Arquitetura
Monte Do Divor / Vasco Burnay Arquitectura

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
200 m²
Ano:
2024
Fabricantes: BEGOLUX, Efapel, Valadares

Descrição enviada pela equipe de projeto. A intervenção localizase fora do perímetro urbano de Estremoz, inserindose assim numa paisagem rural com edificação de pequena escala e dispersa. No que concerne à construção existente podemos descrevela como uma casa típica da região, com planta rectangular, cobertura de duas águas ao longo da maior dimensão da planta e pontuada por duas grandes chaminés.

A estratégia de intervenção baseiase na leitura da pré-existência, tanto na sua presença exterior quanto nas suas características interiores. A volumetria baixa, longilínea, de duas águas, pontuada pela afirmação vertical das duas chaminés, é preservada integralmente.


A proposta concentra as alterações na compartimentação interior, na adaptação dos vãos existentes e na abertura criteriosa de novos vãos para ventilação e iluminação.

A estrutura da casa existente evidência uma organização em três núcleos espaciais. Isto denotase tanto pelas imponentes paredes meeiras quanto pela variação na cor e forma dos tectos ou na materialidade dos pavimentos.

A proposta tira partido desta precedente sectorização, reorganizando apenas a ordem das coisas. Assim, no núcleo Poente resolvemse as zonas íntimas, a Nascente a grande zona social e no centro o programa funcional. A proposta procura também o incremento na permeabilidade interior-exterior da zona social pelo alargamento do vão existente de maior dimensão e pela abertura de um novo vão na empena Nascente, promovendo uma passagem fluida e a penetração mais profunda de luz neste amplo espaço interior.

Os dois vãos de maior dimensão (a Norte) acabam por ser o único gesto afirmativo da contemporaneidade sobre o objecto original, tentando uma integração harmoniosa na composição dos alçados, pelo posicionamento, escala e materialidade. Opostamente, no alçado Sul, o novo vão segue a métrica e (des)ordem das janelas primitivas, resultando do “reposicionamento” de outro vão já existente.

A proposta conecta a vivência da casa ao exterior através de dois braços que se lançam no espaço livre do terreno, ligando por caminho de terra compactada a área de entrada/estacionamento automóvel e a área de lazer com piscina.

Acreditamos que a proposta apresentada se adequa à sua envolvente construída e que as estratégias propostas garantem uma integração sensível no lugar. A realidade urbanística da construção existente mantémse praticamente inalterada, defendendo-se a longevidade de sistemas construtivos que testemunham uma era da história desta região. Foi feito o maior esforço na preservação do objecto original, não o dilacerando com infraestruturas tecnológicas ou contaminando com materiais de nova geração.

Arquitetura
Casa na árvore atrai atenção por sauna e teto de vidro; fotos
Uma casa na árvore localizada em Mairiporã, no interior de São Paulo, atrai a atenção por contar com teto de vidro e sauna finlandesa em cedro. Localizada a 7 metros de altura, em meio a Mata Atlântica, a cabana fica no Parque Estadual da Cantareira, na última rua de um condomínio fechado, de frente para área de reserva.
Arquitetura
Sabrina Sato escolhe mansão carioca para festejar 45 anos; curiosidades e fotos do imóvel histórico
A apresentadora, que completa 45 anos no dia 4 de fevereiro, marcou a data da festa para o dia 8 de fevereiro na Mansão Alvite, construída na década de 1940. O imóvel é conhecido pela localização estratégica, com vista para famosos pontos turísticos como o Pão de Açúcar, a Baía de Copacabana e o Cristo Redentor.
Arquitetura
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18

A imperatriz austríaca Maria Theresa (1717-1780), uma das monarcas mais amadas e com o reinado mais longo da Europa, foi homenageada com um navio de cruzeiro de luxo. Com decoração inspirada no século 18, a embarcação foi nomeada como “Melhor Novo Navio Fluvial” pelos editores do Cruise Critic em sua temporada inaugural. Os preços para viagens de uma semana variam de 2.080 a 13.849 euros (R$ 13 mil a R$ 86 mil, em valores convertidos na cotação atual), variando de acordo com o tipo de acomodação.
O SS Maria Theresa, com trajeto pelos rios Danúbio e Meno, tem a configuração de suas acomodações alterada a cada ano. A capacidade é de 150 hóspedes e 55 tripulantes. Para 2026, a embarcação conta com uma Grand Suite, 10 suítes e 64 cabines, todas com camas Savoir da Inglaterra feitas sob encomenda, lençóis de cetim de algodão personalizados e edredons europeus. Além disso, os viajantes contam com um menu de opções de travesseiros e banheiros revestidos de mármore.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
A Grand Suite tem 38 m², conta com quarto, sala de estar espaçosa separada, banheiro com chuveiro de efeito chuva e banheira, além de área privativa para vaso sanitário e bidê. Entre as comodidades, há o serviço de mordomo, café da manhã no quarto, frigobar completo, além engraxate e serviço de lavanderia gratuito.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
As suítes convencionais tem 28,3m², vista para o rio e varanda privativa com janelas do chão ao teto. Banheiro em mármore, aquecedor de toalhas, serviço de mordomo na suíte, café da manhã no quarto, engraxate e serviço de lavanderia gratuito estão entre as comodidades. Já as cabines clássicas têm 15 m² e janelas localizadas na linha d’água.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Fonte: Casa Vogue
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


