Arquitetura
Mostra de arquitetura e design da Artefacto apresenta 14 ambientes inspiradores
A mostra 2024 da Artefacto e da Artefacto Beach & Country, com o tema “Meu Lugar”, apresenta ao público 14 ambientes criativos de arquitetura e design de interiores no D&D Shopping, em Cidade Moções, zona sul de São Paulo, nesta quinta-feira (23).
A mostra propõe que cada criador se inspire em uma personalidade para projetar um espaço exclusivo e que reflita a sensação de pertencimento. Confira na galeria acima fotos de cada espaço.
Muitos foram os aspectos envolvidos na construção dos 14 ambientes. Arte e design. Música e mobiliário. Literatura e moda. O contato direto com a natureza, mas, também, a necessidade de aprimorar as condições de conforto.
São espaços capazes de trazer à tona algumas questões nem sempre são abordadas pelos profissionais: afinal, qual o meu lugar neste espaço? O que nele reproduz meu estilo e valores? Ou, por outro lado, o que o torna tão familiar e reconhecível a quem ele se destina?
“A mostra Artefacto está completando 32 anos de existência. E o conceito dela é mostrar para o público diferentes tipos de arquitetura, decoração, lifestyle. A ideia é promover o trabalho de profissionais e artistas de decoração, cada um no seu estilo e no seu espaço, com total liberdade, utilizando os móveis artefatos”, diz Paulo Bacchi, CEO da Artefacto.
Um dos espaços da mostra foi feito pela Bruna Marrucci Arquitetura e Interiores em uma vitrine estreita de 62 metros quadrados. Homenageando a empresária Luiza Helena Trajano, ela escolheu montar uma sala de recepção de convidados.
“Eu escolhi a Luiza Trajano devido à representação dela como força do empreendedorismo feminino. E eu usei muito o concreto, que simboliza o meio em que ela vive, geralmente dominado por homens, mas também tem muitas flores, para passar a ideia do feminino, fazendo um jogo. Tem também muita obra de arte, já que a Luiza coleciona”, explica Bruna Marrucci.
“Pra deixar aconchegante, trabalhei muito com iluminação e misturei texturas, como, por exemplo, a madeira do painel, o tapete, sempre em materiais naturais”, completa.
No primeiro andar da loja Artefacto Beach & Country, um dos ambientes chama a atenção dos visitantes pelo teto de palha.
Criado pelos arquitetos André Leite e Bruna Ximenes para homenagear a modelo Cássia Ávila, o espaço mistura elementos simples, com a própria palha, com outros de qualidade e até luxuosos para criar sofisticação.
“A ideia era criar um ambiente aconchegante, trazer para o espírito do ‘Meu Lugar’. A gente quis levar uma leitura que poderia ser uma cabana de praia ou cabana de campo, colocar um pouco da nossa brasilidade, dos elementos naturais, que é luxuoso, trazer isso de uma forma despojada, aconchegante, mas, ao mesmo tempo, com nosso tempero”, diz Leite.
O ambiente de Leite e Ximenes ainda trabalha com tecidos nobres e que passam ideia oposta à simplicidade da palha, no entanto, sem criar contrastes.
“A harmonia acontece. A simplicidade está nos pequenos detalhes, não no exagero. A qualidade dos móveis, a sofisticação, o capricho que tem nos móveis, que se nota que é luxuoso, convive em harmonia com algo corriqueiro”, explica. “Isso faz parte da nossa cultura, o Brasil é feito de contrastes”.
Participam desta edição do evento:
- Bc Arquitetos;
- Bruna Mokfa;
- Debora Valente;
- Gabriela Angonese Arquitetura;
- Hayasaki Arquitetura;
- Lethicia Panossian;
- Luciana Almeida;
- Rocha Andrade Arquitetura;
- André Leite e Bruna Ximenes;
- Beatriz Siqueira;
- Bruna Marrucci Arquitetura e Interiores;
- Camila Amabile;
- Cilene Lupi Arq + Design; e
- Joia Bergamo Arquitetura e Design de Interiores;
Coleção Vér – Edition 2024
Em paralelo à mostra 2024, o showroom da Artefacto apresenta também a nova coleção, lançada em março deste ano: Vér – Edition 2024.
Sétima coleção desenvolvida pela diretora criativa Patricia Anastassiadis para a marca, ela propõe um diálogo entre leveza e movimento, com peças de design contemporâneo, de caráter atemporal.
“Nós estamos vivendo tempos difíceis, ansiosos. Na intimidade, buscamos conforto e escape. A coleção nasce de um desejo de conexão com a delicadeza. Parte de um diálogo com o feminino e de um vínculo com o natural”, explica Patricia.
“Minha ideia foi encurtar a distância entre o móvel e a obra de arte. As peças têm um caráter escultórico, mas são também extremamente funcionais e confortáveis”. Para atingir esse efeito, a designer usou madeira torneada em suas criações, unindo indústria e artesanato.
Arquitetura
Apartamento da Casa na Árvore / Projekt V Arhitektura

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
100 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Artisan, Gazzda, Krivaja Homes, Zanat, prostoria

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este retrofit sustentável de 100 m², assinado pelo Project V Architecture, transforma um apartamento em Sarajevo — situado em um edifício de pátio da era austro-húngara — em um universo acolhedor e sensorial, construído a partir de materiais naturais. Pensado para uma família jovem, o projeto utiliza revestimentos em madeira de cerejeira, paredes pintadas com argila, bancadas de pedra, cortinas de linho, travertino e um detalhamento minimalista. O elemento mais surpreendente é uma Casa na Árvore infantil, pré-fabricada e sob medida, feita em madeira laminada de abeto. O apartamento evoca uma sensação de atemporalidade, dialogando com a tradição do minimalismo e do modernismo do século XX em Sarajevo, e abriga uma curadoria de artesanato e arte contemporânea da Bósnia.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Carla Diaz apresenta obra de arte personalizada para nova casa
“Foi uma obra desafiadora de ser criada. Uma encomenda feita praticamente às cegas, para representar uma pessoa que, desde criança, esteve dentro das nossas casas. Como retratar abstratamente toda essa personalidade da Carla? No abstrato, cada um enxerga um pouco do que tem dentro de si mesmo. Tive certeza de que acertei no equilíbrio e na energia da obra quando ela olhou e enxergou a alegria transbordando através das cores”, afirmou Leonardo.
Arquitetura
Mercedes-Benz terá bairro residencial de luxo com 12 edifícios em Dubai
A montadora Mercedes-Benz terá seu primeiro bairro residencial de luxo em Dubai, nos Emirados Árabes. O projeto Binghatti City reunirá, assinado em parceria com a incorporadora Binghatti, terá 13 mil apartamentos distribuídos em 12 torres, com design inspirado na identidade visual da marca de automóveis.
O nome Vision Iconic foi escolhido para a torre central, que tem 341 metros de altura e define o skyline em efeito cascata. O empreendimento aposta em acabamentos cromados, tons de preto e prata. Os interiores combinam a sofisticação minimalista e materiais nobres como madeira e couro.
Com uma extensão de mais de 930 mil m², o bairro de luxo fica situado na região de Meydan e está em fase de construção. O Binghatti City é projetado para ser concluído em fases, com previsão de entrega total até 2029.
O complexo contará ainda com áreas culturais, instalações esportivas e centros comerciais, permitindo uma vida autossuficiente aos moradores.


-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura7 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


