Arquitetura
Obra Habitada em Huayruro / INSITU oficina de arquitectura

![]()
![]()
![]()
![]()

Arquitetos:
INSITU oficina de Arquitectura- Área:
120 m²
Ano:
2024

Descrição enviada pela equipe de projeto. No Peru, 93% das construções são autoproduzidas (Espinoza, 2022), sendo realizadas de maneira progressiva, em períodos prolongados de execução e espera. Nesse contexto, a arquitetura é quase sempre cara demais, lenta demais, ainda mais quando se trata da recuperação de um saber construtivo não convencional, onde a acessibilidade adequada a mão de obra especializada representa altos custos devido ao limitado acesso ao conhecimento técnico.


Nessa direção, a “obra habitada em Huayruro” é um projeto que se insere nas lógicas da autoconstrução planejada, assistida e progressiva, enfrentando limitações culturais-construtivas, econômicas e burocráticas dos processos de obra ao longo do tempo. O projeto levanta a questão sobre em que momento a arquitetura deve agregar valor para ser vivida, entendida e expressa: será que é quando está concluída com todas suas aspirações, interesses e detalhes? Ou quando se habita enquanto se constrói? Ou ainda quando se reformula, se adapta e se transforma em condições específicas?


Este projeto é pensado e materializado desde aproximadamente 3 anos atrás, sendo construído e habitado em paralelo, atravessando períodos prolongados de pausa e aprendizado. Tornando-se uma oficina de marcenaria e arquitetura enquanto se constrói, ao mesmo tempo em que se transforma em uma habitação temporária para, de maneira “definitiva”, se instalar como uma habitação-estúdio; continuando sua construção ao longo do tempo até os dias atuais. Ou seja, trata-se de um projeto que se manifesta em seus processos mais do que em seus resultados.

Em um lote de 4m de largura e 21m de profundidade, propõe-se uma estrutura em madeira Huayruro (Ormosia Coccinea) com uma altura livre de 4m e seção transversal contínua, cuja única espessura de 2″ permitiu sua construção, modificação e aprendizado durante o processo de obra.

Um projeto estável em sua estrutura e instável em seu interior, produto de sua planta livre que permite a transformação e adaptação ao longo do tempo. Seu sistema de pátios e janelas altas favorece a ventilação cruzada, assim como a iluminação natural.

O resultado técnico construtivo da habilitação e instalação da estrutura de madeira é o resultado do esforço máximo de duas pessoas e uma caixa de ferramentas limitada. Os detalhes-encontros, uniões mecânicas e sistemas construtivos utilizados são frutos dessa decisão.

A peça de arquitetura resultante pretende falar de sustentabilidade, liberdade, flexibilidade e resiliência, através da incorporação da cultura construtiva-espacial “não convencional” de seu entorno urbano, para se tornar parte do processo de regeneração da zona monumental de Pueblo Libre.

Através de um processo contínuo, não convencional, de teste, erro, pausa, melhoria e novo teste, o projeto promove um aprendizado transversal, transformando o erro em ferramenta e parte indissolúvel do processo projetual.

Arquitetura
Cobertura no 80º andar de edifício tem vista para quatro estados nos EUA; fotos
Situada no 80º andar do edifício Mandarin Oriental, em Nova York, a cobertura do imóvel luxo chama a atenção pelas vistas do horizonte. Localizado em um ponto estratégico, o imóvel proporciona que sejam observados quatro estados norte-americano: Manhattan, Connecticut, Nova Jersey e Pensilvânia.
Ocupando um andar inteiro com amplos espaços de convivência e entretenimento, o apartamento tem cinco quartos e oito banheiros. Com 743 m² no total, o imóvel conta com uma sala de estar de 140 m². Janelas do chão ao teto circundam o espaço em formato de losango.
O apartamento conta um escritório e uma sala de jantar, ambos com vista para todo o Central Park, e a cozinha de 14 metros de comprimento, configurada em torno de uma ilha. Sala de café da manhã, lavanderia, copa com duas adegas climatizadas e sala de lareira estão entre os ambientes.

A suíte principal ocupa toda a lateral sul do apartamento e conta com um quarto de 8,8 metros de comprimento, dois closets e banheiros, copa e sala de segurança.

Os outros quatro quartos — para familiares e hóspedes — ficam na ala oeste do imóvel, cada um com banheiro privativo. Uma sala multimídia — para assistir a filmes e TV — também pode ser convertida em um quarto.

Os moradores dispõem de regalias dignas de hotel, como serviço de quarto, tratamentos de spa, estacionamento com manobrista e uma piscina coberta de 23 metros.









Arquitetura
Apartamento da Casa na Árvore / Projekt V Arhitektura

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
100 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Artisan, Gazzda, Krivaja Homes, Zanat, prostoria

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este retrofit sustentável de 100 m², assinado pelo Project V Architecture, transforma um apartamento em Sarajevo — situado em um edifício de pátio da era austro-húngara — em um universo acolhedor e sensorial, construído a partir de materiais naturais. Pensado para uma família jovem, o projeto utiliza revestimentos em madeira de cerejeira, paredes pintadas com argila, bancadas de pedra, cortinas de linho, travertino e um detalhamento minimalista. O elemento mais surpreendente é uma Casa na Árvore infantil, pré-fabricada e sob medida, feita em madeira laminada de abeto. O apartamento evoca uma sensação de atemporalidade, dialogando com a tradição do minimalismo e do modernismo do século XX em Sarajevo, e abriga uma curadoria de artesanato e arte contemporânea da Bósnia.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Carla Diaz apresenta obra de arte personalizada para nova casa
“Foi uma obra desafiadora de ser criada. Uma encomenda feita praticamente às cegas, para representar uma pessoa que, desde criança, esteve dentro das nossas casas. Como retratar abstratamente toda essa personalidade da Carla? No abstrato, cada um enxerga um pouco do que tem dentro de si mesmo. Tive certeza de que acertei no equilíbrio e na energia da obra quando ela olhou e enxergou a alegria transbordando através das cores”, afirmou Leonardo.
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura7 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


