Arquitetura
Loja Cia Marítima na Rua Oscar Freire / Rosenbaum

![]()
![]()
![]()
![]()

Fabricantes: Ecowood, Lucas Neves Atelier, Taipal Brasil

Descrição enviada pela equipe de projeto. A arquitetura da Cia Marítima da rua Oscar Freire propõe um diálogo entre a terra e luz do sol. O edifício tem dois pavimentos. A loja fica no nível do passeio público, onde o mobiliário funcional se mistura às ilhas de jardins.


Duas paredes revestidas com terra crua recebem uma estrutura feita com peças idênticas em Madeira Laminada Colada (MLC), criando um protagonismo ritmado para a estrutura aparente, que sustenta pavimento superior. O pavimento superior está apoiado sobre as vigas de madeira, e afastado das paredes laterais o suficiente para permitir a entrada da luz do sol, banhando as duas paredes de terra.


Uma única parede em taipa de pilão setoriza os espaços funcionais de caixa, estoque e elevador. O piso tem revestimento com lascas reaproveitadas de pedras de granito Espírito Santo, que em composição com a terra cria um diálogo entre os elementos minerais.

O pavimento superior é uma galeria e espaço de eventos, uma caixa de luz com fechamento em material alveolar que filtra a luz do sol. O acesso para o pavimento superior se dá por uma escada que está abaixo de uma grande claraboia, onde a loja se integra com a sala de provadores.


As esteiras de palha de carnaúba, produzidas pela Associação de Mulheres Artesãs de Várzea Queimada, no sertão do Piauí, são utilizadas como elemento arquitetônico para a construção das cabines de provadores. O uso deste material como identidade arquitetônica cria uma relação da marca de apoio ao artesanato da comunidade, que vive do manejo desta palmeira, promovendo um resultado positivo a partir dos recursos da biodiversidade.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Mercedes-Benz terá bairro residencial de luxo com 12 edifícios em Dubai
A montadora Mercedes-Benz terá seu primeiro bairro residencial de luxo em Dubai, nos Emirados Árabes. O projeto Binghatti City reunirá, assinado em parceria com a incorporadora Binghatti, terá 13 mil apartamentos distribuídos em 12 torres, com design inspirado na identidade visual da marca de automóveis.
O nome Vision Iconic foi escolhido para a torre central, que tem 341 metros de altura e define o skyline em efeito cascata. O empreendimento aposta em acabamentos cromados, tons de preto e prata. Os interiores combinam a sofisticação minimalista e materiais nobres como madeira e couro.
Com uma extensão de mais de 930 mil m², o bairro de luxo fica situado na região de Meydan e está em fase de construção. O Binghatti City é projetado para ser concluído em fases, com previsão de entrega total até 2029.
O complexo contará ainda com áreas culturais, instalações esportivas e centros comerciais, permitindo uma vida autossuficiente aos moradores.


Arquitetura
Por dentro de rancho de luxo de R$ 63 milhões em Montana
Uma mansão em estilo rancho em Montana, nos Estados Unidos, surpreende pelos interiores espaçosos. Vendida recentemente por 12 milhões de dólares (R$ 63 milhões, em valores convertidos na cotação atual), a casa está situada em um terreno de 52,4 hectares às margens do rio Rock Creek, um riacho de trutas, ideal para pesca.
Arquitetura
Casa MD / Oficina de Projetos Oba (OPO)

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para a casa MD se desenvolve em torno de um importante átrio que conecta visualmente todos os ambientes da residência. A integração e intersecção de usos proporcionada pelo vazio, desde as primeiras conversas com os clientes, deveria refletir a dinâmica familiar priorizando os espaços de convívio.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura7 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


