Arquitetura
Loja Conceito XIEZI Changsha / JIEJIE STUDIO

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
200 m²
Ano:
2025

Descrição enviada pela equipe de projeto. No outono de 2024, fomos convidados por uma marca de caligrafia para colaborar em um projeto comercial voltado para papelaria que seria lançado em Changsha. Um enorme telhado verde, sustentado por uma imensa coluna, forma uma espécie de dossel, tornando praticamente impossível ignorar essa fachada extraordinária e monumental.


O portal inteiro mede 5,7 metros de altura por 8,7 metros de largura, com telhas verde-esmaltadas cobrindo a parte superior, ocupando quase metade da fachada. À primeira vista, o olhar das pessoas é imediatamente atraído pela fachada ampla e pura. Em seguida, à medida que a estrutura em forma de dossel se desdobra no interior da loja, a visão é naturalmente guiada para um ambiente interno vibrante.



Fachadas Abstratas e Conteúdos Concretos — A marca possui uma lógica rigorosa de produtos, que abrange desde criação literária até instrumentos de escrita suave e dura, cadernos de cópia, entre outros, contemplando quase todos os aspectos da caligrafia chinesa. Nosso desafio foi distinguir os tamanhos, texturas e métodos de exposição adequados para cada item e organizá-los nos lugares certos. Essas “grades-huis” funcionam como unidades mínimas de exposição, pequenos “pixels” que, juntos, formam uma pintura chinesa.


Uma Forma Mais Figurativa — As placas verdes com folhas douradas, as paredes brancas e os armários de madeira foram cuidadosamente organizados para compor uma pintura chinesa abstrata. Ao mesmo tempo, formas específicas — como a do cabaço, do leque e das pedras Taihu — trazem a loja de volta à filosofia tradicional. Para o sistema de sinalização, projetamos especialmente diversas colunas de “luzes palacianas”.


Essas luzes foram integradas às paredes, prateleiras e colunas, posicionadas em diferentes alturas e tamanhos, pontuando o espaço como um animado mercado literário, facilitando a orientação dos clientes. Em relação aos materiais, escolhemos o verde como cor dominante. Utilizamos placas verdes com folhas douradas no telhado e nas cornijas, terrazzo verde no piso, travertino nas paredes, armários em cerejeira, luminárias em acrílico, além de vidro e bambu.


Fonte: Archdaily
Arquitetura
Centro de Cuidados Paliativos Bagchi Karunashraya / Mindspace

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
12000 m²
Ano:
2024
Fabricantes: Century, Delianate Facade system, Featherlite Furniture, Hattich, Havells, Hindware, Jaquar, Listo Paints, MYK, Merino, Somany Tile, welspun

Descrição enviada pela equipe de projeto. Bagchi Karunashraya, que significa “Morada da Compaixão”, é uma instalação de cuidados paliativos localizada em Bhubaneswar, Odisha, dedicada a oferecer cuidados gratuitos e de qualidade a pacientes com câncer em estágio terminal. O centro constitui uma resposta compassiva ao cuidado no fim da vida, profundamente enraizada na filosofia: “Onde não há cura, há cuidado.” Trata-se de um lugar onde arquitetura, natureza e dignidade humana convergem para criar um ambiente de acolhimento e cuidado.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Residência RDJ / Jacobsen Arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um grande declive, em meio a uma reserva florestal, o projeto da Residência RDJ buscou mimetizar topograficamente o terreno no qual se insere. O objetivo era criar uma casa que, à primeira vista, parecesse térrea, mas que fosse lentamente se desdobrando através do subsolo e de outros pavilhões que compõem o percurso da sua descida.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa no Meco / DNSJ.arq

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
272 m²
Ano:
2018
Fabricantes: CIFIAL, CIN, Duravit, GRAPHISOFT, Oli, Sanitana, Velux,

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado num terreno praticamente plano e de forma retangular, o lote é orientado no sentido Nordeste/Sudoeste que culmina num pinhal. A Casa no Meco foi pensada a partir da regeneração de uma casa preexistente, com a ideia de dar-lhe um novo caracter, reconstruindo-a com outra qualidade. A principal característica da casa é a relação com o exterior, sendo reconstruída num único piso e dotada de uma fachada transparente que cria um panorama sobre o pinhal a Sudoeste a partir de um amplo envidraçado.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


