou o meio artístico e o público, que desde então tem promovido uma série de tributos para manter viva sua trajetória.
Recentemente, o trajeto oficial dos megablocos do Rio foi rebatizado como “Circuito Preta Gil”, reconhecimento à sua forte presença no Carnaval carioca.
Na carreira musical, Preta começou relativamente tarde, aos 29 anos, após atuar como produtora e publicitária. Seu álbum de estreia, “Prêt-à-Porter” (2003), trouxe sucessos como “Sinais de Fogo”, composta por Ana Carolina, e marcou sua chegada ao cenário nacional. Ao longo dos anos, consolidou-se como uma artista defensora da diversidade e da liberdade de expressão, além de se tornar símbolo de representatividade e alegria nos palcos.
“A estátua da Preta nasceu de um pedido dos próprios fãs, que queriam vê-la eternizada ao lado da de seu pai. Para nós, é uma honra atender a esse desejo e transformar o Quiosque Areia em um espaço de memória e afeto. Mais do que uma homenagem, é um símbolo da força da música brasileira e da conexão entre gerações”, afirmou Bruno de Paula, sócio do Areia MPB.
Na inauguração da estátua, o clima foi de emoção. Para os organizadores, o gesto é mais do que um marco cultural, é também uma forma de manter viva a memória de uma artista que sempre buscou transformar afetos em música.
Entretenimento
Me sentindo estranha, diz Deborah Secco sobre baixa autoestima
RIO DE JANEIRO, SP (FOLHAPRESS) – Deborah Secco acordou se sentindo estranha no fim de semana. “Nem feia nem bonita, só estranha mesmo”, disse a atriz em um vídeo postado em sua conta no Instagram, no qual narra um dia em que sua autoestima esteve abalada.
A atriz, aparentemente no quarto de casa (ou no closet), fez um desabafo e deixou uma mensagem positiva a seus mais de 26 milhões de seguidores. Ela contou que a sensação de que estava num dia ruim, “com a cara meio amassada, o cabelo entre o revoltado e o cacheado, uma espinha querendo nascer no meu queixo para fazer network” não a impediu de cumprir seus compromissos.
“A autoestima não é constante, ela some sem avisar”, continuou a atriz, que em seguida contou o que fez para lidar com a sensação de que não estava bem: se arrumou “para fingir que estava tudo sob controle” e saiu, “meio improvisada, meio segura, meio tanto faz”.
Um elogio no elevador fez com que tudo mudasse, o que a levou a refletir sobre a importância de seguir em frente, mesmo em dias ruins. “Autoestima é gostar da gente mesmo nesses dias, a beleza de verdade é a coragem de continuar se olhando com carinho, com amor”, finalizou.
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes





