Arquitetura
Museu da História da Porcelana / Atelier Deshaus

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
17206 m²
Ano:
2025

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Museu da História da Porcelana está localizado na Vila Longsheng, província de Zhejiang, China. Ao norte do terreno encontram-se vestígios de fornos primitivos de porcelana, datados do período Shang até o período dos Reinos Combatentes, enquanto um pequeno rio percorre a borda sul do local, cruzado pela Ponte Wukang Shishe, originalmente construída durante a dinastia Yuan. No interior da área, partes das antigas habitações da vila foram preservadas, reconstruídas ou adaptadas e integradas aos espaços expositivos do museu, funcionando como galerias temáticas ou instalações de apoio e permitindo a preservação de elementos do tecido histórico local. O corpo principal do museu é composto por duas partes, sendo que uma delas se estende longitudinalmente ao longo da margem do rio, adotando uma planta retangular e uma forma arquitetônica de caráter orgânico.



Galerias que acompanham o terreno ondulante, um sistema de pilares relativamente esguio e uma cobertura que remete às tipologias Xieshan ou Wudian compõem uma imagem arquitetônica marcada pela hibridez composicional e pela multiplicidade semântica. Em termos formais, essa imagem evoca associações com a arquitetura tradicional chinesa, ao mesmo tempo em que, por meio da incorporação de novas relações de escala, sistemas estruturais curvilíneos e linguagem material contemporânea, o edifício se coloca em um estado de sobreposição entre a imagem tradicional e a expressão contemporânea, produzindo, no plano perceptivo, uma hesitação frente às categorias arquitetônicas estabelecidas.



As bordas da cobertura do edifício principal são articuladas em uma altura relativamente baixa, inclusive inferior à das habitações preservadas da vila adjacente. Essa relação de escala estabelece um sentido de coordenação entre o grande edifício público e o tecido residencial de menor escala. No interior do museu, o salão principal e as galerias se abrem para o exterior, incorporando a Ponte Shishe, da dinastia Yuan, e o rio à experiência espacial como um todo, onde passam a integrar o campo perceptivo interno, reforçando a continuidade entre o edifício e o ambiente que o circunda.


A outra parte do museu apresenta uma presença formal mais contida e adota uma abordagem arquitetônica orientada pela paisagem, permitindo moderar a relação entre a escala programática e a escala do lugar. Ao acompanhar as variações topográficas do sítio, o edifício se integra parcialmente ao terreno, enquanto dois pátios são introduzidos para organizar a entrada de luz natural e a ventilação, enriquecendo a sequência espacial.


Um dos pátios reconstrói, em sua implantação original, uma habitação tradicional, funcionando como espaço expositivo temático dedicado à cultura local e dando continuidade à escala e à ordem do antigo tecido da vila. O outro pátio adota uma expressão contemporânea por meio de uma construção em chapas de aço, estabelecendo uma atmosfera espacial que dialoga com a da varanda tradicional. A cobertura dessa porção integrada à paisagem assume a forma de uma composição geométrica linear, articulada por variações de altura; em sua morfologia, mantém continuidade com a paisagem agrícola em terraços do entorno, atuando como pano de fundo para o edifício principal e situando a arquitetura em um contexto regional mais amplo.


O telhado curvilíneo do edifício principal do museu pode ser entendido, por um lado, como uma transformação abstrata das formas arquitetônicas tradicionais e, por outro, como uma continuidade da paisagem ao redor. O teatro ao ar livre integrado à cobertura incorpora as montanhas distantes e a água próxima à experiência de uso e percepção do edifício, permitindo que o ambiente natural desempenhe um papel na narrativa espacial do museu. Como o edifício principal ocupa a antiga vila, uma proposta inicial de projeto previa a incorporação das fundações originais da vila aos espaços expositivos internos, como uma possível estratégia para explorar a relação entre a nova estrutura arquitetônica e o substrato histórico. Essa proposta, no entanto, não foi integralmente mantida na implementação final.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Centro de Visitantes Volcano-In / PLAT ASIA

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
3532 m²
Ano:
2025
Fabricantes: LifeSmart

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está implantado no interior de um vulcão extinto em forma de “C”, que entrou em erupção há aproximadamente 150.000 anos, durante o Período Pleistoceno da Época Quaternária. Trata-se de um dos 108 vulcões da Área de Estepes e Vulcões de Baiyinkulun. A região é rica em recursos naturais e apresenta uma paisagem selvagem composta por montanhas, vulcões, zonas úmidas, florestas, campos, lagos, estepes, terras arenosas e campos de neve, que, em conjunto, favorecem uma biodiversidade abundante e contextos culturais diversos.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Vizinha de Kortney Kardashian e Kevin Costner, mansão na Califórnia é vendida por mais de R$ 200 milhões
Vizinha aos imóveis de personalidades como Kevin Costner e Kourtney Kardashian, uma mansão à beira-mar em Santa Barbara, na Califórnia, nos Estados Unidos, foi vendida por 47 milhões de dólares (R$ 247 milhões, em valores convertidos na cotação atual). A casa está localizada na rua Carpenteria, onde também moram Ashton Kutcher e Mila Kunis.
Arquitetura
Casa no Limite da Planície / Skupaj Arhitekti

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
120 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Artemide, Donar, Flos, Ligne Roset, Rex Kralj, TON

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada no limite da planície de Murska Sobota, esta casa unifamiliar é concebida como um pavilhão na paisagem, onde a vida cotidiana se desenrola entre o interior e o jardim. Em vez de se impor ao entorno, a casa se abre para ele.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


