Arquitetura
Mix de décor clássico e contemporâneo marca apê de 150 m² em Salvador

Um jovem casal à espera do primeiro filho confiou ao escritório Mariana Leão Arquitetos a reforma de seu apartamento de 150 m² em Salvador, Bahia. A planta original de três dormitórios agora conta com apenas dois. Na nova distribuição, a área social foi ampliada para criar ambientes integrados e acolhedores, tudo emoldurado pela vista privilegiada.
LEIA MAIS
Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para seu projeto
Outro ângulo do living revela o piso de carvalho natural, que garante aconchego aos interiores. A poltrona Kudasay, design Ricardo Fasanello, é um dos destaques do ambiente
Gabriela Daltro
O décor exibe mix de toques clássicos, como as boiseries e os detalhes dourados, com itens mais contemporâneos. “Criamos harmonia e equilíbrio entre um mobiliário extremamente moderno e confortável, com as peças já pertencentes aos clientes e que deveriam ser incorporadas no projeto, como um tapete antigo de família”, explica a arquiteta. Outro destaque é o piso de carvalho natural, que aquece a paleta neutra.
+ Em Salvador, casa de Pedro Tourinho tem relíquias modernistas e arte regional
Quadros já pertencentes aos moradores foram incorporados ao décor
Gabriela Daltro
A poltrona com pufe modelo Kudasay, design Ricardo Fasanello, e mesinha lateral do acervo dos moradores compõem a cena no living. A parede ao fundo foi revestida com carvalho, assim como o piso
Gabriela Daltro
A sala de jantar recebeu cadeiras Reich com Retorno, design Roberta Banqueri, na Doimo, pendente Penn, de Jader Almeida, e marcenaria planejada da Todeschini
Gabriela Daltro
A sala de jantar aberta à cozinha exibe mix de materiais e texturas, num jogo harmônico e elegante. A bancada de refeições rápidas é de mármore Casanova
Gabriela Daltro
A bancada da cozinha recebeu dupla de banquetas modelo Rodes, da Doimo
Gabriela Daltro
A cozinha tem marcenaria planejada da Todeschini e eletros da Elettromec
Gabriela Daltro
Na área do home office, a marcenaria é da Todeschini e a cadeira é modelo Origami com rodízio, do Estudiobola
Gabriela Daltro
Na cozinha aberta à sala de jantar, os olhares se voltam à bancada para refeições rápidas, executada com mármore Casanova – mesmo material utilizado no tampo da mesa e no bar. “A principal intenção do projeto foi criar espaços confortáveis para o dia a dia, que transmitissem calma e tranquilidade, além de contar a história da família”, finaliza Mariana.
Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para seu projeto
Fonte: Casa Vogue
Arquitetura
Pavilhão Kulhad / Wallmakers | ArchDaily Brasil

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
1025 ft²
Ano:
2025

‘Kulhads’ ou ‘canecos de barro’ (canecos de terracota) costumavam ser uma visão familiar nas estações de trem, usados para beber chá quente ou lassi (leite coalhado), e eventualmente jogados nas praias e trilhos de trem na Índia.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
8 exposições internacionais de design esperadas para o início de 2026
Esta grande retrospectiva é dedicada à obra do casal Lella e Massimo Vignelli e revisita suas contribuições decisivas para a evolução do design internacional e da cultura gráfica. A partir de uma curadoria única de objetos, móveis, interiores, desenhos, maquetes, esboços, fotografias, manuais, marcas, livros e revistas, a exposição reconstrói a trajetória intelectual da dupla, moldada por comunidades criativas internacionais e pelo diálogo entre Milão — marcada pelo renascimento cultural do pós-guerra — e Nova York, onde os Vignelli se estabeleceram em 1965. Desenvolvida em colaboração com o Vignelli Center for Design Studies, do Rochester Institute of Technology, e com a família Vignelli.
Arquitetura
Testarossa une herança italiana e jeitinho brasileiro em drinques nada óbvios e ambiente para se admirar
Com atmosfera despojada e acolhedora, o bar busca abraçar diferentes públicos — desde os que gostam de acompanhar o preparo dos drinques de perto, no balcão, aos que preferem um cantinho mais intimista, onde uma rica memorabilia, formada por prêmios, objetos e referências, contam a história por trás da criação da casa. “Recebemos as pessoas como se fosse na nossa casa, e o balcão é o coração do bar. É onde a técnica aparece, o cliente vê o processo e entende o que está sendo feito”, completa.
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


